Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [R]

Regiane Regina Ribeiro • Rosa Maria Dalla Costa
Universidade Federal do Paraná

Responsabilidade Social, Comunicação e experiências educomunicativas [download]

Resumo: O artigo objetiva diagnosticar as questões teóricas metodológicas das ações educomunicativas realizadas em organizações privadas. Pretende-se estabelecer a conexão entre conceito e prática da responsabilidade social e ações na área da Educomunicação. Entendendo a Educomunicacão como processo de ampliação do coeficiente comunicativo de modo a construir ecossistemas abertos e democráticos propõe tal perspectiva como uma alternativa para que as empresas promovam espaços significativos e humanizados formando e transformando os públicos em sujeitos críticos e inseridos no seu próprio meio social.

Palavras-chave: comunicação; educomunicação; organizações e responsabilidade social.


Ricardo Ferreira Freitas • Douglas dos Santos Azevedo • Camila de Paula Chaves Vieira
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Os megaeventos, a imprensa e a reformulação da imagem da cidade do Rio de Janeiro [download]

Resumo: Neste artigo, estudamos a modificação na elaboração das narrativas jornalísticas em torno dos megaeventos no Rio de Janeiro, em especial o Réveillon, desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As manchetes do Réveillon do Rio de Janeiro nos últimos anos sugerem a idéia de um restabelecimento do espaço público, agora mais organizado e seguro. Percebemos uma alteração na construção da imagem da cidade sob o aspecto do branding. Este trabalho se debruça sobre os discursos elaborados em torno do Réveillon do Rio de Janeiro, analisando as manchetes do jornal O Globo, no período 2006-2011, da semana anterior ao Réveillon até o primeiro dia útil.

Palavras-chave: Megaeventos; Réveillon; Rio de Janeiro; Branding; violência.


Rosa Maria Dalla Costa • Regiane Regina Ribeiro
Universidade Federal do Paraná

Responsabilidade Social, Comunicação e experiências educomunicativas [download]

Resumo: O artigo objetiva diagnosticar as questões teóricas metodológicas das ações educomunicativas realizadas em organizações privadas. Pretende-se estabelecer a conexão entre conceito e prática da responsabilidade social e ações na área da Educomunicação. Entendendo a Educomunicacão como processo de ampliação do coeficiente comunicativo de modo a construir ecossistemas abertos e democráticos propõe tal perspectiva como uma alternativa para que as empresas promovam espaços significativos e humanizados formando e transformando os públicos em sujeitos críticos e inseridos no seu próprio meio social.

Palavras-chave: comunicação; educomunicação; organizações e responsabilidade social.


Roseane Andrello • Célia Maria Retz Godoy dos Santos • Maria Eugênia Porém
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdades Integradas de Bauru

Mapeamento da comunicação nas organizações Bauruenses: Uma proposta para sistematizar reflexões a partir do fazer cotidiano das organizações [download]

Resumo: Este artigo relata uma das etapas de um trabalho mais abrangente que vem sendo desenvolvido pelos autores com o objetivo de compreender o papel do Relações Públicas junto às organizações. O estudo consiste em um mapeamento das atividades de comunicação das organizações de Bauru, obtido via pesquisa quantitativa, o qual trará subsídios para identificar determinantes e implicações da comunicação organizacional. Para uma delimitação da proposta reflexiva optou-se por trabalhar analisando pelo menos três perspectivas: a comunicação estratégica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; a comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional; e por fim a proposta de materializar os dados levantados, em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação “excelente” incluindo a prática das relações públicas.

Palavras-chave: relações públicas; pesquisa de opinião; mensuração; comunicação estratégica; comunicação interna.


Rozália Del Gáudio • Paulo Henrique Soares
MBA Aberje - C&A / Vale - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

A Comunicação Interna e a construção da reputação em empresas globais: Abordagens teóricas e práticas complexas [download]

Resumo: Nesse artigo discutimos a evolução da comunicação no contexto das organizações, com foco especial na comunicação orientada para o público interno, e sua importância para a reputação de empresas globais. A partir de revisão bibliográfica sobre o tema, apresentamos alguns desafios com os quais profissionais que atuam na área se deparam, buscando contribuir para a reflexão sobre o tema e pontuar questões teóricas – e práticas – para discussão.

Palavras-chave: Comunicação Interna; Alinhamento; Reputação; Empresas Globais.


Rudimar Baldissera • Basilio Alberto Sartor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cooperação estratégica, negociação e conflito: O poder nas interações entre fontes, assessores de imprensa e jornalistas [download]

Resumo: No presente artigo, à luz do interacionismo simbólico e da noção de “relações de poder”, analisam-se as interações que se estabelecem entre assessores de imprensa, fontes assessoradas e jornalistas da mídia. A investigação de campo compreendeu 12 entrevistas em profundidade com fontes, assessores e jornalistas do RS. Elementos da análise de discurso (AD) foram empregados para a interpretação dos dados de campo, de modo a evidenciar as imagens-conceito que esses sujeitos têm da atividade de assessoria de imprensa como dimensão dos processos de comunicação organizacional e de produção jornalística. Com base nessas imagens-conceito, afirma-se que as interações entre assessores, fontes e jornalistas tendem a constituir relações de poder que se atualizam sob as formas de cooperação estratégica, negociação e conflito.

Palavras-chave: Comunicação organizacional; Jornalismo; Assessoria de imprensa; Imagem-conceito; Interação Social.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z