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Lidiane Amorim

Dialogismos da Comunicação Organizacional: entre a academia e o mercado [artigo em PDF]

Resumo: Inúmeras pesquisas têm demonstrado o quanto a compreensão da comunicação nas organizações como uma área estratégica, complexa e sistêmica tem superado a visão instrumental e linear que preponderou até meados dos anos 80. Contudo, até que ponto esse olhar contemporâneo encontra lugar no mercado? As organizações, de fato, a percebem dessa maneira ou ainda esse olhar está apenas nos discursos? A intenção deste texto é problematizar essas questões e apontar caminhos para refletirmos se o avanço no campo teórico, no que tange ao entendimento da comunicação, encontra eco no mercado ou permanece em entre-lugares e não-lugares nos espaços organizacionais.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Organizações, Lugarização

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Lidiane Ferreira Sant'Ana
PUC Minas

Análise de Redes Sociais como Metodologia para a Comunicação no Contexto das Organizações [artigo em PDF]

Resumo: A Análise de Redes Sociais (ARS) possibilita abordar a comunicação no contexto das organizações sob o prisma relacional e processual. Este artigo discute a utilização desta metodologia e apresenta uma pesquisa feita para avaliar as relações estabelecidas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH), a partir do atendimento presencial oferecido ao cidadão. Apesar de analisarem um novo método de atendimento que se propõe mais democrático, os dados indicam grande concentração de informações nos líderes formais e a existência de barreiras que dificultam o diálogo entre a rede interna e externa à PBH.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais (ARS); metodologia de pesquisa; comunicação no contexto das organizações.

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Luciana de Oliveira
Universidade Federal de Minas Gerais

As Redes da Responsabilidade Social Empresarial no Brasil e na Argentina [artigo em PDF]

Resumo: Em pesquisa sobre a RSE no Brasil e Argentina, vimos uma enorme disparidade no enraizamento do tema em cada país. A hipótese da pesquisa, da qual se origina o presente artigo, é a de que o grande êxito do movimento pela RSE no Brasil e o fraco desenvolvimento na Argentina deve-se à presença de uma disputa hegemônica – observável em dinâmicas comunicacionais – entre certos segmentos das elites empresariais em torno do sentido da RSE, presente no caso brasileiro e ausente no argentino. Neste artigo pretende-se discutir o conceito de disputa hegemônica – evidenciando o conflito como relação social fundamental à configuração das topografias de rede dos movimentos de promoção da RSE nos dois países. Tal entendimento é chave para profissionais e pesquisadores que atuam na área de comunicação organizacional.

Palavras-Chave: Responsabilidade Social Empresarial; Disputa hegemônica; Redes; Brasil; Argentina.

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Luisa da Silva Monteiro
Fábia Pereira Lima
Ivone de Lourdes Oliveira

Mediação do comunicador organizacional com comunidades: um olhar ampliado sob o exercício profissional [artigo em PDF]

Resumo: O artigo traz reflexões sobre a mediação promovida pelo profissional de comunicação de uma organização, quando atua na relação com comunidades. A partir da análise de dados de pesquisa empírica realizada com financiamento do CNPq, o texto aponta os limites impostos pela dinâmica de seu trabalho, bem como defende uma abordagem em que são valorizados aspectos subjetivos que podem reconfigurar sua atuação.

Palavras-chave: mediação, profissional de comunicação, organização, análise crítica do d

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Luiz Carlos Assis Iasbeck
Silvia Regina dos Santos Coelho
UCB/DF

Representatividade em ouvidorias públicas: Uma abordagem semiótica [artigo em PDF]

Resumo: As relações que as ouvidorias públicas estabelecem com seus diversos públicos (cidadãos) nos levam a caracterizá-la não apenas como mediadora de reivindicações e interesses, mas, sobretudo, como um lugar de produção de sentidos e de ressignificações. Por isso, o instituto da Ouvidoria é aqui estudado como uma instância semiótica a serviços da gestão dos vínculos, principalmente no setor público, onde a coincidência de interesses, mais do que um exercício de negociação, identifica-se politicamente com a própria natureza do serviço público.

Palavras-chave: Ouvidoria, Semiótica, Serviço Público.

 

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