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Índice de autores [L]

Lidiane Ferreira Sant’Ana
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Discurso na crise: repercussão e posicionamento da Chevron na rede social virtual [download]

Resumo: Para refletir acerca do discurso nas redes sociais virtuais em momentos de crise organizacional, este artigo analisa as postagens feitas no Facebook da Chevron após o derramamento de petróleo na Bacia de Campos, litoral do Rio de Janeiro, em novembro de 2011. Verifica-se que, embora utilize o Facebook para divulgar suas ações, a empresa não adaptou sua prática discursiva ao meio. Ela permanece mantendo-se à distância, como única e inatingível emissora.

Palavras-chave: Discurso; redes sociais virtuais; crise organizacional.


Lidiane Santos de Lima Pinheiro
Universidade do estado da Bahia / Universidade Federal da Bahia

Contribuições da análise do discurso ao estudo da Comunicação Organizacional [download]

Resumo: A fim de contribuir com a interface entre a comunicação organizacional e os estudos da linguagem e do discurso, este trabalho partiu do esboço histórico da análise do discurso de linha francesa e da explicação de seus conceitos básicos e indicou possíveis operadores de análise de discursos organizacionais. A serem adaptadas e aplicadas como dispositivos analíticos em futuras pesquisas da área, as principais noções investigadas e exemplificadas aqui foram: discurso, enunciado, enunciador, coenunciador, condições de produção, posicionamento, dêitico, heterogeneidade, ethos e cenas de enunciação.

Palavras-chave: Análise do Discurso; Comunicação Organizacional; Operadores de Análise


Lourenço Cavanelas Marconi
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Estruturação de Assessoria de Comunicação para empresa Fundição Altivo S.A [download]

Resumo: A comunicação interna é um tema constantemente discutido pelas organizações que buscam fortalecer o engajamento dos seus funcionários e tornar seus processos mais eficientes. Neste trabalho busca-se compreender como acontecem os relacionamentos internos na empresa Fundição Altivo S.A., objetivando estruturar uma assessoria de comunicação interna para empresa. O trabalho foi realizado através de um levantamento teórico sobre a comunicação organizacional e comunicação interna no mundo corporativo e um estudo de caso na empresa, usando o método qualitativo por meio de entrevistas individuais e o método quantitativo por meio de uma pesquisa interna.

Palavras-chave: Comunicação interna; relacionamento; engajamento.


Luciana de Oliveira • Ângela Salgueiro Marques
Universidade Federal de Minas Gerais

A imagem de organizações públicas e o sentido de público no discurso de charges sobre Belo Monte: Entrecruzamentos entre o organizacional e o social [download]

Resumo: Nesse artigo discutiremos o papel do humor como recurso na construção de discursos sociais sobre as organizações públicas no que se refere à sua imagem bem como a formação de visões sobre o que é público a partir da análise de um conjunto de charges que satirizam a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Para tanto, buscamos subsídios no realismo grotesco bem como na discussão sobre o papel do riso na mediação de relações de poder assimétricas. Amparadas teórica e metodologicamente nesse quadro, procedemos à análise das charges buscando desvendar sua “superfície enigmática” ao relacioná-las com dados contextuais em vários níveis e planos. À maneira de um círculo hermenêutico, o percurso metodológico busca situar os principais pontos da disputa político-simbólica em torno da construção da Usina.

Palavras-chave: Humor; Charges; Organizações Públicas; Público; Usina de Belo Monte


Luiz Peres Neto
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM / SP

O ethos discursivo de instituições e órgãos públicos brasileiros sobre a questão da sustentabilidade [download]

Resumo: Sem lugar a dúvidas, a questão da sustentabilidade tem se mostrado um tema constante na agenda pública. Com efeito, trata-se de uma temática presente em diversos setores da economia e da sociedade. As instituições e órgão públicos brasileiros paulatinamente também estão incorporando medidas e ações “sustentáveis”, fomentadas em grande medida pela Agenda Ambiental (A3P), do Ministério do Meio Ambiente. Nesse sentido, o presente trabalho propõe analisar uma amostra de 10 discursos de órgãos e instituições públicas brasileiras, tendo como foco o ethos dos mesmos. A partir dos pressupostos dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) verificamos a estratégia de enunciação presente nos discursos públicos estudados e analisamos a inter-relação desses discursos enquanto a práticas sociais que buscam fomentar determinadas mudanças sociais.

Palavras-chave: Sustentabilidade, estudos críticos do discurso, comunicação pública

 

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