Iniciação Científica
Coordenação: Celsi Bronstrup Silvestrin (UFPR)
Os objetivos do Espaço de Iniciação Científica são: incentivar a participação dos estudantes de Graduação dos Cursos de Comunicação Social, nas atividades realizadas pela Abrapcorp,
potencializando-os como futuros associados; estimular os estudantes de Graduação a se engajarem em projetos de iniciação científica com a finalidade de contribuir com pesquisas nas áreas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, e; contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, promovendo o intercâmbio de experiências entre eles e as Instituições de Ensino Superior.
Dias 26 e 27.04.2012
Elisio Rodrigues de Freitas
Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC
Anúncios comemorativos: propaganda corporativa ou memória institucional?
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Resumo: A memória de empresa vem cada vez mais fazendo parte dos estudos acadêmicos. Dentro da nossa região também observamos estudos relacionados com este assunto e empresas que já
trabalham com esta problemática. Aparecem também materiais produzidos por empresas dos Vales do Rio Pardo e Taquari, referente à memória institucional sob forma de encartes comemorativos
veiculados no interior dos jornais. Estes encartes trazem fortes indícios de memória. Partindo deste pressuposto, o presente estudo parte do questionamento sobre anúncios que aparecem nos
encartes comemorativos dentro de jornais da região.
Palavras-chave: memória institucional; Jornal Arauto; encarte comemorativo; anúncios comemorativos.
Thamirys Dias Viana
Universidade Federal do Piauí - UFPI
Comunicação e responsabilidade social corporativa -a construção da imagem do santander-
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Resumo: O trabalho apresenta um estudo sobre a repercussão dos investimentos em Educação entre os stakeholders das empresas, neste caso, levando em conta as ações sociais empreendidas pelo
Banco Santander. Nesse contexto, os dois objetivos principais visavam saber se a iniciativa dentro do terceiro setor consegue ganhar visibilidade midiática, além de demonstrar de que forma
a Comunicação contribui para a criação de uma imagem de empresa socialmente responsável. Para tanto, foram utilizadas as metodologias da Auditoria de Imagem na Mídia e a Pesquisa de Imagem.
Após a aplicação desses métodos constatou-se que os investimentos privados em Educação repercutem de forma positiva. No entanto, nem todos os públicos de interesse veem tais investimentos
de forma “totalmente” favorável, visto que parte deles associa essas ações a uma estratégia da empresa de divulgar positivamente a organização.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Responsabilidade Social Corporativa; Santander; Imagem; Comunicação.
Riziely Novato Herrera
Universidade Federal de Goiás - UFG
Relações públicas na perspectiva do empreendedorismo social
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Resumo: A globalização tem gerado um processo de disparidades sociais e econômicas. Neste contexto faz-se necessário refletir a atuação do profissional de Relações Públicas e o desafio das
atividades em prol da transformação social. O artigo, fruto do trabalho de conclusão de curso, apresenta uma reflexão do empreendedorismo social, terceiro setor e práticas das Relações Públicas,
que contribuem para o fomento de atividades de comunicação mobilizadora. O trabalho pretende incentivar a pesquisa na área do empreendedorismo social e Relações Públicas, promovendo o
desenvolvimento social e humano, além do desenvolvimento da cidadania no profissional.
Palavras-chave: Relações Públicas Comunitárias; Empreendedorismo Social; Terceiro Setor.
Tamires Löw Gonçalves
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Sustentabilidade Organizacional: O Processo de Construção do Relatório Global Reporting Iniciative (GRI) para a Unimed Bauru sob a Ótica das Relações Públicas
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Resumo: O trabalho descreve os caminhos da elaboração de relatórios de gestão empresarial, que empregam o modelo de relatório de sustentabilidade denominado de Global Reporting Iniciative – GRI.
Este se utiliza de indicadores baseados no conceito denominado de “Triple Botton Line”, o qual leva em conta as dimensões econômica, social e ambiental. O estudo pontua posturas teóricas e conceitos
que tem evidenciado a compreensão desta temática e, sobretudo, destaca a presença e a vivência do profissional de Relações Públicas no ambiente da comunicação organizacional, aliada aos processos
operacionais e aos preceitos sustentáveis. A discussão é exemplificada por um estudo de caso da Cooperativa de Saúde Médica Unimed Bauru que envolve o processo de elaboração do Relatório de
Sustentabilidade no modelo GRI, realizado no início do ano de 2011.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Sustentabilidade; Global Reporting Iniciative; Relações Públicas.
Christiane Delmondes Versuti
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
O Relações Públicas Na Gestão Da Imagem Organizacional De Uma Rádio Educativa: Rádio Unesp Bauru
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Resumo: O trabalho discute o papel do relações públicas no processo de formação da imagem organizacional de uma rádio educativa mediante o estudo de caso da Rádio Unesp, no sentido de verificar a
importância da interação com os públicos no processo de consolidação da identidade e da reputação desta Emissora. Para o levantamento dos aspectos relevantes da imagem junto à população bauruense
utiliza-se da pesquisa de opinião, a fim de identificar seus atributos e mensurar seu grau de importância junto aos públicos em suas diferentes dimensões: sensoriais, emocionais, racionais e simbólicas.
Palavras-chave: Imagem; identidade; reputação; comunicação; opinião pública; Relações Públicas.
Maria Claudia Setti de Gouvêa Franco
Universidade Metodista de São Paulo - UMESP
Discursos Midiáticos: Representações e Apropriações Culturais O Paradigma da Hospitalidade e das Mediações na Campanha de Marina Silva para Presidente da República nas Eleições de 2010
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Resumo: A complexidade cultural que envolve a espécie humana reflete-se de forma significativa na maneira como são estabelecidos os vínculos no universo da experiência política. Identificar a influência
das representações e apropriações culturais presentes na composição da teia de relações na qual se enredaram eleitores/receptores e Marina Silva, a candidata à presidência da República pelo Partido Verde
(PV) nas eleições de 2010 é o desafio do presente artigo. A difícil tarefa de caracterizar como o imaginário do povo reagiu aos discursos de campanha e da mídia se torna exequível adotando-se como referência
e ponto de partida uma base textual pautada no paradigma da hospitalidade (CAMARGO, 2004) e das mediações (OROZCO, 1990).
Palavras-chave: Hospitalidade; Mediações; Representações; Apropriações; Comunicação Política
Francine Glock Maceno
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Comunicação Dirigida Aproximativa Na SPP Como Ferramenta Estratégica
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Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre o programa de comunicação dirigida aproximativa de visitas às fábricas da indústria brasileira de bebidas SPP, que é responsável pela produção e a
comercialização de produtos da CC Company. Buscou-se entender o funcionamento deste programa, além da coleta de informações e a construção de um diagnóstico estratégico com o objetivo de contribuir
para a sua melhoria. A partir de pesquisa documental e a realização de uma entrevista semi-estruturada com a atual responsável pelo programa, o trabalho discute os conceitos da área e que são
pertinentes ao tema, tais como a comunicação institucional e a comunicação dirigida e aproximativa. Constatou-se que o referido programa apresenta uma série de oportunidades de melhoria.
Palavras-chave: Comunicação Institucional; Comunicação Dirigida Aproximativa; Programas de Visita.
Juliana Xavier da Silva
Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC
Relações Públicas Online: Relacionamento com os Públicos através das Ferramentas Digitais
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Resumo: O presente trabalho busca conceituar e analisar a importância da utilização das ferramentas de Relações Públicas no contexto digital. Cumpre-se, então, a tarefa de confrontar, por meio de
pesquisa bibliográfica e de campo, a maneira como os profissionais de Relações Públicas estão aplicando suas técnicas na comunicação que se dá no ambiente digital. Para isso, foi realizada uma
pesquisa qualitativa com cinco profissionais de Relações Públicas que atuam com comunicação online, onde se pode verificar que a área de Relações Públicas aparece como uma das mais preparadas para
trabalhar a comunicação digital em decorrência da sua visão holística, do seu preparo estratégico de administrar relacionamentos e de conhecer a fundo as caracterizações de cada público com que uma
empresa lida.
Palavras-chave: Relações Públicas; Internet; públicos; comunicação.
Marcielly Cristina Moresco
Universidade Estadual de Londrina - UEL
Relações Públicas Estratégicas: Um Processo em Construção
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Resumo: Este ensaio teórico tem como objetivo apresentar e discutir o direcionamento das relações públicas estratégicas enquanto proposta que integra o projeto de pesquisa Comunicação Organizacional
e Relações Públicas: Perspectivas Teóricas e Práticas no Campo Estratégico. Atuar com ênfase no planejamento e no pensar das decisões organizacionais, de modo a ter um envolvimento na criação de
estratégias e no alcance dos objetivos, evidencia a função estratégica das relações públicas. Para tanto, é desenvolvida uma pesquisa de campo de natureza exploratória, quantitativa, direcionada aos
gestores de comunicação das 500 maiores empresas do Brasil. Esse estudo contribui para o entendimento do papel determinante das relações públicas estratégicas nas organizações e sua participação nas
decisões estratégicas.
Palavras-chave: comunicação; relações públicas; relações públicas estratégicas.
Felipe Martins Greiner
Universidade Federal do Paraná - UFPR
Uma Análise das Práticas de Responsabilidade Social do Grupo Paranaense de Comunicação e a sua Relação com o Trinômio Imagem, Identidade e Reputação
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Resumo: O presente artigo foi fruto de um projeto de iniciação científica sobre responsabilidade social nas empresas paranaenses. Visa discutir a questão da Responsabilidade Social e sua relação com o
trinômio imagem, identidade e repução, analisando as ações de Responsabilidade Social no Grupo de Paranaense de Comunicação – GRPCOM. Utilizando uma visão crítica e realista sobre a Responsabilidade
Social Empresarial, discute até que ponto essas práticas socialmente responsáveis estão institucionalizadas em uma organização.
Palavras-chave: Imagem; Identidade; Reputação; Responsabilidade Social; Comunicação Organizacional
Kelly Caroline Versiani Ferreira
Camila Lacerda Santos Silva
Pontifícia Universidade Católica - PUC Minas
Meu nome é Itaú Unibanco, mas pode me chamar de Itaú
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Resumo: Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso e tem a intenção de compreender e refletir sobre a comunicação no contexto de organizações financeiras que vivenciam processos de fusão,
por meio de um estudo específico sobre a fusão do Itaú com o Unibanco. O propósito é analisar os discursos produzidos nesse momento no Twitter. A partir de uma perspectiva de interfaces entre os campos
da comunicação organizacional, da web 2.0 e da administração, pretendemos entender a recepção, por meio de uma análise dos tweets postados durante a fusão. A metodologia constitui-se de revisão bibliográfica,
por meio de seminários sobre os conceitos utilizados, levantamento bibliográfico e estudo de caso utilizando o método quantitativo para interpretação dos discursos/posts, com categorização de tweets.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional; recepção; discurso na web; fusões e aquisições; twitter.
João Vitor de Barros Caires
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
Incorporando Valores Sociais: Novas Estratégias de Comunicação Organizacional para um Novo e Desafiante Cenário de Negócios
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Resumo: A Gestão Comunicacional enfrenta novos desafios em um cenário de negócios marcado pela constante transformação e por intensas interfaces com os temas Economia Criativa e Sustentabilidade.
Abordar-se-á a crescente valorização por competências criativas e por padrões de governança e propostas empreendedoras que incorporem valores sociais e sustentáveis como diferenciais inovadores,
sendo então apresentados a Colaboração e o Padrão de Redes como formas de atuação e organização ligadas à Comunicação e adequadas a essa realidade. O HUB São Paulo, como organização criativa, social
e estruturada em rede colaborativa, foi objeto de um estudo exploratório que apontou para a Comunicação como aspecto central na transformação cultural rumo à Sustentabilidade e na re-organização da
sociedade em padrões de valor social ampliado.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Economia Criativa; Padrão de Redes; Negócios Sociais; Comunicação Organizacional
Camila Schwantes Rauber
Universidade Caxias do Sul - UCS
A Linguagem Corporal como Estratégia de Comunicação: A Atuação das Relações Públicas como Personal Branding
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Resumo: O presente artigo se volta à análise da importância da linguagem corporal enquanto estratégia de comunicação. A proposta visa examinar a linguagem do corpo como meio revelador de pensamentos e
sentimentos dos indivíduos de modo a ser utilizada como estratégia para o sucesso das Relações Públicas atuando como Personal Branding. O estudo se voltou à análise de vídeos que possuem apresentações
públicas da presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Usou-se uma metodologia feita por meio de quadros em que imagens dos presidentes foram inseridas.
Foi possível, por meio desta análise, identificar a importância da comunicação não verbal como estratégia de comunicação para as Relações Públicas atuarem como Personal Branding.
Palavras-chave: Comunicação; Linguagem corporal; Relações Públicas; Personal Branding.
Leonardo Costa Rodrigues
Universidade de Brasília - UnB
E-governo 2.0: panorama do uso de midias sociais pelo executivo federal brasileiro
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Resumo: A pesquisa tem por objetivo medir a oferta de informações nas mídias sociais do executivo federal brasileiro, e consequentemente verificar como a oferta de informações pode ser modificada com a
introdução de novas tecnologias de informação e comunicação.Verificou-se que que há interação política virtual e que é crescente a oferta de informações nos sites e mídias sociais públicos, um fator
indicativo de participação cidadã. Porém melhorias ainda podem ser feitas para expandir a presença, diversificar as ferramentas e principalmente garantir melhores estratégias de participação.
Palavras-chave:
Samira Virginia de França
Universidade Federal de Goiás - UFG
Por Um Perfil Empreendedor: O Desafio de Investigar e Estimular o Empreendedorismo em Profissionais de Comunicação Organizacional
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Resumo: Este artigo apresenta a pesquisa de iniciação científica sobre “A formação de uma cultura empreendedora no âmbito da comunicação organizacional”, que propõe a investigação do perfil empreendedor
dos profissionais de comunicação proprietários de agências na área de comunicação organizacional e Relações Públicas. Além de expor os principais resultados da primeira etapa da pesquisa, obtidos a partir
de entrevistas com profissionais do estado de Goiás em 2010, o texto traz algumas considerações sobre a proposta de expansão da pesquisa para as demais regiões do país por meio da parceria com pesquisadores
de outros estados. A finalidade, tanto do trabalho de iniciação científica aqui apresentado quanto da pesquisa que o originou e seguiu após ele, é investigar e estimular o empreendedorismo no âmbito da
comunicação organizacional.
Palavras-chave: comunicação organizacional; empreendedorismo; agências de comunicação; perfil empreendedor; transferência de conhecimento.
Camila Carbornar de Souza
Universidade Federal do Paraná - UFPR
O Discurso sobre Responsabilidade Social nas Organizações: um estudo de caso da empresa “O Boticário”
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Resumo: Em um contexto no qual a sociedade está cada vez mais crítica, exigente e atenta às práticas do governo e também das organizações privadas, as organizações que se dizem socialmente responsáveis
ganham crédito aos olhos dos pró-consumidores. É justamente esse o tema do presente artigo: a responsabilidade social efetiva dentro das organizações. Serão apresentados os diferentes conceitos e será
feita uma retrospectiva da responsabilidade social no contexto organizacional nacional. Com a perspectiva da área de relações públicas, será levantada a questão da responsabilidade social limitada ao
discurso estratégico das organizações. Por fim, será feita uma análise do site da organização “O Boticário” a partir da discussão levantada.
Palavras-chave: Responsabilidade social; conceitos; discurso; O Boticário.
Juliane do Rocio Juski
Universidade Federal do Paraná - UFPR
COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE MOBILIZAÇÃO DE COMUNIDADES Um olhar sobre a OSCIP Aliança Empreendedora
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Resumo: O artigo apresenta o plano de comunicação desenvolvido para OSCIP Aliança Empreendedora. O principal objetivo foi capacitar seu público interno para o processo de mobilização e com isso atrair
e gerar a participação efetiva do seu público-alvo externo através da co-responsabilidade e da criação e gestão da uma rede de parceiros mobilizadores. A fundamentação teórica foi construída nas recentes
discussões de comunicação comunitária, relações públicas comunitárias e mobilização social. O diagnóstico realizado, com base em pesquisas qualitativas demonstrou fragilidade no processo de mobilização
da organização e concluiu-se que o desalinhamento de planejamento do processo de mobilização e da comunicação eram os principais problemas causadores dessa fragilidade.
Palavras-chave: Relações; públicas; comunitárias; mobilização; social.
Jana Rossato Gonçalves
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Consumo Cultural dos Professores de Escolas Públicas de Santa Maria
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Resumo: A Educação é um fator fundamental na construção da identidade dos jovens, por isso o professor é uma peça chave na formação de novos valores e conceitos. A pesquisa objetiva analisar os hábitos de
consumo cultural dos professores de Escolas Públicas de Santa Maria e o impacto desse consumo nas práticas de ensino aprendizagem. O perfil cultural dos docentes pode estar diretamente ligado ao perfil
da escola e dos alunos, analisando-os pode-se ter uma ideia dos veículos que conduzem às informações daquela instituição, podendo assim fazer uma análise de suas características, identidades e perfis.
A pesquisa analisou o perfil do docente, identificando a formalidade do seu consumo e a contribuição que um profissional de comunicação viria a colaborar na mediação da mídia no contexto escolar.
Palavras-chave: Professores da rede pública; Consumo cultural; Processo de ensino aprendizagem.
Ana Cláudia de Souza Inez
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Brigadas Populares: elementos discursivos para coletivização da causa
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Resumo: O referido artigo é um estudo do campo das Relações Públicas que busca entender o papel da construção discursiva de uma grupo social, num contexto de mobilização social, para que a causa defendida
ganhe visibilidade e legitimidade. Este artigo propõe, então, entrelaçar as noções de análise de discurso e de comunicação para mobilização social a fim de compreender os aspectos que permeiam a constituição
de um discurso na busca por legitimação de uma causa. O aspecto fundamental da mobilização que pretende-se identificar através da análise do discurso das Brigadas Populares é o processo de coletivização
da causa; buscando entender como as condições de coletivização de uma causa se apresentam no decorrer da construção do discurso sobre a ocupação Dandara.
Palavras-chave: Comunicação; Mobilização social; Coletivização; Legitimação; Análise do discurso.
Bruna Tronchin Gallo
Escola de Comunicação e Artes - ECA-USP
A Produção Acadêmica da Comunicação Acerca da Sustentabilidade: estudo dos papers sobre sustentabilidade apresentados nos congressos da Abrapcorp
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Resumo: O presente trabalho tem o objetivo entender a produção acadêmica da comunicação acerca da sustentabilidade. Para isso foram analisados os papers apresentados nos congressos realizados pela
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcrop sob critérios pré-definidos. Além disso, foi feita uma comparação entre as preocupações expostas
pela academia com as preocupações dos CEO’s entrevistados no estudo “A New Era of Sustainability – UN Global Compact-Accenture CEO Study” realizado pela Organização das Nações Unidas e pela Accenture.
Dessa maneira, foi possível analisar se o diálogo entre mercado e academia existe.
Palavras-chave: Relações Públicas; sustentabilidade; produção acadêmica; Responsabilidade Social; Comunicação Organizacional.
Daniel Reis Silva
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Entre o ethos e a reputação: uma análise de representações midiáticas sobre Relações Públicas
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Resumo: O presente artigo, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso do autor, busca estudar a reputação da profissão de relações públicas. Embora se divulgue amplamente a crescente importância da
atividade de relações públicas, pouco é explorado sobre como o reconhecimento social da profissão não acompanha tal desenvolvimento. A partir dessa premissa, o intuito é explorar as diferenças entre
a identidade projetada pela doutrina da profissão, analisada sob o viés do ethos discursivo, e sua reputação, explorada a partir de filtragens midiáticas. Com tal finalidade, recorre-se a análises de
três filmes que trazem representações sobre relações públicas, na tentativa de compreender como as imagens projetadas por tais obras dialogam com a identidade da área e, através de suas dissonâncias e
controvérsias, impactam na reputação.
Palavras-chave: Relações Públicas; identidade; reputação; ethos; filtragem midiática.
Raphael Sandes de Oliveira
Universidade de Brasília - UnB
Perfil dos Alunos de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília
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Resumo: O curso de Comunicação Organizacional é a mais recente habilitação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Proposto para ser um curso noturno, tem foco em matérias de planejamento,
estratégias e gestão da comunicação. Por ser o primeiro do Brasil, tornou-se interessante conhecer o perfil dos alunos matriculados e seus interesses profissionais e acadêmicos. As respostas das três
primeiras turmas foram analisadas, por meio de questionário. O instrumento atingiu cerca de 72% da população. Dos resultados, destaca-se que mais da metade dos alunos têm entre 18 a 21 anos, são do sexo
feminino, moram nas cidades com maior renda domiciliar mensal do Distrito Federal e estudaram em colégios particulares. O maior receio constatado é a falta de regulamentação do curso, que poderá
acontecer em 2012.
Palavras-chave: Comunicação; Comunicação Organizacional; perfil; alunos; Universidade de Brasília.
Kalliandra Quevedo Conrad
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
As rádios comunitárias na construção de um espaço público democrático através do exercício da cidadania
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Resumo: Ao partir da inquietação a respeito de como as rádios comunitárias, enquanto dispositivo midiático alternativo, podem contribuir para modificar o ambiente social em que se inserem, é que este
artigo se desenvolve. Tendo como aporte metodológico a pesquisa bibliográfica, este trabalho compreende as rádios comunitárias a partir de diretrizes que as diferenciam dos meios de comunicação de massa.
Tornam-se, assim, um meio capaz de transformar a esfera pública em um espaço de fala democrática e participativa, na qual predomina a flexibilização ao ambiente e à co-responsabilidade entre os cidadãos.
Palavras-chave: Rádio comunitária; esfera pública; cidadania.
Natalia Cristina Alves Caetano Chaves
Escola de Comunicação e Artes - ECA-USP
Marca, Imagem, Discurso e Cultura Organizacional – Conexões e Reflexões
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Resumo: As marcas hoje difundem estilos, modos de vida, formas de ver o mundo, de se relacionar com as pessoas e com os diversos públicos envolvidos em sua existência. Mais do que construir uma imagem
sólida no mercado, as organizações, à medida que se tornam mais conscientes do poder das marcas, buscam no composto de comunicação, ferramentas que possam diferenciá-las no mercado. Os profissionais de
comunicação reforçam a marca através dos valores e crenças da organização e por isso torna-se fundamental alinhar sua imagem, discurso e sua cultura com as suas estratégias de negócio.
Palavras-chave: Marca; Imagem; Discurso; Cultura Organizacional.
Jéssica Antunes Caldeira
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Entre uma organização, um projeto e as comunidades por ele envolvidas: o relacionamento dos agentes sociais
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Resumo: Este artigo evidencia as características do relacionamento entre uma organização e as comunidades envolvidas na implantação de seu projeto. O objetivo é compreender dimensões e valores envolvidos
neste programa de relações públicas, cuja principal estratégia consiste em trazer um membro da comunidade – o agente social – para articular a relação entre este público e a organização. Composto por
análise documental do material institucional e das referências de responsabilidade social, além de por uma pesquisa de campo, o percurso do estudo de caso permite refletir sobre as práticas comunicativas
dos agentes sociais, bem como as tensões e dilemas vividos neste relacionamento que tem desafiado as atividades de relações públicas.
Palavras-chave: Relacionamento; Agentes sociais; Comunidades; Responsabilidade social; Relações públicas.
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