Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [M]

Márcio Carneiro dos Santos
Universidade Federal do Maranhão

Notas sobre a aplicação de uma abordagem sistêmica ao fenômeno da difusão de virais na internet [download]

Resumo: O fenômeno da difusão de mensagens na internet ganhou o interesse das pesquisas sobre Comunicação Organizacional tanto pelo potencial positivo de propagação de um conceito ou produto, quanto pelo risco negativo da crítica num ambiente pouco controlado pela organização. No presente artigo iniciase, em caráter exploratório, a construção de um objeto modelo para a discussão das questões relativas à propagação de mensagens conhecidas como virais no ambiente da internet. Para tanto utilizaremos conceitos da Teoria das Redes e uma abordagem sistêmica capaz de enfrentar a complexidade do problema.

Palavras-chave: Viral; Complexidade; Redes


Margarida M. Krohling Kunsch
Universidade de São Paulo - USP

As dimensões humana, instrumental e estratégica da Comunicação Organizacional: Recorte de um estudo aplicado no segmento corporativo [download]

Resumo: Na perspectiva de que a comunicação que ocorre no dia-a-dia das organizações assume três principais dimensões (humana, instrumental e estratégica), o principal objetivo desta pesquisa empírica foi verificar, junto a uma amostra representativa de empresas atuantes no território brasileiro, como essas dimensões estão presentes nas práticas cotidianas de comunicação. Os dados obtidos mostram que a comunicação vem sendo praticada nessas três dimensões e que houve uma evolução gradativa dos modelos mecânicos de transmissão unilateral de informações para a implantação de processos comunicativos mais interativos.

Palavras-chave: Comunicação; organizações; dimensões; humanização; pesquisa


Maria Amélia Miranda Pirolo • Daniel de Oliveira Figueiredo • Marlene Ferreira Royer
Universidade Estadual de Londrina

Comunicação Religiosa e as teorias do discurso: Outra possibilidade para o discurso religioso [download]

Resumo: O objetivo central deste artigo proposto pelo projeto de pesquisa intitulado “Comunicação religiosa e ação social: um estudo sobre a formação cidadã a partir das entidades sociais relacionadas à Igreja Católica na Arquidiocese de Londrina/ Paraná” é o de apresentar, no bojo de um novo conceito para comunicação religiosa, outro entendimento para discurso religioso. Para tanto, serao discutidas algumas teorias do discurso, bem como o caminho encontrado pelo grupo de pesquisa para o novo conceito de comunicação religiosa que, unidos, permitirão a construção de uma outra perspectiva à apresentada teoricamente por autores que já sistematizaram estudos na área.

Palavras-chave: Discurso. Discurso Religioso. Religião. Comunicação Religiosa.


Maria Eugênia Porém • Célia Maria Retz Godoy dos Santos • Roseane Andrello
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdades Integradas de Bauru

Mapeamento da comunicação nas organizações Bauruenses: Uma proposta para sistematizar reflexões a partir do fazer cotidiano das organizações [download]

Resumo: Este artigo relata uma das etapas de um trabalho mais abrangente que vem sendo desenvolvido pelos autores com o objetivo de compreender o papel do Relações Públicas junto às organizações. O estudo consiste em um mapeamento das atividades de comunicação das organizações de Bauru, obtido via pesquisa quantitativa, o qual trará subsídios para identificar determinantes e implicações da comunicação organizacional. Para uma delimitação da proposta reflexiva optou-se por trabalhar analisando pelo menos três perspectivas: a comunicação estratégica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; a comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional; e por fim a proposta de materializar os dados levantados, em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação “excelente” incluindo a prática das relações públicas.

Palavras-chave: relações públicas; pesquisa de opinião; mensuração; comunicação estratégica; comunicação interna.


Maria Lúcia Bettega
Universidade de Caxias do Sul

Manifestações simbólicas e qualidade de relacionamentos no contexto organizacional [download]

Resumo: O simbolismo e a cultura organizacional tendem a se apresentar como fontes esclarecedoras de comportamentos e do entendimento do ambiente organizacional. O presente artigo pretende discutir as formas simbólicas de relacionamento enquanto meio comunicacional, as quais visam qualificar o ambiente profissional pensado de forma a proporcionar o aprendizado e o crescimento humano e profissional. Baseado em diferentes autores, entre eles: Bourdieu, Grunig, Thompson, Kunsch e Ferrari, o estudo examina o papel dos símbolos na construção de práticas que ocorrem no espaço social/empresarial e as diferenças que nele se desenham espontaneamente. A revisão da literatura abriu caminhos para a interpretação da simbologia organizacional como meio de qualificar os relacionamentos alicerçados em informações legítimas, de modo que possam desenvolver pessoas como seres humanos e como profissionais.

Palavras-chave: Comunicação e Cultura organizacional; Símbolos Comunicacionais; Qualidade dos Relacionamentos.


Marlene Ferreira Royer • Maria Amélia Miranda Pirolo • Daniel de Oliveira Figueiredo
Universidade Estadual de Londrina

Comunicação Religiosa e as teorias do discurso: Outra possibilidade para o discurso religioso [download]

Resumo: O objetivo central deste artigo proposto pelo projeto de pesquisa intitulado “Comunicação religiosa e ação social: um estudo sobre a formação cidadã a partir das entidades sociais relacionadas à Igreja Católica na Arquidiocese de Londrina/ Paraná” é o de apresentar, no bojo de um novo conceito para comunicação religiosa, outro entendimento para discurso religioso. Para tanto, serao discutidas algumas teorias do discurso, bem como o caminho encontrado pelo grupo de pesquisa para o novo conceito de comunicação religiosa que, unidos, permitirão a construção de uma outra perspectiva à apresentada teoricamente por autores que já sistematizaram estudos na área.

Palavras-chave: Discurso. Discurso Religioso. Religião. Comunicação Religiosa.


Marlene Marchiori • Miguel L. Contani
Universidade Estadual de Londrina

Abrangência e limites de interação e relacionamento entre participantes de uma organização não governamental [download]

Resumo: O estudo contido neste artigo é proveniente dos resultados de um projeto de pesquisa cadastrado no CNPq que teve como principal objetivo relacionar as práticas cotidianas de uma organização governamental ONG, ao modo pelo qual as diversas formas de interação influenciam os relacionamentos. Os dados foram levantados por meio da metodologia da entrevista em profundidade. A análise permite afirmar que há uma direta correlação entre o entendimento de cada membro da equipe sobre a finalidade do trabalho a realizar e a ausência de rigidez hierárquica. Pode-se concluir que apesar de privilegiar a interação quando dispõe de recursos como diálogo e linguagem, aquela não é suficiente para determinar o processo de compartilhamento: quanto maior a experiência de relacionamento, mais complexo é o entendimento sobre a interação.

Palavras-chave: Comunicação; Interação; Linguagem; Relacionamento.


Miguel L. Contani • Marlene Marchiori
Universidade Estadual de Londrina

Abrangência e limites de interação e relacionamento entre participantes de uma organização não governamental [download]

Resumo: O estudo contido neste artigo é proveniente dos resultados de um projeto de pesquisa cadastrado no CNPq que teve como principal objetivo relacionar as práticas cotidianas de uma organização governamental ONG, ao modo pelo qual as diversas formas de interação influenciam os relacionamentos. Os dados foram levantados por meio da metodologia da entrevista em profundidade. A análise permite afirmar que há uma direta correlação entre o entendimento de cada membro da equipe sobre a finalidade do trabalho a realizar e a ausência de rigidez hierárquica. Pode-se concluir que apesar de privilegiar a interação quando dispõe de recursos como diálogo e linguagem, aquela não é suficiente para determinar o processo de compartilhamento: quanto maior a experiência de relacionamento, mais complexo é o entendimento sobre a interação.

Palavras-chave: Comunicação; Interação; Linguagem; Relacionamento.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z