Programação
09:00 – 12:00
Reunião da Diretoria da Abrapcorp
9:00 - 12:00
Painel: O que se estuda em Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil?
Objetivo: Apresentar as tendências de estudos e pesquisas desenvolvidas na área de Comunicação Organizacional e Relações Públicas no Brasil.
João José de Azevedo Curvello – Universidade Católica de Brasília
Marlene Marchiori – Universidade Estadual de Londrina
Maria Aparecida Ferrari – Universidade de São Paulo
Rudimar Baldissera – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Coordenação: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello - Universidade Federal de Santa Maria
14:00 – 18:00
Oficinas para os alunos de graduação
Oficina 01 - Impactos das mídias sociais nas organizações. Fernanda Bastos – GP Puc-Minas
Oficina 02 - Produção de eventos e os sentidos produzidos. Ricardo Freitas - UERJ
Oficina 03 - Estratégias discursivas das organizações - Sidineia Gomes Freitas - ECA USP
14:00 – 18:00
Colóquio de grupos de pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Apresentação dos grupos de Pesquisa
Coordenação: Cláudia Peixoto de Moura - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
09:00 - 10:00
Conferência de abertura: Discurso, poder e organizações
Conferencista: Júlio Cesar Machado Pinto - PUC Minas/COMPÓS
Mediadora: Ivone de Lourdes Oliveira - PUC Minas
10:00 - 10:30
Café Abrapcorp - Lançamento de livros dos Associados da Abrapcorp
10:30 - 12:30
Painel: Discurso e produção de sentido das/nas organizações
Ementa: Os discursos e a produção de sentido no âmbito das relações organizacionais. As ofertas de sentidos de si no discurso organizacional.
A intencionalidade discursiva da organização; as disputas de sentidos na comunicação; e a internalização de sentidos pelos públicos. A interdiscursividade e as marcas de linguagem.
Expositores:
Jair Antônio de Oliveira - Universidade Federal do Paraná
Luiz Carlos Assis Iasbeck - Universidade Católica de Brasília
Moderador: Rudimar Baldissera – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
12:30 - 13:30
Almoço
13:30 – 15:00
Espaço de Iniciação Científica
15:00 – 18:00
Sessões de Mesas Temáticas Abrapcorp
15:00 – 18:00
Oficinas para alunos de Graduação
Oficina 04 - Comunicação Interna na gestão da Sustentabilidade - Wilma Pereira Tinoco Vilaça- UNI-BH
Oficina 05 - Os programas de ética organizacional e os relacionamentos com os públicos: da implantação à avaliação - Zilda Andrade - Universidade estadual de Londrina.
Oficina 06 - Relações Públicas Folkcomunicacional - Severino Alves de Lucena Filho - Universidade Federal da Paraíba.
09:00 – 10:00
Painel: Organizações e a constituição discursiva das identidades e das diferenças.
Ementa: Os discursos organizacionais como lócus e motor para a constituição das identidades e afirmação das diferenças.
A projeção discursiva do “eu” organizacional. As “ofertas de si” (organizações) nas disputas dialógicas e as representações do outro.
Expositores:
Reges Schwaab – Universidade Federal de Ouro Preto
Isidoro Bliskstein – Fundação Getúlio Vargas
Mediadora: Margarida Maria K. Kunsch - Universidade de São Paulo
10:00 - 10:30
Café Organicom – Lançamento da revista Organicom
10:30 – 12:30
Painel: Organizações, linguagem e disputas discursivas
Ementa: Organizações como identidades em discursos que se oferecem aos públicos. Os sentidos da linguagem e as disputas discursivas. A natureza performativa e contextualizada dos usos da linguagem.
Os hábitos linguísticos das organizações e a (de)formação dos sentidos das palavras ordinárias e suas implicações para a organização e públicos.
Expositores:
Antônio Fausto Neto – Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Francisco Gonçalves da Conceição – Universidade Federal do Maranhão
Moderadora: Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Almoço
13:30 – 15:00
Espaço de Iniciação Científica
15:00 – 18:00
Sessões de mesas Temáticas Abrapcorp
19:00
Assembléia dos sócios da Abrapcorp
09:30 – 10:30
Painel: Estratégias discursivas das organizações
Ementa: A materialização de discursos como estratégias organizacionais. Os processos de espelhamento da cultura dos públicos no discurso da organização. Discurso e branding.
As disputas discursivas na produção de imagem-conceito. As inconsistências discursivas.
Paulo Henrique Soares - Gerente Geral de Comunicação da Vale
Mário Aquino Alves- Fundação Getúlio Vargas
Eraldo Carneiro – Gerente de Planejamento e Gestão de Comunicação da Petrobrás
Moderadora: Maria Aparecida Ferrari – Universidade de São Paulo
|