Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [V]

Valéria Raimundo
Universidade Federal de Minas Gerais

Construções discursivas em um cenário de mudança organizacional [download]

Resumo: Este artigo aborda as construções discursivas presentes na comunicação organizacional da Fiat Automóveis, em momentos distintos. A primeira fase remonta à década de 1970, quando a multinacional italiana foi inaugurada no município de Betim; a segunda ocorreu no ano de 1988, quando a organização implementou mudanças no seu processo de gestão com a adoção do Programa de Qualidade Total. Propõe-se uma visão critica do pensamento colonizador presente na comunicação organizacional da Fiat nessas duas especificidades históricas. Um contexto histórico mais amplo, características do trabalhador e cultura organizacional são alguns dos elementos destacados para revelar as fissuras do discurso organizacional.

Palavras-chave: opulência; ouro-homem; lapidar; comunicação e discurso organizacional


Vânia Penafieri
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Relações Públicas, propaganda institucional e produção de sentidos: As vozes no discurso ambientalmente responsável [download]

Resumo: O estudo está voltado aos efeitos dialógicos e polifônicos encontrados nas propagandas institucionais impressas de organizações que formam o Projeto Planeta Sustentável. Como a forma de atuação das relações públicas está relacionada à maximização da imagem institucional das organizações, propõe-se por meio do estudo melhor entendimento das relações sígnicas que se formam a partir das diferentes vozes que se fazem ouvir no espaço enunciativo das peças impressas. O paper foi desenvolvido de forma a possibilitar interface das relações públicas com a propaganda institucional, possibilidades dialógicas e polifônicas a partir do conceito de Mikhail Bakhtin e relações com o princípio de ancoragem, de Roland Barthes.

Palavras-chave: Propaganda institucional; relações públicas; dialogismo; polifonia; ancoragem.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z