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Mesas Temáticas

Coordenação: Márcio Simeone Henriques (UFMG)

O objetivo das Mesas Temáticas é incentivar relatos científicos de pesquisa, com reflexões sobre os mais diversos temas relevantes para a área de concentração, a partir de investigações de cunho teórico e prático. Assim, constitui-se em espaço para pensar no campo de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, a partir de trabalhos de vanguarda que fortaleçam e sustentem novas concepções para a área, sob a perspectiva de diferentes eixos temáticos.

As Mesas Temáticas pretendem ser um elemento catalisador dos debates e motivador e disseminador de pesquisa. Dessa maneira, a Associação cumpre seu papel no sentido de provocar/fomentar a pesquisa na área, bem como de promover intensa discussão junto à comunidade acadêmica para que se traduza em avanços científicos que possam orientar a teoria e a prática das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional.

  Dia 05.05.2011 • 15h às 18h • Local: FAPCOM

Sessão 1 – Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacional (I)
Coordenação: Cleusa M. A. Scroferneker (PUC-RS) - scrofer@pucrs.br

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Andréia Arruda Barbosa
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Outras Possibilidades de Comunicação Organizacional Face à Complexidade: A Memória Institucional do Exército Brasileiro [artigo em PDF]

Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do estudo de caso realizado no Exército Brasileiro a respeito das práticas de Memória Institucional que desenvolve, a partir da percepção desta temática como possibilidade de Comunicação Organizacional para (re) construir relacionamentos de valor com seus públicos de interesse. As conclusões possíveis a que chegamos a respeito deste objeto ratificam o caráter identitário dessas práticas, bem como a profunda relação existente entre Comunicação Organizacional, Cultura Organizacional e Memória Institucional.

Palavras-chave: Memória Institucional; Comunicação Organizacional; Pertencimento.

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Rodrigo Silveira Cogo
Paulo Nassar
Universidade de São Paulo

Comunicação e memória organizacional: o poder da contação de histórias [artigo em PDF]

Resumo: Contar e ouvir contar histórias vêm sendo, desde a Antigüidade e numa vasta abrangência de tipos de público e situações, um dos mais efetivos meios de garantir atratividade, compreensão e retenção de conteúdos. Em tempo de atenção difusa, dada a variedade de fontes emissoras e a própria sobrecarga informativa decorrente, além do próprio caráter multitarefa dos indivíduos, é importante para as organizações encontrarem formatos atualizados e geradores de confiança para intercambiar mensagens com seus interlocutores. Como potencializador desta opção estratégica, postula-se aqui o emprego do storytelling.

Palavras-chave: comunicação organizacional; relações públicas; memória organizacional; narrativa organizacional; storytelling

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Claudia Nociolini Rebechi
Universidade de São Paulo

A gênese da atividade de comunicação em organizações brasileiras: um estudo a partir do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) [artigo em PDF]

Resumo: O propósito principal deste artigo é apresentar apontamentos sobre nossa investigação de doutorado quanto à constituição da atividade de comunicação em organizações a partir de documentação produzida pelo Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) no período das décadas de 1930 a 1960 no Brasil. O IDORT, no contexto histórico sobre o desenvolvimento da atividade de comunicação em organizações brasileiras, aparece como expressivo agente interessado em comunicação nas relações de trabalho.

Palavras-chave: comunicação; organização; trabalho; IDORT.

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Carolina Nalon Silveira
Raul Mourão Ruela

Universidade Federal de Juiz de Fora

Avaliação e mensuração na assessoria de comunicação: o clipping em xeque na Universidade Federal de Juiz de Fora [artigo em PDF]

Resumo: Avaliar os esforços em comunicação organizacional se tornou um desafio para os profissionais da área, que buscam modelos adaptáveis a rotina e aos aspectos subjetivos intrínsecos às atividades de comunicação nas empresas e instituições públicas. Através de uma revisão bibliográfica, este trabalho evidencia a importância do planejamento, da medição de resultados e, em última instância, da avaliação dos relacionamentos entre a organização e seus públicos. Dentre as formas de mensuração consideradas, decidiu-se colocar em discussão a eficiência dos tradicionais modelos de clipping largamente utilizados pelas assessorias de comunicação, elucidando como exemplo aquele adotado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Clipping; Avaliação; Assessoria; Universidade

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Sessão 2 – Relações comunitárias e responsabilidade social
Coordenação: Ana Lúcia Coelho Romero Novelli (UCB) - novelli@senado.gov.br

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Ivone de Lourdes Oliveira
Fábia Pereira Lima
Luisa da Silva Monteiro

Mediação do comunicador organizacional com comunidades: um olhar ampliado sob o exercício profissional [artigo em PDF]

Resumo: O artigo traz reflexões sobre a mediação promovida pelo profissional de comunicação de uma organização, quando atua na relação com comunidades. A partir da análise de dados de pesquisa empírica realizada com financiamento do CNPq, o texto aponta os limites impostos pela dinâmica de seu trabalho, bem como defende uma abordagem em que são valorizados aspectos subjetivos que podem reconfigurar sua atuação.

Palavras-chave: mediação, profissional de comunicação, organização, análise crítica do discurso.

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Isaura Mourão
Jaqueline Morelo
Centro Universitário Newton Paiva

A Construção de Parcerias através do Diálogo Social: uma análise da relação Veracel Celulose e comunidades autóctones do Sul da Bahia [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho objetiva compreender o relacionamento entre a Veracel Celulose e comunidades autóctones do Sul da Bahia, a partir da instalação da indústria na região, em 2005. Para isso, investiga como ocorre a comunicação entre os diferentes atores sociais, considerando-se a diversidade cultural e os diferentes interesses envolvidos. O estudo de caso utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação participante e entrevistas semi-estruturadas com lideranças empresariais e comunitárias. Conclui que, somente a partir do diálogo efetivo, pode-se compreender e respeitar a diversidade e construir um modelo de relacionamento que contribua para o desenvolvimento social das comunidades.

Palavras-chave: comunicação organizacional; diálogo social; redes sociais.

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Janaina Visibeli Barros
Universidade do Estado de Minas Gerais

A Comunicação Social no Embate das Práticas de Responsabilidade Socioambiental [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo faz a reflexão sobre as práticas de comunicação nas ações de responsabilidade socioambiental das empresas. Com base em pesquisa realizada na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, com os públicos que dialogam com as ações empreendidas nesta área por uma corporação multinacional, que tem uma unidade no município, discutir-se-á se as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental empreendidas por empresas junto a trabalhadores e comunidades geram transformação ou manutenção do status quo.

Palavras-chave: Comunicação, responsabilidade socioambiental; hegemonia.

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Luciana de Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais

As Redes da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e na Argentina [artigo em PDF]

Resumo: Em pesquisa sobre a RSE no Brasil e Argentina, vimos uma enorme disparidade no enraizamento do tema em cada país. A hipótese da pesquisa, da qual se origina o presente artigo, é a de que o grande êxito do movimento pela RSE no Brasil e o fraco desenvolvimento na Argentina deve-se à presença de uma disputa hegemônica – observável em dinâmicas comunicacionais – entre certos segmentos das elites empresariais em torno do sentido da RSE, presente no caso brasileiro e ausente no argentino. Neste artigo pretende-se discutir o conceito de disputa hegemônica – evidenciando o conflito como relação social fundamental à configuração das topografias de rede dos movimentos de promoção da RSE nos dois países. Tal entendimento é chave para profissionais e pesquisadores que atuam na área de comunicação organizacional.

Palavras-Chave: Responsabilidade Social Empresarial; Disputa hegemônica; Redes; Brasil; Argentina.

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Criselli Montipó
Suzana Rozendo
Universidade Federal de Santa Catarina

Jornal Boca de Rua - cidadania e transformação social a partir da comunicação comunitária
[artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo a comunicação comunitária produzida a partir do street paper Boca de Rua, de Porto Alegre. Busca-se analisar a transformação social e a afirmação da cidadania conquistada por meio do trabalho realizado por pessoas em situação de rua. Também pretende-se refletir sobre a humanização no relato que é produzido por este grupo social que divulga sua realidade com suas próprias vozes e olhares.

Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Comunitária; Transformação Social; Jornal Boca de Rua

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Sessão 3 – Discurso, imagem e identidade organizacionais
Coordenação: Luiz Carlos Assis Iasbeck (UCB) - iasbeckk@uol.com.br 

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Renato Rodrigues Martins
Universidade Estadual de Londrina

A Terceira Linguagem no Cross-cultural Marketing: em busca de uma linguagem mercadológica para o Século XXI [artigo em PDF]

Resumo: Apresenta a proposta da terceira linguagem em uma ótica transcultural, apoiada nas dimensões culturais de Hofstede, uma abordagem da comunicação mercadológica no século XXI. Nos novos e concorridos mercados internacionais as influências culturais determinam a gestão estratégica da comunicação. As organizações brasileiras que atuam nos mercados externos enfrentam a competição internacional que foca suas ações comunicacionais na produção de imagem e em produtos de valor. A terceira linguagem, ao incorporar a comunicação transcultural, pode ser utilizada como um diferencial competitivo das organizações brasileiras internacionais.

Palavras-chave: Terceira linguagem; Hofstede; transculturalidade; mercado; responsabilidade.

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Camila Krohling Colnago
Universidade Metodista de São Paulo / Universidade de Mogi das Cruzes

Da Identidade Corporativa à Imagem Institucional: Um Desafio Organizacional [artigo em PDF]

Resumo: O cenário contemporâneo, cada vez mais volátil e inconstante, desmancha os limites entre a política, a sociedade, a cultura e a economia, e desnorteia os indivíduos, colocando em dúvida e/ou alterando seus papéis, tanto social quanto organizacionalmente. No vazio que se forma, as organizações podem certamente colaborar, através do sentimento de pertencimento e auto-expressão que criam em seus colaboradores, funções de sua identidade e de sua imagem, expressadas e viabilizadas através da comunicação organizacional, que representa um importante canal de troca de informações e relacionamento entre os ambientes interno e externo das empresas, viabilizando a construção da cultura organizacional e da identidade corporativa permitindo que as organizações gerem no ambiente externo uma imagem institucional coerente e competitiva.

Palavras-Chave: Identidade corporativa; imagem institucional; comunicação organizacional

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Joyce Assis Peixoto Britto Rêgo
Universidade de São Paulo

A Reputação do Brasil [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho consiste em um estudo bibliográfico sobre a reputação do Brasil no cenário internacional. Perpassando pelo imaginário criado sobre o país pelos estrangeiros e a perpetuação da sua imagem relacionada aos estereótipos da natureza, do futebol e do samba. Além disso, trabalha-se com os conceitos de identidade, imagem, marketing de lugar e identidade competitiva. Maneira encontrada para estudar sobre a superação dos estereótipos do Brasil e possibilitar que o país seja percebido como uma nação competitiva no mercado global. Assim, chegou-se a conclusão que há muita expectativa sobre o futuro do Brasil, sendo que a sua reputação não pode se limitar à esfera do turismo nem aos seus pilares da natureza, alegria, exotismo, beleza e esporte, mas sim transcender a estes atributos de forma a diferenciar o país competitivamente no mercado global.

Palavras-Chave: Brasil; imagem; identidade; reputação.

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Rudimar Baldissera
Magno Vieira da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Organizações Comunicadas e Ethos Discursivo: Imagens de Si Ofertadas em Sites Institucionais [artigo em PDF]

Resumo: Neste trabalho, reflete-se sobre as imagens que as organizações dão de si – ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) – na perspectiva da constituição de capital e poder simbólico. Considera-se, em particular, a ideia de organização comunicada (BALDISSERA, 2009b) para estudar o discurso das organizações materializado com o intuito de gerar visibilidade para aspectos de suas identidades. Suportado em elementos da análise do discurso, analisam-se um site de uma empresa (poder privado) e de uma prefeitura municipal (poder público).

Palavras-chave: comunicação organizacional; ethos discursivo; discurso organizacional; poder simbólico; organização comunicada.

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Ana Carine García Montero
Universidade Federal de Santa Catarina

As imagens da comunicação organizacional nos documentos oficiais da UFSC [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo realiza uma leitura dos documentos oficiais da Universidade Federal de Santa Catarina a partir de imagens organizacionais. Estrutura em três partes: a partir do paradigma da complexidade de Edgar Morin é construído o complexus comunicação-organização; tomando como base duas metáforas de Gareth Morgan, são elaboradas as imagens - orgânica e mecanicista - do complexus comunicação-organização; é realizada uma leitura dos Documentos Oficiais da UFSC. O texto que ora se apresenta materializa a intenção da autora de tecer com os seus leitores uma comunicação educativa sobre as imagens de comunicação que transitam na tessitura organizacional. O estudo resulta da pesquisa 'O estado atual da comunicação organizacional da UFSC', que está em desenvolvimento na Seção de Apoio ao Sistema de Comunicação Educativa/Agecom.

Palavras-Chave: Comunicação organizacional; documentos oficiais; complexus comunicação-organização;

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Sessão 4 – Comunicação organizacional sob o impacto das mídias digitais e das redes sociais (I)
Coordenação: Eugênia Mariano da Rocha Barichello (UFSM) - eugeniabarichello@gmail.com

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Carolina Frazon Terra

O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo objetiva entender como os usuários de mídias sociais veem a atuação das organizações nas mídias sociais, em que momentos se relacionam com estas, que boas práticas apontam e que finalidades de uso são as mais comuns, de acordo com os resultados da sondagem eletrônica exclusiva para o Abrapcorp 2011 feita entre os dias 26 e 31/01/2011. Também visa apresentar a percepção geral dos usuários de mídias sociais em relação à presença das organizações nestes ambientes. Toda a sondagem está embasada em autores que trabalham o tema das redes sociais on-line e da comunicação organizacional.

Palavras-Chave: usuários de mídia social, mídias sociais, redes sociais on-line, comunicação organizacional, relações públicas.

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Vanessa Bueno Mol

Midiatização Empresarial: visibilidade x controle nas redes sociais na Internet [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo propõe-se a refletir sobre a midiatização, a partir de um contexto específico, o das organizações. Da mesma maneira que a sociedade tem sido influenciada pelos padrões midiáticos, as organizações têm sucumbido à lógica da mídia, interessadas especialmente em obter visibilidade para se legitimarem. Dessa combinação, surge a chamada midiatização empresarial. Apresentado por Lima (2009) como resultado de uma simbiose, esse fenômeno também ostenta conflitos quando se considera um dos traços mais característicos do campo organizacional: a busca pela gestão/controle. Alguns desses conflitos têm se materializado nas chamadas redes sociais na Internet, conforme exemplos apresentados neste trabalho.

Palavras-Chave: Midiatização. Organizações. Redes sociais.

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Lidiane Ferreira Sant'Ana
PUC Minas

Análise de Redes Sociais como Metodologia para a Comunicação no Contexto das Organizações [artigo em PDF]

Resumo: A Análise de Redes Sociais (ARS) possibilita abordar a comunicação no contexto das organizações sob o prisma relacional e processual. Este artigo discute a utilização desta metodologia e apresenta uma pesquisa feita para avaliar as relações estabelecidas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), a partir do atendimento presencial oferecido ao cidadão. Apesar de analisarem um novo método de atendimento que se propõe mais democrático, os dados indicam grande concentração de informações nos líderes formais e a existência de barreiras que dificultam o diálogo entre a rede interna e externa à PBH.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais (ARS); metodologia de pesquisa; comunicação no contexto das organizações.

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Tiago Mainieri
Eva Ribeiro

Universidade Federal de Goiás

As implicações das mídias sociais na comunicação organizacional [artigo em PDF]

Resumo: O artigo apresenta a comunicação organizacional no contexto das mídias sociais. As implicações das tecnologias no ambiente organizacional refletem as transformações da sociedade. Com as possibilidades das mídias sociais para a comunicação organizacional ampliam-se as discussões sobre uma nova lógica comunicacional. Para refletirmos a possibilidade de reconfiguração da comunicação organizacional diante desse cenário, cabe entendermos o que significam novas formas de pensar e fazer a comunicação.

Palavras-Chave: mídias sociais; comunicação organizacional; tecnologias.

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Sessão 5 – Comunicação, mudança organizacional e gerenciamento de crises
Coordenação: Claudia Peixoto de Moura (PUC-RS) - cpmoura@pucrs.br

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Patrícia Brito Teixeira
Faculdade Cásper Líbero

Sociedade do Risco na Sociedade da Informação: Gestão e Gerenciamento de crise nas redes sociais [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de como se constroi a gestão e gerenciamento de crise em redes sociais. Trata-se de uma abordagem que se insere no campo de estudos da comunicação organizacional, com destaque para os impasses vivenciados pelas organizações inseridas na sociedade da informação e do risco. Os riscos, somados às incertezas geradas pela globalização e pela velocidade de difusão das informações podem gerar crises de grande proporção, ameaçando a imagem e a reputação de empresas que atualmente se configuram também por meio da comunicação online. Este artigo mostra a importância da elaboração de um plano de gestão e gerenciamento de crise para a Web e a adoção de uma comunicação digital, alinhada ao plano de comunicação corporativa global.

Palavras-chaves: comunicação organizacional; gestão e gerenciamento de crises, comunicação digital; sociedade do risco; sociedade da informação.

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Anely Ribeiro
Universidade Federal do Paraná

Teoria da polidez lingüística no discurso da comunicação organizacional em situação de crise: Caso TAM 2007 [artigo em PDF]

Resumo: O trabalho relata parte da investigação realizada no doutorado, cujo tema é a interface da pragmática, com foco na teoria da polidez lingüística em Brown e Levinson (1987) no processo da comunicação organizacional, em situação de crise. Trata-se de pesquisa de cunho exploratório bibliográfico sobre teorias advindas dos estudos lingüísticos que contribuem no desenvolvimento das pesquisas sobre/na comunicação, em específico no campo da comunicação organizacional. Utilizamos a pesquisa documental para a aplicação empírica da teoria da polidez lingüística na análise de enunciados dos falantes organizacionais (representantes legitimados das organizações), via mídia impressa nacional on-line, envolvidos na situação de crise - acidente aéreo do Airbus A-320 TAM - em 2007.

Palavras-chave: polidez lingüística; crise; comunicação organizacional; pesquisa documental.

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Claudio Cardoso
Universidade Federal da Bahia / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional
Márcio Polidoro
Odebrecht S.A. / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional

Gestão do Risco da Imagem Institucional [artigo em PDF]

Resumo: Este ensaio analisa alguns aspectos que motivam organizações habituadas com abordagens preventivas de gestão de risco a não adotarem, de forma sistemática, medidas para gerenciar riscos com a imagem institucional. Pretende-se lançar luz sobre uma antiga questão que confronta profissionais de comunicação corporativa e executivos responsáveis pela liberação de recursos em torno dos argumentos de investimento versus custos com a comunicação. Argumenta-se a necessidade do desenvolvimento de uma metodologia capaz de sistematizar a gestão do risco da imagem, acompanhada de uma série de mudanças de paradigmas adotados nas atuais práticas de comunicação nas organizações.

Palavras-chave: Imagem institucional, gestão de risco, reputação, confiança, comunicação organizacional.

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Adriana Machado Casali
Universidade Federal do Paraná

Comunicação em Estratégias de Fusões e Aquisições: Abordagens Funcionalistas e Interpretativas [artigo em PDF]

Resumo: No atual ambiente competitivo fusões e aquisições são estratégias recorrentes. A literatura sobre o tema enfatiza a importância da comunicação nesta forma particular de mudança organizacional. No entanto, a comunicação ganha contornos distintos conforme a maneira pela qual é abordada. Este artigo tem por objetivo de apresentar uma concisa revisão de literatura sobre as análises funcionalistas e interpretativas da comunicação em processos de fusão e aquisição. Para tanto, são expostas definições e conceitos básicos destas estratégias e são discutidas como as perspectivas funcionalista e interpretativa abordam a comunicação nestas operações. Por fim são tecidas considerações finais que contrapõem as duas abordagens e apontam a necessidade de integração destas perspectivas para uma compreensão mais abrangente da comunicação em estratégias de fusão e aquisição.

Palavras-chave: Comunicação organizacional; Fusões e aquisições; Abordagens funcionalista e interpretativa

  Dia 06.05.2011 • 15h às 18h • Local: FAPCOM

Sessão 1 – Relações Públicas: formação, conceitos e práticas
Coordenação: Maria Aparecida Ferrari (USP) – maferrar@usp.br

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Karla Maria Müller
Juliana Picoral Solano
PPGCOM/ FABICO/ UFRGS

Contribuições das Relações Públicas nos Processos de Fusão e Aquisição Empresarial
[artigo em PDF]

Resumo: Ao identificar as principais dificuldades e desafios enfrentados no processo de Concentração Empresarial, traçamos um paralelo entre as atividades tidas como essenciais para o sucesso da integração entre organizações de diferentes culturas e a função estratégica das Relações Públicas dentro destas instituições. À luz da teoria, o paper traz para discussão possíveis contribuições desta área da comunicação nas Fusões e Aquisições, processo que vem dominando o cenário econômico mundial e nacional nos últimos anos.

Palavras-chave: Relações Públicas - Concentração de Empresas - Fusões e Aquisições - Cultura Organizacional

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Celsi Brönstrup Silvestrin
Universidade Federal do Paraná
Denise Werneck
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Relações Públicas no Setor Cultural [artigo em PDF]

Resumo: O principal objetivo deste artigo é contribuir com dados e reflexões sobre a atuação de relações públicas na área da cultura. Partimos de uma exposição sobre as formas como a cultura tem sido interpretada nos dias de hoje, enfatizando em seguida os principais aspectos do cenário da cultura no Brasil, avançando finalmente para algumas perspectivas de trabalho. As autoras entendem a discussão como um tema relevante, diante da importância da cultura para a sociedade e sua relação com a comunicação.

Palavras-Chave: Relações Públicas; Setor Cultural; Gestor Cultural.

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Marcello Chamusca
Márcia Carvalhal
Instituto Federal da Bahia / Faculdade Batista Brasileira (FBB)

Relações Públicas e Mobilidade no contexto da cidade contemporânea [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre as transformações pelas quais têm passado a comunicação organizacional e as relações públicas no contexto das cidades contemporâneas, a partir de dados de uma pesquisa que investigou o uso das tecnologias móveis digitais por 1.230 usuários da rede, em todo o Brasil. Parte-se do pressuposto de que a conjunção da mobilidade física e informacional configura-se não apenas como tendência para os planejamentos da área nos próximos anos, mas também como conceito central para investigação e aprofundamento da comunidade acadêmica, uma vez que, ao potencializar o processo de comunicação entre pessoas enquanto essas estão em movimento, o advento da mobilidade pode fomentar novas necessidades comunicacionais e administrativas, no que tange o relacionamento das organizações com os seus públicos de interesse.

Palavras-chave: Comunicação Urbana; Mobilidade; Relações Públicas; Cibercidade Contemporânea.

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Josilene Ribeiro de Oliveira
Jamile Miriã Fernandes Paiva
Universidade Federal da Paraíba

Mídias digitais aplicadas ao ensino de Relações Públicas: contribuição de uma comunidade virtual de aprendizagem [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho discute a contribuição de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) na formação de Relações Públicas, a partir de um estudo de caso sobre o "Laboratório de práticas em Relações Públicas", projeto criado por professores da habilitação Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Busca-se entender como a interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) contribui para o aprendizado e em que medida influi sobre o desempenho individual dos discentes de relações públicas, além de saber como eles avaliam as atividades realizadas dentro da CVA. O embasamento teórico contempla conceitos e filosofias norteadoras da formação de comunidades de aprendizagem on-line, a legislação e as diretrizes do ensino de relações públicas no Brasil. As pesquisas quantitativa e qualitativa, realizadas ao longo do ano letivo de 2010, com os alunos participantes do projeto, apontam uma contribuição relevante das mídias digitais na formação do profissional gestor da comunicação organizacional.

Palavras-chave: Mídias digitais; Ensino; Relações Públicas; Pesquisa; Comunidade virtual de aprendizagem.

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Sessão 2 – Comunicação pública, governamental e mobilização política
Coordenação: Ana Lúcia Coelho Romero Novelli (UCB) - novelli@senado.gov.br

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Célia M. Retz G. Santos
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru
Maria Eugênia Porém
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru e Faculdades Integradas de Bauru – FIB

Comunicação Pública e Política: Desafios Contemporâneos do Relações Públicas [artigo em PDF]

Resumo: O estudo teve como problemática inicial o resultado apresentado na última eleição para deputados federal e estadual em Bauru, visto que a cidade não conseguiu eleger representantes para a região, mesmo tendo 250 mil eleitores. O foco foi discutir a atuação das Relações Públicas na manutenção da rede de relacionamentos dos envolvidos numa campanha de comunicação elaborada para tentar influir - pelos canais e redes de comunicação – nesta situação multicultural que são as eleições a deputados. O desafio foi ampliar a participação dos diferentes segmentos no processo eleitoral revitalizando o interesse publico e garantindo que as necessidades coletivas não estivessem atreladas a interesses particularistas, utilizando-se de consultas junto aos eleitores.

Palavras-chave: Comunicação; eleição; opinião pública; voto; relações públicas

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Frederico da Cruz Vieira de Souza
Universidade Federal de Minas Gerais

Título: Públicos e Redes em Contextos de Mobilização Social [artigo em PDF]

Resumo: O artigo aborda as correlações entre as interações de públicos em rede com os movimentos de caráter mobilizador, privilegiando a análise do campo de ação da Comunicação, a partir da formação e articulação de relacionamentos entre sujeitos. Procura apontar caminhos de investigação do processo de coletivização de causas de interesse público no espaço virtual, com destaque para conceitos vinculados à Mobilização Social. Em particular, toma como exemplo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, por meio da comunidade "Campanha Ficha Limpa", presente no Facebook; considerando a experiência vivida pelos integrantes dessa comunidade como um dos referenciais para reflexão sobre o tema.

Palavras-Chave: Públicos; Redes; Coletivização; Mobilização

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Luiz Carlos Assis Iasbeck
Silvia Regina dos Santos Coelho
UCB/DF

Representatividade em ouvidorias públicas: Uma abordagem semiótica [artigo em PDF]

Resumo: As relações que as ouvidorias públicas estabelecem com seus diversos públicos (cidadãos) nos levam a caracterizá-la não apenas como mediadora de reivindicações e interesses, mas, sobretudo, como um lugar de produção de sentidos e de ressignificações. Por isso, o instituto da Ouvidoria é aqui estudado como uma instância semiótica a serviços da gestão dos vínculos, principalmente no setor público, onde a coincidência de interesses, mais do que um exercício de negociação, identifica-se politicamente com a própria natureza do serviço público.

Palavras-chave: Ouvidoria, Semiótica, Serviço Público.

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Antonio Teixeira de Barros
Cristiane Brum Bernardes

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados

Usos do conteúdo do Jornal da Câmara pelas prefeituras, câmaras municipais e assembléias legislativas [artigo em PDF]

Resumo: Analisa o uso do conteúdo informativo do Jornal da Câmara (JORCD), periódico da Câmara dos Deputados, pelas instituições políticas que constituem os públicos externos preferenciais do veículo: as câmaras municipais, as prefeituras e as assembléias legislativas estaduais/distrital. O estudo é baseado em dados obtidos por meio de pesquisa com amostragem de 10% das 5.560 câmaras e prefeituras e a totalidade das 27 assembléias. A coleta de dados foi realizada por telefone, no período de 5 de abril a 30 de junho de 2010, pelo Serviço 0800 da Câmara dos Deputados. Foi utilizada amostra probabilística aleatória simples com reposição. Uma das questões centrais da pesquisa é se as notícias que o Jornal da Câmara publica têm utilidade para o trabalho legislativo da instituição.

Palavras-chave: Mídias legislativas; instituições políticas; públicos do Jornal da Câmara; Parlamento; opinião pública.

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Sessão 3 – Comunicação organizacional sob o impacto das mídias digitais e das redes sociais (II)
Coordenação: Eugênia Mariano da Rocha Barichello (UFSM) - eugeniabarichello@gmail.com

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Fernanda de Oliveira Silva Bastos
PUC Minas / Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Fábia Pereira Lima
Universidade de São Paulo / PUC Minas
Rodrigo César S. Neiva
PUC Minas / Centro Universitário UNA

A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional
[artigo em PDF]

Resumo: A internet e as redes sociais vem alterando a forma do fazer comunicacional no contexto das organizações, possibilitando aos envolvidos no processo comunicativo produzir mensagens colaborativamente e compartilhar conteúdos. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de analisar a comunicação no contexto contemporâneo, considerando a introdução das redes sociais e das ferramentas da Web 2.0, tendo como base de análise o paradigma relacional. Além disso, visa apresentar os desafios e as possibilidades que se colocam para as organizações com a utilização cada vez maior destas novas tecnologias, bem como refletir acerca do surgimento de novas formas de relacionamento que desafiam teóricos e profissionais da comunicação no contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação no contexto organizacional; Web 2.0; Paradigma relacional.

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Vanessa Matos dos Santos
Sonia Aparecida Cabestré
Erika de Moraes

A comunicação na era das Redes Sociais: aproximações teóricas [artigo em PDF]

Resumo: O progresso da tecnologia digital trouxe modificações que repercutem em todos os campos da vida cotidiana e na organização das atividades humanas. Neste início de século, o homem tem explorado cada vez mais a Internet, que põe em cheque diferentes perspectivas, tais como a noção de comunidade, identidade e cultura. Mesmo levando em consideração esse contexto, a aprendizagem com a utilização das possibilidades das redes sociais ainda é muito tímida. O propósito deste artigo é retomar a discussão sobre as tecnologias digitais sob a perspectiva das redes sociais. Não se pode negar o papel representado pelas tecnologias interativas, uma vez que através de sua utilização disponibilizam informações de e para diferentes áreas e setores nas organizações. Ressalta-se, que uma das principais características das TIC é a de diminuírem a "distância" entre o ser humano e aquilo que lhe pode ser extremamente valioso: a informação. Isto posto, são abordados os fundamentos referentes à globalização, tecnologias interativas, redes sociais e a comunicação nesse contexto.

Palavras-chave: Comunicação. Redes Sociais. Internet. Educação.

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Rosane Rosa
Raquel Russel

O Desafio das Organizações nas Redes Sociais: Um olhar no Ttwitter da Natura, da Vivo e do Submarino [artigo em PDF]

Resumo: As organizações estão aprendendo a utilizar as redes sociais. Nesta prática, muitas já perceberam que interagir de forma ética, transparente, responsável, estratégica e eficaz, agrega resultados positivos à imagem e ao relacionamento com os públicos. Além disso, uma administração estratégica desse "banco de dados" pode, por exemplo, identificar tendências, in/satisfações e prevenir conflitos, transformando ameaças em oportunidades de participação e inovação. Diante desta diversidade de experimentações, assertivas ou equivocadas, muitas reputações organizacionais estão sendo construídas e outras destruídas. A análise da comunicação organizacional nos Twitter da Natura, Submarino e Vivo evidenciou que estas organizações priorizam o uso para fins de propaganda e promoção, ou seja, um modelo de comunicação assimétrica e de mão única.

Palavras-chave: comunicação organizacional; redes sociais; twitter

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Rosângela Florczak
PUCRS

Redes sociais na internet: a imposição do diálogo e o horizonte da incomunicação nas organizações educacionais [artigo em PDF]

Resumo: As organizações educacionais, concebidas como espaços de educação formal e configuradas na modernidade a partir do modelo burocrático baseado na hierarquização e na autoridade instituída, enfrentam, com dificuldade, as mudanças impostas pelo tempo vivido. A comunicação com os principais sujeitos que protagonizam o processo educacional é uma das evidências de impasse. A organização desses sujeitos em redes sociais e a potencialização da expressão por meio das redes sociais na internet trazem à tona o confronto entre a necessidade de diálogo e o modelo comunicacional de transmissão unilateral que prevalece em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. O horizonte da incomunicação (WOLTON, 2006, 2010) produz impactos que pressionam pela mudança nos parâmetros comunicacionais.

Palavras-chave: comunicação; incomunicação; educação; escolas; universidades

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Sessão 4 – Comunicação e cultura organizacional
Coordenação: Valéria de Fátima Raimundo (UFMG) - vraymundo@gmail.com

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Marlene Marchiori
Universidade Estadual de Londrina
Wilma Vilaça

Centro Universitário de Belo Horizonte

Cultura Organizacional e Comunicação nas Organizações Contemporâneas: Temas Imbricados ou Desarticulados? [artigo em PDF]

Resumo: As organizações têm as interações sociais como fator preponderante para a formação de sua estrutura e desenvolvimento de seus processos. Os indivíduos tecem suas relações e a partir delas evidenciam entendimentos comuns para o grupo. Esse relacionamento é constituído por um processo de constante produção de significados (cultura) por meio da interação social (comunicação). Os relatos da pesquisa realizada em duas organizações do setor gráfico tiveram como objetivo entender a cultura e a comunicação presentes em cada um dos ambientes organizacionais estudados. A conclusão, sob a luz da construção teórica, destaca uma discrepância entre a discussão promovida na academia e o fazer organizacional, embora as organizações pesquisadas estejam em diferentes estágios na construção de seus processos comunicacionais.

Palavras-chave: comunicação; cultura; imbricamento entre cultura e comunicação.

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Sueli Yngaunis
Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

O duplo-vínculo e triângulo perverso na dinâmica relacional das organizações [artigo em PDF]

Resumo: A proposta desse artigo é refletir sobre a organização enquanto espaço de construção da identidade do indivíduo e sua permanente luta pela conquista do reconhecimento. Sendo esta "luta" um esforço individual de adaptação ao sistema, cujas conseqüências podem gerar padrões comportamentais (individuais e organizacionais) que venham a "bloquear" qualquer tentativa de mudança no sistema organizacional, e frustrar qualquer ação de comunicação que tenha como objetivo intervir no ambiente organizacional. Para auxiliar no processo de compreensão das forças internas, oriundas do comportamento individual em resposta ao ambiente e da dinâmica organizacional, serão elencados alguns princípios dos fundamentos da terapia familiar que concentram seus postulados nos padrões de interação existentes entre os membros do grupo familiar, e que neste artigo refletiremos sobre o grupo organizacional.

Palavras-chave: Organização, identidade organizacional, comunicação organizacional, indivíduo e duplo-vínculo.

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Maria Sóter Vargas
PUC Minas

Comunicação Interna Organizacional: tramas, tessituras e mediações tecnológicas [artigo em PDF]

Resumo: A partir da perspectiva da comunicação interna organizacional, o objetivo deste artigo é discutir como as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs - impactaram as relações sociais no ambiente interno das organizações, originando uma nova forma de sociabilidade. O texto aborda questões que evidenciam as interações de não presença e as interlocuções virtuais no contexto organizacional, visando compreender a comunicação interna como um processo relacional e estratégico de resultados.

Palavras-chaves: Comunicação interna organizacional; mediações tecnológicas; intrerações virtuais; sociabilidade.

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Marlene Branca Sólio
Universidade de Caxias do Sul - UCS

Colaborador: conceito e preconceito [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho – que decorre de pesquisa cujo enfoque central é a questão da Responsabilidade Social Empresarial como fator fundante para a sobrevivência da sociedade contemporânea –, inicia uma análise do termo colaborador, que, principalmente a partir da década de 70 do século XX, tende a substituir os termos operário/empregado. A discussão que buscamos iniciar quer mostrar que existe, por trás dessa substituição aparentemente ingênua e teoricamente mesmo justificável, o objetivo de encobrir uma lógica perversa de exploração da força de trabalho, o que se traduz, em nossa opinião, em verdadeira falácia.

Palavras-chave: Colaborador; responsabilidade social empresarial; organizações; capitalismo.

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Sessão 5 – Processos, políticas e estratégias de comunicação organizacional (I)
Coordenação: Cleusa M. A. Scroferneker (PUC-RS) - scrofer@pucrs.br

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Juliana Fedak Sabbatini
Universidade de São Paulo

Comunicação organizacional e governança corporativa: uma intersecção possível? [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da tese de doutorado, que investigou uma possível correlação entre as áreas de comunicação organizacional e governança corporativa, tendo como pano de fundo um cenário de profundas transformações do final do século XX. Este estudo buscou defender duas hipóteses principais, sendo elas: (1) que existe uma correlação positiva entre essas duas áreas no universo empresarial, defendendo que processos de comunicação mais transparentes, colaborativos e integrados são determinantes na construção de boas práticas de governança corporativa e (2) que tal intersecção permite uma maior adaptação das empresas às profundas transformações, podendo resultar inclusive numa melhor performance das mesmas.

Palavras-Chave: Comunicação Organizacional; governança corporativa; empresas; reputação

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Lidiane Amorim

Dialogismos da Comunicação Organizacional: entre a academia e o mercado [artigo em PDF]

Resumo: Inúmeras pesquisas têm demonstrado o quanto a compreensão da comunicação nas organizações como uma área estratégica, complexa e sistêmica tem superado a visão instrumental e linear que preponderou até meados dos anos 80. Contudo, até que ponto esse olhar contemporâneo encontra lugar no mercado? As organizações, de fato, a percebem dessa maneira ou ainda esse olhar está apenas nos discursos? A intenção deste texto é problematizar essas questões e apontar caminhos para refletirmos se o avanço no campo teórico, no que tange ao entendimento da comunicação, encontra eco no mercado ou permanece em entre-lugares e não-lugares nos espaços organizacionais.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Organizações, Lugarização

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Chirles Virgínia A de Oliveira
ESPM / Uninove

O Discurso da Responsabilidade Social na Estratégia Corporativa e a Interatividade na Plataforma Digital Comunidade Banco do Planeta [artigo em PDF]

Resumo: O fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da responsabilidade social, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009).

Palavras-chave: comunicação e consumo; cibercultura; responsabilidade social; marca institucional.

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Tassiara Baldissera Camatti
Universidade de Caxias do Sul
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mapeamento como Estratégia de Construção da Comunicação Organizacional [artigo em PDF]

Resumo: A proposta deste artigo é refletir como o mapeamento de processos, uma prática comum das escolas de administração e gestão da produção, pode contribuir para a construção de cenários e identificação de possíveis estratégias para a ação e direcionamento da comunicação organizacional. Partindo da base teórica que fundamenta a importância do pensamento sistêmico, busca-se ampliar a análise com a pesquisa exploratória realizada em uma Instituição de Ensino Superior que objetivou mapear os relacionamentos existentes para a implantação da Ouvidoria Institucional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional; Mapeamento de Processos; Estratégia; Pensamento Sistêmico.

 

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