Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [D]

Daniel de Oliveira Figueiredo • Maria Amélia Miranda Pirolo • Marlene Ferreira Royer
Universidade Estadual de Londrina

Comunicação Religiosa e as teorias do discurso: Outra possibilidade para o discurso religioso [download]

Resumo: O objetivo central deste artigo proposto pelo projeto de pesquisa intitulado “Comunicação religiosa e ação social: um estudo sobre a formação cidadã a partir das entidades sociais relacionadas à Igreja Católica na Arquidiocese de Londrina/ Paraná” é o de apresentar, no bojo de um novo conceito para comunicação religiosa, outro entendimento para discurso religioso. Para tanto, serao discutidas algumas teorias do discurso, bem como o caminho encontrado pelo grupo de pesquisa para o novo conceito de comunicação religiosa que, unidos, permitirão a construção de uma outra perspectiva à apresentada teoricamente por autores que já sistematizaram estudos na área.

Palavras-chave: Discurso; Discurso Religioso; Religião; Comunicação Religiosa.


Douglas dos Santos Azevedo • Camila de Paula Chaves Vieira • Ricardo Ferreira Freitas
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Os megaeventos, a imprensa e a reformulação da imagem da cidade do Rio de Janeiro [download]

Resumo: Neste artigo, estudamos a modificação na elaboração das narrativas jornalísticas em torno dos megaeventos no Rio de Janeiro, em especial o Réveillon, desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As manchetes do Réveillon do Rio de Janeiro nos últimos anos sugerem a idéia de um restabelecimento do espaço público, agora mais organizado e seguro. Percebemos uma alteração na construção da imagem da cidade sob o aspecto do branding. Este trabalho se debruça sobre os discursos elaborados em torno do Réveillon do Rio de Janeiro, analisando as manchetes do jornal O Globo, no período 2006-2011, da semana anterior ao Réveillon até o primeiro dia útil.

Palavras-chave: Megaeventos; Réveillon; Rio de Janeiro; Branding; violência.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z