Apresentação     Programação     Mesas Temáticas     Iniciação Científica     Informações Gerais     Como Citar     Fotos     Contato

Índice de autores [P]

Patricia Morais de Azevedo
Universidade Federal da Paraíba

A comunicação na visão dos gestores das micro e pequenas empresas de João Pessoa [download]

Resumo: O presente artigo visa refletir sobre a visão da comunicação apontada pelos gestores das micro e pequenas empresas que foram pesquisadas durante a realização do Projeto de Extensão da UFPB: Consultoria de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas, em parceria com os projetos finalísticos do Sebrae, em João Pessoa. Para isto, fizemos uso do método exploratório descritivo e da pesquisa de opinião, realizada junto aos gestores de 36 micro empresas, além da pesquisa bibliográfica na qual embasamos nossos argumentos. A partir dos resultados apontados na pesquisa almejamos demonstrar que a comunicação vai muito além da comunicação mercadológica como entendem os empreendedores.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Micro e Pequenas Empresas; Consultoria de Comunicação.


Paulo Henrique Soares • Rozália Del Gáudio
MBA Aberje - C&A / Vale - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

A Comunicação Interna e a construção da reputação em empresas globais: Abordagens teóricas e práticas complexas [download]

Resumo: Nesse artigo discutimos a evolução da comunicação no contexto das organizações, com foco especial na comunicação orientada para o público interno, e sua importância para a reputação de empresas globais. A partir de revisão bibliográfica sobre o tema, apresentamos alguns desafios com os quais profissionais que atuam na área se deparam, buscando contribuir para a reflexão sobre o tema e pontuar questões teóricas – e práticas – para discussão.

Palavras-chave: Comunicação Interna; Alinhamento; Reputação; Empresas Globais.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z