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Índice de autores [C]

Camila de Paula Chaves Vieira • Ricardo Ferreira Freitas • Douglas dos Santos Azevedo
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Os megaeventos, a imprensa e a reformulação da imagem da cidade do Rio de Janeiro [download]

Resumo: Neste artigo, estudamos a modificação na elaboração das narrativas jornalísticas em torno dos megaeventos no Rio de Janeiro, em especial o Réveillon, desde que a cidade foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de 2016. As manchetes do Réveillon do Rio de Janeiro nos últimos anos sugerem a idéia de um restabelecimento do espaço público, agora mais organizado e seguro. Percebemos uma alteração na construção da imagem da cidade sob o aspecto do branding. Este trabalho se debruça sobre os discursos elaborados em torno do Réveillon do Rio de Janeiro, analisando as manchetes do jornal O Globo, no período 2006-2011, da semana anterior ao Réveillon até o primeiro dia útil.

Palavras-chave: Megaeventos; Réveillon; Rio de Janeiro; Branding; violência.


Carolina Frazon Terra
Universidade de São Paulo - USP / FECAP

Usuário-mídia: O formador de opinião online no ambiente das mídias sociais [download]

Resumo: Este artigo objetiva entender como quem são os usuários-mídia do meio digital, bem como apresentar opções e sinônimos teóricos desenvolvidos por autores de renome no mundo das mídias sociais e da comunicação digital e relacioná-lo ao formador de opinião, sendo este considerado um influenciador online ou um formador de opinião online. Também visa apresentar como a comunicação organizacional pode tratar tal usuário, identificá-lo e categorizá-lo e mostra números e pesquisas que denotam a importância do usuário comum das mídias sociais que, imbuído do poder de expressão proporcionado pelas redes online, consegue voz e ainda convence e influencia seus pares e seguidores com suas opiniões, experiências e vivências.

Palavras-chave: Usuário-mídia; comunicação organizacional; mídias sociais; redes sociais online; formador de opinião online.


Célia Maria Retz Godoy dos Santos • Maria Eugênia Porém • Roseane Andrello
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho / Faculdades Integradas de Bauru

Mapeamento da comunicação nas organizações Bauruenses: Uma proposta para sistematizar reflexões a partir do fazer cotidiano das organizações [download]

Resumo: Este artigo relata uma das etapas de um trabalho mais abrangente que vem sendo desenvolvido pelos autores com o objetivo de compreender o papel do Relações Públicas junto às organizações. O estudo consiste em um mapeamento das atividades de comunicação das organizações de Bauru, obtido via pesquisa quantitativa, o qual trará subsídios para identificar determinantes e implicações da comunicação organizacional. Para uma delimitação da proposta reflexiva optou-se por trabalhar analisando pelo menos três perspectivas: a comunicação estratégica, vinculada ao modelo de negócios e às tecnologias informacionais; a comunicação interna, atrelada à cultura, à estrutura e à gestão organizacional; e por fim a proposta de materializar os dados levantados, em indicadores e escalas a partir de atributos causadores ou inibidores da comunicação “excelente” incluindo a prática das relações públicas.

Palavras-chave: relações públicas; pesquisa de opinião; mensuração; comunicação estratégica; comunicação interna.


Cristine Kaufmann • Rudimar Baldissera
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Sobre o modelo de sustentabilidade instituído no âmbito da organização comunicada [download]

Resumo: Neste texto, reflete-se sobre a noção de sustentabilidade que vem sendo instituída como modelar por algumas das mais importantes organizações brasileiras e por suas entidades representativas e, como desdobramentos, provavelmente pela sociedade em sentido complexo. O estudo, que compreendeu pesquisa exploratória em sites institucionais e de entidade representativa, além de materiais impressos de comunicação, atenta para a dimensão da “organização comunicada” (BALDISSERA, 2009a), como lugar em que as organizações propõem imagens de si – ethos discursivo, conforme Maingueneau (2008). Os resultados evidenciam que o modelo Triple Bottom Line (ELKINGTON, 2000), é o mais empregado. Ao se analisar o modelo, destacam-se algumas de suas inconsistências frente a noção de sustentabilidade.

Palavras-chave: Comunicação; Organizações; Discurso; Sustentabilidade; Sociedade.

 

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