Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [T]

Tássia Valente Viana Arouche Patrício
Universidade Federal do Paraná

Cidadania, comunicação pública e democracia comunicativa: Uma articulação teórica a favor da alteridade [download]

Resumo: As discussões sobre cidadania e democracia, na contemporaneidade, precisam dar conta da pluralidade e das diferenças culturais, das minorias e das lutas dos movimentos sociais, e ter como base uma noção ampliada de política e da própria cidadania, para além do Estado. Este trabalho pretende discutir e articular teoricamente cidadania e comunicação, atentando para esta necessidade. Também é objetivo, a partir da articulação entre cidadania e comunicação, apontar uma teoria da comunicação e uma teoria democrática que deem conta das questões discutidas. Nesse caso, foram escolhidas a teoria da comunicação desenvolvida por Dominique Wolton, a perspectiva da comunicação pública e a teoria democrática de Iris Marion Young, que denomina seu modelo de democracia comunicativa.

Palavras-chave: Cidadania; comunicação pública; democracia comunicativa


Tércia Zavaglia Torres • Nadir Rodrigues Pereira • Bruno Gâmbaro
Embrapa Informática Agropecuária / Universidade Estadual de Campinas

Comunicação Digital nas redes de pesquisa [download]

Resumo: A missão das instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I) é a produção de conhecimento e a geração e transferência de informações, conhecimentos e tecnologias para a sociedade. As tecnologias digitais e as demandas impostas pelos ambientes externos exige destas instituições um tipo de comunicação dinâmica, interativa e imbricada aos tempos sociais dos diversos atores com os quais se relacionam. Neste sentido, as redes de pesquisa interinstitucionais, cujos pilares conceituais são a autonomia, a interdependência de recursos e as ações colaborativas, caracterizam-se como canais que favorecem a interação e o intercâmbio de esforços, ampliando as chances destas instituições obterem resultados mais sistêmicos e integrados.

Palavras-chave: Comunicação; tecnologias digitais; redes de pesquisa; ambientes colaborativos


Tiago Mainieri
Universidade Federal de Goiás

Gênero e Relações Públicas: A inserção feminina nas agências de relações públicas e comunicação no Brasil e nos Estados Unidos [download]

Resumo: Tradicionalmente o segmento de serviços é o principal responsável pela absorção da mão-de-obra feminina. Apesar da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda existem assimetrias e contrastes. A eqüidade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres ainda é algo distante da realidade do mercado laboral. A proposta desse texto é comparar alguns indicadores da indústria das relações públicas no Brasil e nos Estados Unidos. A partir desses dados, propõe-se uma reflexão acerca dessa indústria sob a perspectiva de gênero.

Palavras-chave: Agências; relações públicas; gênero.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z