Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Apresentação

O VI Congresso Brasileiro de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, realizado no período de 26 a 28 de abril de 2012, na Universidade Federal de Maranhão, na cidade de São Luis, ressaltou a interface com estudos da linguagem e do discurso como uma tendência nos estudos e pesquisas de comunicação organizacional. As discussões e os debates realizados contribuíram para dar forma a novas abordagens sobre a produção, a circulação e a recepção de discursos organizacionais, com contribuições metodológicas para a sua análise.

A dinâmica do VI Congresso Abrapcorp foi composta por conferência, painéis temáticos, sessões das comunicações científicas – através de mesas temáticas, espaço para apresentação de artigos, resultantes de pesquisas em nível de Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu) – e do espaço de iniciação cientifica voltado para apresentação de trabalhos de alunos de Graduação.

Essa edição do evento contou com a participação de professores doutores de outras áreas de conhecimento que trouxeram suas pesquisas para contribuir com a discussão no campo da comunicação no contexto das organizações, dentre eles o Presidente da Associação Brasileira dos Programas de Pós-Graduação – Compós –, Júlio Cesar Machado Pinto, coordenador do mestrado em comunicação social da PUC/MINAS, como conferencista de abertura.

A programação do Congresso também trouxe pesquisadores renomados como painelistas: Antônio Fausto Neto da Unisinos, pesquisador do CNP e consultor da CAPES; Izidoro Blikstein da Faculdade de Filosofia e Ciências e Letras da USP e da Fundação Getúlio Vargas; Jair de Oliveira da Universidade Federal do Paraná; Luis Carlos de Assis Iasbeck da Universidade Católica de Brasília; Reges Schwaat da Universidade Federal de Ouro Preto e Francisco Gonçalves da Conceição da Universidade Federal do Maranhão.

Como é tradição em todos os congressos da Abrapcorp, o programa do evento abriu espaço para um painel que articulou as questões do meio acadêmico com as do mundo corporativo com a participação de dois profissionais de comunicação de importantes organizações brasileiras - Eraldo Carneiro da Petrobrás e Paulo Henrique Soares da Vale – que conversaram com o professor Mário Aquino Alves da Escola Superior de Propaganda da Fundação Getúlio Vargas.

Outro destaque deste ano foi a realização do Colóquio de Grupos de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas cadastrados no CNPq, realizado com o intuito de propiciar a troca de experiências entre os pesquisadores do campo e de incrementar as discussões sobre temas e metodologias de pesquisa.

Como foi a primeira vez que a Abrapcorp realizou um evento no Nordeste, o Pré-Congresso foi direcionado para os alunos e professores daquela região. Assim aconteceu um Painel com o objetivo de apresentar as tendências de estudos e pesquisas desenvolvidas na área de Comunicação Organizacional e Relações Publicas no Brasil. Participaram os professores: João José de Azevedo Curvello – Universidade Católica de Brasília; Marlene Marchiori – Universidade Estadual de Londrina; Maria Aparecida Ferrari – Universidade de São Paulo; Rudimar Baldissera – Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e coordenadora do painel, Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello – Universidade Federal de Santa Maria.

Com a realização do seu VI Congresso e com a publicação dos debates conduzidos ao longo do evento como livro integrante da coletânea “Série Pensamento e Prática”, em parceria coma a Difusão Editora, a Abrapcorp demonstra sua vitalidade e maturidade para fomentar o debate científico de qualidade, gerar diálogo entre pesquisadores e profissionais da área, bem como ser espaço para apresentação e discussão de pesquisa e experiências profissionais. Este espaço demonstra que nosso campo acadêmico-científico, como integrante das Ciências Sociais Aplicadas, não pode se isolar e alienar-se das demandas sociais e das práticas de comunicação que acontecem no cotidiano das organizações, no contexto de uma sociedade complexa e de um mercado competitivo sem precedente.

Sejam bem-vindos!

Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas)
Presidente da Abrapcorp