Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Mesas Temáticas

Coordenação:

O objetivo das Mesas Temáticas é incentivar relatos científicos de pesquisa, com reflexões sobre os mais diversos temas relevantes para a área de concentração, a partir de investigações de cunho teórico e prático. Assim, constitui-se em espaço para pensar no campo de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, a partir de trabalhos de vanguarda que fortaleçam e sustentem novas concepções para a área, sob a perspectiva de diferentes eixos temáticos.

As Mesas Temáticas pretendem ser um elemento catalisador dos debates e motivador e disseminador de pesquisa. Dessa maneira, a Associação cumpre seu papel no sentido de provocar/fomentar a pesquisa na área, bem como de promover intensa discussão junto à comunidade acadêmica para que se traduza em avanços científicos que possam orientar a teoria e a prática das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.

  Dia 26.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 1: Discurso e produção de sentido nas organizações
Coordenação: Prof. Luiz Carlos Assis Iasbeck (Universidade Católica de Brasília)


Lidiane Santos de Lima Pinheiro
Universidade do estado da Bahia / Universidade Federal da Bahia

Contribuições da análise do discurso ao estudo da Comunicação Organizacional [download]

Resumo: A fim de contribuir com a interface entre a comunicação organizacional e os estudos da linguagem e do discurso, este trabalho partiu do esboço histórico da análise do discurso de linha francesa e da explicação de seus conceitos básicos e indicou possíveis operadores de análise de discursos organizacionais. A serem adaptadas e aplicadas como dispositivos analíticos em futuras pesquisas da área, as principais noções investigadas e exemplificadas aqui foram: discurso, enunciado, enunciador, coenunciador, condições de produção, posicionamento, dêitico, heterogeneidade, ethos e cenas de enunciação.

Palavras-chave: Análise do Discurso; Comunicação Organizacional; Operadores de Análise


Maria Amélia Miranda Pirolo • Daniel de Oliveira Figueiredo • Marlene Ferreira Royer
Universidade Estadual de Londrina

Comunicação Religiosa e as teorias do discurso: Outra possibilidade para o discurso religioso [download]

Resumo: O objetivo central deste artigo proposto pelo projeto de pesquisa intitulado “Comunicação religiosa e ação social: um estudo sobre a formação cidadã a partir das entidades sociais relacionadas à Igreja Católica na Arquidiocese de Londrina/ Paraná” é o de apresentar, no bojo de um novo conceito para comunicação religiosa, outro entendimento para discurso religioso. Para tanto, serao discutidas algumas teorias do discurso, bem como o caminho encontrado pelo grupo de pesquisa para o novo conceito de comunicação religiosa que, unidos, permitirão a construção de uma outra perspectiva à apresentada teoricamente por autores que já sistematizaram estudos na área.

Palavras-chave: Discurso. Discurso Religioso. Religião. Comunicação Religiosa.


Fernanda de Oliveira Silva Bastos
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

A marca organizacional como entidade discursiva e sua natureza semiótica [download]

Resumo: Este artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado que buscou entender, dentro do contexto das organizações, as relações entre marca e sujeitos a partir dos pressupostos de que marca é um dispositivo de relacionamento entre organização e seus interlocutores e de que esta relação se estabelece, principalmente, a partir do caráter semiótico da marca. Isso significa que marca é signo, elemento dotado de valores e que atribui sentido a algo, neste caso, uma organização. E, por carregar em si significados previamente definidos e organizados, estabelece uma relação comunicativa. No entanto, justamente por seu caráter semiótico, estes significados já postos são passíveis de novas interpretações, uma vez que todo processo de leitura de mundo permite produções de sentido que surgem do próprio processo de semiose.

Palavras-chave: Organizações; Discurso; Semiótica.


Ercio do Carmo Sena Cardoso
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS

O discurso social da teve na construção da realidade [download]

Resumo: O artigo discute a televisão como processo de produção que visa à significação. O objeto empírico no qual o trabalho se referencia é o Programa Criança Esperança, da Rede Globo de Televisão. Ele é parte da produção televisiva elaborada com diversos recursos que buscam um contato direto com o telespectador para persuadilo. Para realizar esse apelo persuasivo, em nome da organização midiática, são utilizadas personalidades que durante anos fizeram e ainda fazem o espetáculo da televisão brasileira nas telenovelas, nos programas de auditório e outros. A ação social da maior rede de tevê brasileira é trazida pelo método de análise do discurso para evidenciar o jogo interativo entre a proposta da Rede Globo e o espectador brasileiro.

Palavras-chave: Televisão; ação social e discurso.


Valéria Raimundo
Universidade Federal de Minas Gerais

Construções discursivas em um cenário de mudança organizacional [download]

Resumo: Este artigo aborda as construções discursivas presentes na comunicação organizacional da Fiat Automóveis, em momentos distintos. A primeira fase remonta à década de 1970, quando a multinacional italiana foi inaugurada no município de Betim; a segunda ocorreu no ano de 1988, quando a organização implementou mudanças no seu processo de gestão com a adoção do Programa de Qualidade Total. Propõe-se uma visão critica do pensamento colonizador presente na comunicação organizacional da Fiat nessas duas especificidades históricas. Um contexto histórico mais amplo, características do trabalhador e cultura organizacional são alguns dos elementos destacados para revelar as fissuras do discurso organizacional.

Palavras-chave: opulência; ouro-homem; lapidar; comunicação e discurso organizacional


  Dia 26.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 2: Comunicação no terceiro setor, sustentabilidade e responsabilidade social
Coordenação: Profa. Cláudia Peixoto de Moura (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)


Flávia de Almeida Moura
Universidade Federal do Maranhão

Estratégias de Comunicação em redes de denúncia no contexto da escravidão contemporânea no Maranhão: O caso do programa "escravo, nem pensar!" [download]

Resumo: O artigo analisa a atuação de ações do programa Escravo, nem pensar!, da ONG Repórter Brasil junto à rede pública de ensino do município de Açailândia (MA), em parceria com o Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán. O projeto faz parte da rede de denúncia no contexto do trabalho escravo no Maranhão e conta com estratégias de comunicação dos movimentos sociais organizados. O estudo foi realizado pelo projeto de pesquisa Vozes da Esperança, que tenta entender as principais estratégias para aliciamento e denúncia da escravidão contemporânea no Maranhão. O interesse da pesquisa está focado no estudo das redes e da comunicação como estratégia de mobilização social.

Palavras-chave: Estratégias de comunicação; mobilização social; escravidão contemporânea.


Marlene Marchiori • Miguel L. Contani
Universidade Estadual de Londrina

Abrangência e limites de interação e relacionamento entre participantes de uma organização não governamental [download]

Resumo: O estudo contido neste artigo é proveniente dos resultados de um projeto de pesquisa cadastrado no CNPq que teve como principal objetivo relacionar as práticas cotidianas de uma organização governamental ONG, ao modo pelo qual as diversas formas de interação influenciam os relacionamentos. Os dados foram levantados por meio da metodologia da entrevista em profundidade. A análise permite afirmar que há uma direta correlação entre o entendimento de cada membro da equipe sobre a finalidade do trabalho a realizar e a ausência de rigidez hierárquica. Pode-se concluir que apesar de privilegiar a interação quando dispõe de recursos como diálogo e linguagem, aquela não é suficiente para determinar o processo de compartilhamento: quanto maior a experiência de relacionamento, mais complexo é o entendimento sobre a interação.

Palavras-chave: Comunicação; Interação; Linguagem; Relacionamento.


Regiane Regina Ribeiro • Rosa Maria Dalla Costa
Universidade Federal do Paraná

Responsabilidade Social, Comunicação e experiências educomunicativas [download]

Resumo: O artigo objetiva diagnosticar as questões teóricas metodológicas das ações educomunicativas realizadas em organizações privadas. Pretende-se estabelecer a conexão entre conceito e prática da responsabilidade social e ações na área da Educomunicação. Entendendo a Educomunicacão como processo de ampliação do coeficiente comunicativo de modo a construir ecossistemas abertos e democráticos propõe tal perspectiva como uma alternativa para que as empresas promovam espaços significativos e humanizados formando e transformando os públicos em sujeitos críticos e inseridos no seu próprio meio social.

Palavras-chave: comunicação; educomunicação; organizações e responsabilidade social.


Cristine Kaufmann • Rudimar Baldissera
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sobre o modelo de sustentabilidade instituído no âmbito da organização comunicada [download]

Resumo: Neste texto, reflete-se sobre a noção de sustentabilidade que vem sendo instituída como modelar por algumas das mais importantes organizações brasileiras e por suas entidades representativas e, como desdobramentos, provavelmente pela sociedade em sentido complexo. O estudo, que compreendeu pesquisa exploratória em sites institucionais e de entidade representativa, além de materiais impressos de comunicação, atenta para a dimensão da “organização comunicada” (BALDISSERA, 2009a), como lugar em que as organizações propõem imagens de si – ethos discursivo, conforme Maingueneau (2008). Os resultados evidenciam que o modelo Triple Bottom Line (ELKINGTON, 2000), é o mais empregado. Ao se analisar o modelo, destacam-se algumas de suas inconsistências frente a noção de sustentabilidade.

Palavras-chave: Comunicação; Organizações; Discurso; Sustentabilidade; Sociedade.


  Dia 26.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 3: Comunicação interna e cultura organizacional
Coordenação: Profa. Cleusa Maria Andrade Scrofernecker (Universidade Católica do Rio Grande do Sul)


Lourenço Cavanelas Marconi
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Estruturação de Assessoria de Comunicação para empresa Fundição Altivo S.A [download]

Resumo: A comunicação interna é um tema constantemente discutido pelas organizações que buscam fortalecer o engajamento dos seus funcionários e tornar seus processos mais eficientes. Neste trabalho busca-se compreender como acontecem os relacionamentos internos na empresa Fundição Altivo S.A., objetivando estruturar uma assessoria de comunicação interna para empresa. O trabalho foi realizado através de um levantamento teórico sobre a comunicação organizacional e comunicação interna no mundo corporativo e um estudo de caso na empresa, usando o método qualitativo por meio de entrevistas individuais e o método quantitativo por meio de uma pesquisa interna.

Palavras-chave: Comunicação interna; relacionamento; engajamento.


Wilma Pereira Tinoco Vilaça
Universidade de São Paulo - USP

Análise da intencionalidade do mundo Fiat por meio de sua comunicação interna [download]

Resumo: O artigo é um recorte da tese de doutorado a ser defendida em março de 2012. A escolha desse recorte objetivou atender à temática deste congresso e a evidenciar como a análise da construção discursiva das organizações pode lançar luz sobre o fazer comunicacional. Para tanto, buscou-se a teoria semiolinguística de Patrick Charaudeau para a análise do discurso construído em uma organização, uma vez que as autoras entendem a comunicação interna como capaz de criar um envolvimento real dos funcionários para com a organização. Dois veículos de comunicação interna oferecem os elementos necessários para uma reflexão acerca das formas pelas quais os discursos são engedrados a fim de fazer com que os funcionários a eles adiram.

Palavras-chave: Comunicação interna; análise do discurso; Fiat Automóveis.


Maria Lúcia Bettega
Universidade de Caxias do Sul

Manifestações simbólicas e qualidade de relacionamentos no contexto organizacional [download]

Resumo: O simbolismo e a cultura organizacional tendem a se apresentar como fontes esclarecedoras de comportamentos e do entendimento do ambiente organizacional. O presente artigo pretende discutir as formas simbólicas de relacionamento enquanto meio comunicacional, as quais visam qualificar o ambiente profissional pensado de forma a proporcionar o aprendizado e o crescimento humano e profissional. Baseado em diferentes autores, entre eles: Bourdieu, Grunig, Thompson, Kunsch e Ferrari, o estudo examina o papel dos símbolos na construção de práticas que ocorrem no espaço social/empresarial e as diferenças que nele se desenham espontaneamente. A revisão da literatura abriu caminhos para a interpretação da simbologia organizacional como meio de qualificar os relacionamentos alicerçados em informações legítimas, de modo que possam desenvolver pessoas como seres humanos e como profissionais.

Palavras-chave: Comunicação e Cultura organizacional; Símbolos Comunicacionais; Qualidade dos Relacionamentos.


  Dia 26.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 4: Comunicação digital, novas tecnologias e mídias sociais
Coordenação: Profa. Ana Lúcia Coelho Romero Novelli (Universidade Católica de Brasília)


Carolina Frazon Terra
Universidade de São Paulo - USP / FECAP

Usuário-mídia: O formador de opinião online no ambiente das mídias sociais [download]

Resumo: Este artigo objetiva entender como quem são os usuários-mídia do meio digital, bem como apresentar opções e sinônimos teóricos desenvolvidos por autores de renome no mundo das mídias sociais e da comunicação digital e relacioná-lo ao formador de opinião, sendo este considerado um influenciador online ou um formador de opinião online. Também visa apresentar como a comunicação organizacional pode tratar tal usuário, identificá-lo e categorizá-lo e mostra números e pesquisas que denotam a importância do usuário comum das mídias sociais que, imbuído do poder de expressão proporcionado pelas redes online, consegue voz e ainda convence e influencia seus pares e seguidores com suas opiniões, experiências e vivências.

Palavras-chave: Usuário-mídia; comunicação organizacional; mídias sociais; redes sociais online; formador de opinião online.


Márcio Carneiro dos Santos
Universidade Federal do Maranhão

Notas sobre a aplicação de uma abordagem sistêmica ao fenômeno da difusão de virais na internet [download]

Resumo: O fenômeno da difusão de mensagens na internet ganhou o interesse das pesquisas sobre Comunicação Organizacional tanto pelo potencial positivo de propagação de um conceito ou produto, quanto pelo risco negativo da crítica num ambiente pouco controlado pela organização. No presente artigo iniciase, em caráter exploratório, a construção de um objeto modelo para a discussão das questões relativas à propagação de mensagens conhecidas como virais no ambiente da internet. Para tanto utilizaremos conceitos da Teoria das Redes e uma abordagem sistêmica capaz de enfrentar a complexidade do problema.

Palavras-chave: Viral; Complexidade; Redes


Tércia Zavaglia Torres • Nadir Rodrigues Pereira • Bruno Gâmbaro
Embrapa Informática Agropecuária / Universidade Estadual de Campinas

Comunicação Digital nas redes de pesquisa [download]

Resumo: A missão das instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I) é a produção de conhecimento e a geração e transferência de informações, conhecimentos e tecnologias para a sociedade. As tecnologias digitais e as demandas impostas pelos ambientes externos exige destas instituições um tipo de comunicação dinâmica, interativa e imbricada aos tempos sociais dos diversos atores com os quais se relacionam. Neste sentido, as redes de pesquisa interinstitucionais, cujos pilares conceituais são a autonomia, a interdependência de recursos e as ações colaborativas, caracterizam-se como canais que favorecem a interação e o intercâmbio de esforços, ampliando as chances destas instituições obterem resultados mais sistêmicos e integrados.

Palavras-chave: Comunicação; tecnologias digitais; redes de pesquisa; ambientes colaborativos


Lidiane Ferreira Sant’Ana
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Discurso na crise: repercussão e posicionamento da Chevron na rede social virtual [download]

Resumo: Para refletir acerca do discurso nas redes sociais virtuais em momentos de crise organizacional, este artigo analisa as postagens feitas no Facebook da Chevron após o derramamento de petróleo na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, em novembro de 2011. Verifica-se que, embora utilize o Facebook para divulgar suas ações, a empresa não adaptou sua prática discursiva ao meio. Ela permanece mantendo-se à distância, como única e inatingível emissora.

Palavras-chave: Discurso; redes sociais virtuais; crise organizacional.


  Dia 27.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 5: Comunicação organizacional: pesquisa e inserção nos processos de gestão
Coordenação: Profa. Cleusa Maria Andrade Scrofernecker (Universidade Católica do Rio Grande do Sul)


Margarida M. Krohling Kunsch
Universidade de São Paulo - USP

As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: Recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo [download]

Resumo: Na perspectiva de que a comunicação que ocorre no dia-a-dia das organizações assume três principais dimensões (humana, instrumental e estratégica), o principal objetivo desta pesquisa empírica foi verificar, junto a uma amostra representativa de empresas atuantes no território brasileiro, como essas dimensões estão presentes nas práticas cotidianas de comunicação. Os dados obtidos mostram que a comunicação vem sendo praticada nessas três dimensões e que houve uma evolução gradativa dos modelos mecânicos de transmissão unilateral de informações para a implantação de processos comunicativos mais interativos.

Palavras-chave: Comunicação; organizações; dimensões; humanização; pesquisa


Zilda Aparecida Freitas de Andrade
Universidade Estadual de Londrina

Gestão da ética organizacional: Implicações e desafios [download]

Resumo: Aborda o ambiente organizacional, especificamente sobre as implicações no processo de implantação da ética organizacional. Apresenta o recorte nos estudos de Goffman (1999) com o enfoque deste autor sobre o sistema de privilégios e os ajustamentos. Tais conceitos guiam a análise das entrevistas realizadas em organizações em processo de implantação da ética organizacional. Considera a relevância da comunicação como meio de criar um ambiente favorável tanto ao desenvolvimento das pessoas como de seus relacionamentos.

Palavras-chave: Ética Organizacional; Ajustamentos; Sistema de Privilégios.


Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi
Universidade de São Paulo - USP

Código de ética e desenvolvimento da moral organizacional: Um estudo documental de organizações do segmento construção civil listadas na Bolsa de Valores de São Paulo [download]

Resumo: Este artigo configura uma contribuição aos estudos de códigos de ética para a construção e desenvolvimento da moral organizacional, destacada como importante para garantir a responsabilidade da organização com seus públicos e prevenir danos à reputação. Apresenta desafios comunicacionais para a construção do sentido moral de organizações, e um estudo documental das narrativas códigos de ética de organizações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no nível novo mercado, do segmento construção civil. O estudo analisa o conteúdo dos documentos com as recomendações do Código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e com as recomendações de Srour (2008) sobre conteúdo, forma e formato em códigos de ética organizacional.

Palavras-chave: Código de Ética; Narrativa Moral; Comunicação; Governança Corporativa.


Wilson da Costa Bueno
Universidade Metodista de São Paulo

Os grupos de pesquisa em Comunicação Organizacional no Brasil: Perfil, indicadores de produção e o protagonismo dos líderes [download]

Resumo: Mapeamento e análise dos grupos de pesquisa em Comunicação Organizacional no Brasil cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Além da descrição dos grupos (localização, data de constituição, campo de formação dos seus integrantes, vínculos institucionais, produção etc), o estudo destaca a importância do líderes, a fragmentação do esforço de pesquisa, a presença majoritária das pesquisadoras, a relação com as universidades públicas e a supremacia das regiões Sul e Sudeste.

Palavras-chave: Pesquisa em Comunicação Organizacional; Linhas de pesquisa em Comunicação Organizacional; Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq; Grupos de pesquisa em Comunicação Organizacional.


Rozália Del Gáudio • Paulo Henrique Soares
MBA Aberje - C&A / Vale - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

A Comunicação Interna e a construção da reputação em empresas globais: Abordagens teóricas e práticas complexas [download]

Resumo: Nesse artigo discutimos a evolução da comunicação no contexto das organizações, com foco especial na comunicação orientada para o público interno, e sua importância para a reputação de empresas globais. A partir de revisão bibliográfica sobre o tema, apresentamos alguns desafios com os quais profissionais que atuam na área se deparam, buscando contribuir para a reflexão sobre o tema e pontuar questões teóricas – e práticas – para discussão.

Palavras-chave: Comunicação Interna; Alinhamento; Reputação; Empresas Globais.


  Dia 27.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 6: Comunicação pública e política
Coordenação: Profa. Ana Lúcia Coelho Romero Novelli (Universidade Católica de Brasília)


Luciana de Oliveira • Ângela Salgueiro Marques
Universidade Federal de Minas Gerais

A imagem de organizações públicas e o sentido de público no discurso de charges sobre Belo Monte: Entrecruzamentos entre o organizacional e o social [download]

Resumo: Nesse artigo discutiremos o papel do humor como recurso na construção de discursos sociais sobre as organizações públicas no que se refere à sua imagem bem como a formação de visões sobre o que é público a partir da análise de um conjunto de charges que satirizam a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para tanto, buscamos subsídios no realismo grotesco bem como na discussão sobre o papel do riso na mediação de relações de poder assimétricas. Amparadas teórica e metodologicamente nesse quadro, procedemos à análise das charges buscando desvendar sua “superfície enigmática” ao relacioná-las com dados contextuais em vários níveis e planos. À maneira de um círculo hermenêutico, o percurso metodológico busca situar os principais pontos da disputa político-simbólica em torno da construção da Usina.

Palavras-chave: Humor; Charges; Organizações Públicas; Público; Usina de Belo Monte


Silvia Regina dos Santos Coelho
Universidade Católica de Brasília

Gestão de processos comunicacionais: Uma análise sobre a complexidade do discurso organizacional das ouvidorias públicas [download]

Resumo: O artigo teve como objetivo analisar a comunicação como um processo de produção de sentidos entre sujeitos interlocutores que se realiza pela produção de discursos. Para isso, buscou-se estudar com base em pesquisa bibliográfica, o discurso organizacional das ouvidorias públicas e sua complexidade na gestão de processos comunicacionais, adotando a matriz do modelo mental emergente do paradigma da complexidade como aquela que melhor se ajusta a um determinado contexto.

Palavras-chave: Comunicação nas Organizações; Discurso; Ouvidoria


Luiz Peres Neto
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM / SP

O ethos discursivo de instituições e órgãos públicos brasileiros sobre a questão da sustentabilidade [download]

Resumo: Sem lugar a dúvidas, a questão da sustentabilidade tem se mostrado um tema constante na agenda pública. Com efeito, trata-se de uma temática presente em diversos setores da economia e da sociedade. As instituições e órgão públicos brasileiros paulatinamente também estão incorporando medidas e ações “sustentáveis”, fomentadas em grande medida pela Agenda Ambiental (A3P), do Ministério do Meio Ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar uma amostra de 10 discursos de órgãos e instituições públicas brasileiras, tendo como foco o ethos dos mesmos. A partir dos pressupostos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) verificamos a estratégia de enunciação presente nos discursos públicos estudados e analisamos a inter-relação desses discursos enquanto a práticas sociais que buscam fomentar determinadas mudanças sociais.

Palavras-chave: Sustentabilidade, estudos críticos do discurso, comunicação pública


Tássia Valente Viana Arouche Patrício
Universidade Federal do Paraná

Cidadania, comunicação pública e democracia comunicativa: Uma articulação teórica a favor da alteridade [download]

Resumo: As discussões sobre cidadania e democracia, na contemporaneidade, precisam dar conta da pluralidade e das diferenças culturais, das minorias e das lutas dos movimentos sociais, e ter como base uma noção ampliada de política e da própria cidadania, para além do Estado. Este trabalho pretende discutir e articular teoricamente cidadania e comunicação, atentando para esta necessidade. Também é objetivo, a partir da articulação entre cidadania e comunicação, apontar uma teoria da comunicação e uma teoria democrática que deem conta das questões discutidas. Nesse caso, foram escolhidas a teoria da comunicação desenvolvida por Dominique Wolton, a perspectiva da comunicação pública e a teoria democrática de Iris Marion Young, que denomina seu modelo de democracia comunicativa.

Palavras-chave: Cidadania; comunicação pública; democracia comunicativa


  Dia 27.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 7: Atuação Profissional em Relações Públicas e Comunicação Organizacional
Coordenação: Profa. Maria Aparecida Ferrari (Universidade de São Paulo)


Célia Maria Retz Godoy dos Santos • Maria Eugênia Porém • Roseane Andrello
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdades Integradas de Bauru

Mapeamento da comunicação nas organizações Bauruenses: Uma proposta para sistematizar reflexões a partir do fazer cotidiano das organizações [download]

Resumo: Este artigo relata uma das etapas de um trabalho mais abrangente que vem sendo desenvolvido pelos autores com o objetivo de compreender o papel do Relações Públicas junto às organizações. O estudo consiste em um mapeamento das atividades de comunicação das organizações de Bauru, obtido via pesquisa quantitativa, o qual trará subsídios para identificar determinantes e implicações da comunicação organizacional. Para uma delimitação da proposta reflexiva optou-se por trabalhar analisando pelo menos três perspectivas: a comunicação estratégica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; a comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional; e por fim a proposta de materializar os dados levantados, em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação “excelente” incluindo a prática das relações públicas.

Palavras-chave: relações públicas; pesquisa de opinião; mensuração; comunicação estratégica; comunicação interna.


Basilio Alberto Sartor/Rudimar Baldissera
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cooperação estratégica, negociação e conflito: O poder nas interações entre fontes, assessores de imprensa e jornalistas [download]

Resumo: No presente artigo, à luz do interacionismo simbólico e da noção de “relações de poder”, analisam-se as interações que se estabelecem entre assessores de imprensa, fontes assessoradas e jornalistas da mídia. A investigação de campo compreendeu 12 entrevistas em profundidade com fontes, assessores e jornalistas do RS. Elementos da análise de discurso (AD) foram empregados para a interpretação dos dados de campo, de modo a evidenciar as imagens-conceito que esses sujeitos têm da atividade de assessoria de imprensa como dimensão dos processos de comunicação organizacional e de produção jornalística. Com base nessas imagens-conceito, afirma-se que as interações entre assessores, fontes e jornalistas tendem a constituir relações de poder que se atualizam sob as formas de cooperação estratégica, negociação e conflito.

Palavras-chave: Comunicação organizacional; Jornalismo; Assessoria de imprensa; Imagem-conceito; Interação Social.


Tiago Mainieri
Universidade Federal de Goiás

Gênero e Relações Públicas: A inserção feminina nas agências de relações públicas e comunicação no Brasil e nos Estados Unidos [download]

Resumo: Tradicionalmente o segmento de serviços é o principal responsável pela absorção da mão-de-obra feminina. Apesar da crescente inserção da mulher no mercado de trabalho, ainda existem assimetrias e contrastes. A eqüidade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres ainda é algo distante da realidade do mercado laboral. A proposta desse texto é comparar alguns indicadores da indústria das relações públicas no Brasil e nos Estados Unidos. A partir desses dados, propõe-se uma reflexão acerca dessa indústria sob a perspectiva de gênero.

Palavras-chave: Agências; relações públicas; gênero.


Patricia Morais de Azevedo
Universidade Federal da Paraíba

A comunicação na visão dos gestores das micro e pequenas empresas de João Pessoa [download]

Resumo: O presente artigo visa refletir sobre a visão da comunicação apontada pelos gestores das micro e pequenas empresas que foram pesquisadas durante a realização do Projeto de Extensão da UFPB: Consultoria de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas, em parceria com os projetos finalísticos do Sebrae, em João Pessoa. Para isto, fizemos uso do método exploratório descritivo e da pesquisa de opinião, realizada junto aos gestores de 36 micro empresas, além da pesquisa bibliográfica na qual embasamos nossos argumentos. A partir dos resultados apontados na pesquisa almejamos demonstrar que a comunicação vai muito além da comunicação mercadológica como entendem os empreendedores.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Micro e Pequenas Empresas; Consultoria de Comunicação.


  Dia 27.04.2012 • 15:00 às 18:00

Mesa 8: Estratégias de comunicação na construção da imagem, da identidade e da reputação
Coordenação: Prof. Luiz Carlos Assis Iasbeck (Universidade Católica de Brasília)


Vânia Penafieri
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Relações Públicas, propaganda institucional e produção de sentidos: As vozes no discurso ambientalmente responsável [download]

Resumo: O estudo está voltado aos efeitos dialógicos e polifônicos encontrados nas propagandas institucionais impressas de organizações que formam o Projeto Planeta Sustentável. Como a forma de atuação das relações públicas está relacionada à maximização da imagem institucional das organizações, propõe-se por meio do estudo melhor entendimento das relações sígnicas que se formam a partir das diferentes vozes que se fazem ouvir no espaço enunciativo das peças impressas. O paper foi desenvolvido de forma a possibilitar interface das relações públicas com a propaganda institucional, possibilidades dialógicas e polifônicas a partir do conceito de Mikhail Bakhtin e relações com o princípio de ancoragem, de Roland Barthes.

Palavras-chave: Propaganda institucional; relações públicas; dialogismo; polifonia; ancoragem.


Ricardo Ferreira Freitas • Douglas dos Santos Azevedo • Camila de Paula Chaves Vieira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Os megaeventos, a imprensa e a reformulação da imagem da cidade do Rio de Janeiro [download]

Resumo: Neste artigo, estudamos a modificação na elaboração das narrativas jornalísticas em torno dos megaeventos no Rio de Janeiro, em especial o Réveillon, desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As manchetes do Réveillon do Rio de Janeiro nos últimos anos sugerem a idéia de um restabelecimento do espaço público, agora mais organizado e seguro. Percebemos uma alteração na construção da imagem da cidade sob o aspecto do branding. Este trabalho se debruça sobre os discursos elaborados em torno do Réveillon do Rio de Janeiro, analisando as manchetes do jornal O Globo, no período 2006-2011, da semana anterior ao Réveillon até o primeiro dia útil.

Palavras-chave: Megaeventos; Réveillon; Rio de Janeiro; Branding; violência.


Ana Lúcia de Alcântara Oshiro
Universidade de São Paulo - USP

O herói “CIO” no universo midiático [download]

Resumo: Este ensaio analisa a fala mítica do herói CIO no espaço mediático do discurso da eficiência e competitividade pela adoção da tecnologia da informação no ambiente empresarial. Ela embute valores presentes projetados num futuro. No lugar mediático, aqui representado por uma revista especializada do setor (a revista CIO), as narrativas apresentadas trazem a saga do herói, cujo papel é assumido pelos atores das ações narradas - executivos de tecnologia. Elas apontam os desafios a serem enfrentados pelo CIO e através de suas falas heróicas, surgem as estratégias adotadas, os obstáculos superados, as armas utilizadas e as conquistas obtidas. O CIO é o novo herói, cuja fala mítica coloca-o num lugar da verdade midiática com sua arma, a tecnologia, no lugar do futuro, aquele futuro disseminado pelos novos discursos do mundo sustentável.

Palavras-chave: Discurso; Reputação; Comunicação Organizacional; Discurso midiático.


Eduardo Guerra Murad Ferreira
Escola Superior de Propaganda e Marketing / RJ

Reputação dialogada [download]

Resumo: O presente trabalho visa articular os principais conceitos de reputação organizacional com a perspectiva de uma comunicação dialógica adotada por grandes empresas na relação com as comunidades vizinhas. A proposta foi estudada no caso da relação da distribuidora de energia elétrica Ampla com as comunidades de cinco cidades de atuação.

Palavras-chave: Reputação organizacional; diálogo social, Ampla, comunicação organizacional.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z