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Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi
Universidade de São Paulo - USP

Código de ética e desenvolvimento da moral organizacional: Um estudo documental de organizações do segmento construção civil listadas na Bolsa de Valores de São Paulo [download]

Resumo: Este artigo configura uma contribuição aos estudos de códigos de ética para a construção e desenvolvimento da moral organizacional, destacada como importante para garantir a responsabilidade da organização com seus públicos e prevenir danos à reputação. Apresenta desafios comunicacionais para a construção do sentido moral de organizações, e um estudo documental das narrativas códigos de ética de organizações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, no nível novo mercado, do segmento construção civil. O estudo analisa o conteúdo dos documentos com as recomendações do Código do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e com as recomendações de Srour (2008) sobre conteúdo, forma e formato em códigos de ética organizacional.

Palavras-chave: Código de Ética; Narrativa Moral; Comunicação; Governança Corporativa.


Ana Lúcia de Alcântara Oshiro
Universidade de São Paulo - USP

O herói “CIO” no universo midiático [download]

Resumo: Este ensaio analisa a fala mítica do herói CIO no espaço mediático do discurso da eficiência e competitividade pela adoção da tecnologia da informação no ambiente empresarial. Ela embute valores presentes projetados num futuro. No lugar mediático, aqui representado por uma revista especializada do setor (a revista CIO), as narrativas apresentadas trazem a saga do herói, cujo papel é assumido pelos atores das ações narradas - executivos de tecnologia. Elas apontam os desafios a serem enfrentados pelo CIO e através de suas falas heróicas, surgem as estratégias adotadas, os obstáculos superados, as armas utilizadas e as conquistas obtidas. O CIO é o novo herói, cuja fala mítica coloca-o num lugar da verdade midiática com sua arma, a tecnologia, no lugar do futuro, aquele futuro disseminado pelos novos discursos do mundo sustentável.

Palavras-chave: Discurso; Reputação; Comunicação Organizacional; Discurso midiático.


Ângela Salgueiro Marques • Luciana de Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais

A imagem de organizações públicas e o sentido de público no discurso de charges sobre Belo Monte: Entrecruzamentos entre o organizacional e o social [download]

Resumo: Nesse artigo discutiremos o papel do humor como recurso na construção de discursos sociais sobre as organizações públicas no que se refere à sua imagem bem como a formação de visões sobre o que é público a partir da análise de um conjunto de charges que satirizam a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para tanto, buscamos subsídios no realismo grotesco bem como na discussão sobre o papel do riso na mediação de relações de poder assimétricas. Amparadas teórica e metodologicamente nesse quadro, procedemos à análise das charges buscando desvendar sua “superfície enigmática” ao relacioná-las com dados contextuais em vários níveis e planos. À maneira de um círculo hermenêutico, o percurso metodológico busca situar os principais pontos da disputa político-simbólica em torno da construção da Usina.

Palavras-chave: Humor; Charges; Organizações Públicas; Público; Usina de Belo Monte

 

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