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Índice de autores [M]

Magno Vieira da Silva
Rudimar Baldissera
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Organizações Comunicadas e Ethos Discursivo: Imagens de Si Ofertadas em Sites Institucionais [artigo em PDF]

Resumo: Neste trabalho, reflete-se sobre as imagens que as organizações dão de si – ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) – na perspectiva da constituição de capital e poder simbólico. Considera-se, em particular, a ideia de organização comunicada (BALDISSERA, 2009b) para estudar o discurso das organizações materializado com o intuito de gerar visibilidade para aspectos de suas identidades. Suportado em elementos da análise do discurso, analisam-se um site de uma empresa (poder privado) e de uma prefeitura municipal (poder público).

Palavras-chave: comunicação organizacional; ethos discursivo; discurso organizacional; poder simbólico; organização comunicada.

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Marcello Chamusca
Márcia Carvalhal
Instituto Federal da Bahia / Faculdade Batista Brasileira (FBB)

Relações Públicas e Mobilidade no contexto da cidade contemporânea [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre as transformações pelas quais têm passado a comunicação organizacional e as relações públicas no contexto das cidades contemporâneas, a partir de dados de uma pesquisa que investigou o uso das tecnologias móveis digitais por 1.230 usuários da rede, em todo o Brasil. Parte-se do pressuposto de que a conjunção da mobilidade física e informacional configura-se não apenas como tendência para os planejamentos da área nos próximos anos, mas também como conceito central para investigação e aprofundamento da comunidade acadêmica, uma vez que, ao potencializar o processo de comunicação entre pessoas enquanto essas estão em movimento, o advento da mobilidade pode fomentar novas necessidades comunicacionais e administrativas, no que tange o relacionamento das organizações com os seus públicos de interesse.

Palavras-chave: Comunicação Urbana; Mobilidade; Relações Públicas; Cibercidade Contemporânea.

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Márcia Carvalhal
Marcello Chamusca
Instituto Federal da Bahia / Faculdade Batista Brasileira (FBB)

Relações Públicas e Mobilidade no contexto da cidade contemporânea [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre as transformações pelas quais têm passado a comunicação organizacional e as relações públicas no contexto das cidades contemporâneas, a partir de dados de uma pesquisa que investigou o uso das tecnologias móveis digitais por 1.230 usuários da rede, em todo o Brasil. Parte-se do pressuposto de que a conjunção da mobilidade física e informacional configura-se não apenas como tendência para os planejamentos da área nos próximos anos, mas também como conceito central para investigação e aprofundamento da comunidade acadêmica, uma vez que, ao potencializar o processo de comunicação entre pessoas enquanto essas estão em movimento, o advento da mobilidade pode fomentar novas necessidades comunicacionais e administrativas, no que tange o relacionamento das organizações com os seus públicos de interesse.

Palavras-chave: Comunicação Urbana; Mobilidade; Relações Públicas; Cibercidade Contemporânea.

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Márcio Polidoro
Odebrecht S.A. / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional
Claudio Cardoso

Universidade Federal da Bahia / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional

Gestão do Risco da Imagem Institucional [artigo em PDF]

Resumo: Este ensaio analisa alguns aspectos que motivam organizações habituadas com abordagens preventivas de gestão de risco a não adotarem, de forma sistemática, medidas para gerenciar riscos com a imagem institucional. Pretende-se lançar luz sobre uma antiga questão que confronta profissionais de comunicação corporativa e executivos responsáveis pela liberação de recursos em torno dos argumentos de investimento versus custos com a comunicação. Argumenta-se a necessidade do desenvolvimento de uma metodologia capaz de sistematizar a gestão do risco da imagem, acompanhada de uma série de mudanças de paradigmas adotados nas atuais práticas de comunicação nas organizações.

Palavras-chave: Imagem institucional, gestão de risco, reputação, confiança, comunicação organizacional.

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Maria Eugênia Porém
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru e Faculdades Integradas de Bauru – FIB
Célia M. Retz G. Santos

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru

Comunicação Pública e Política: Desafios Contemporâneos do Relações Públicas [artigo em PDF]

Resumo: O estudo teve como problemática inicial o resultado apresentado na última eleição para deputados federal e estadual em Bauru, visto que a cidade não conseguiu eleger representantes para a região, mesmo tendo 250 mil eleitores. O foco foi discutir a atuação das Relações Públicas na manutenção da rede de relacionamentos dos envolvidos numa campanha de comunicação elaborada para tentar influir - pelos canais e redes de comunicação – nesta situação multicultural que são as eleições a deputados. O desafio foi ampliar a participação dos diferentes segmentos no processo eleitoral revitalizando o interesse publico e garantindo que as necessidades coletivas não estivessem atreladas a interesses particularistas, utilizando-se de consultas junto aos eleitores.

Palavras-chave: Comunicação; eleição; opinião pública; voto; relações públicas

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Maria Sóter Vargas
PUC Minas

Comunicação Interna Organizacional: tramas, tessituras e mediações tecnológicas [artigo em PDF]

Resumo: A partir da perspectiva da comunicação interna organizacional, o objetivo deste artigo é discutir como as inovações das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs - impactaram as relações sociais no ambiente interno das organizações, originando uma nova forma de sociabilidade. O texto aborda questões que evidenciam as interações de não presença e as interlocuções virtuais no contexto organizacional, visando compreender a comunicação interna como um processo relacional e estratégico de resultados.

Palavras-chaves: Comunicação interna organizacional; mediações tecnológicas; intrerações virtuais; sociabilidade.

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Marlene Branca Sólio
Universidade de Caxias do Sul - UCS

Colaborador: conceito e preconceito [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho – que decorre de pesquisa cujo enfoque central é a questão da Responsabilidade Social Empresarial como fator fundante para a sobrevivência da sociedade contemporânea –, inicia uma análise do termo colaborador, que, principalmente a partir da década de 70 do século XX, tende a substituir os termos operário/empregado. A discussão que buscamos iniciar quer mostrar que existe, por trás dessa substituição aparentemente ingênua e teoricamente mesmo justificável, o objetivo de encobrir uma lógica perversa de exploração da força de trabalho, o que se traduz, em nossa opinião, em verdadeira falácia.

Palavras-chave: Colaborador; responsabilidade social empresarial; organizações; capitalismo.

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Marlene Marchiori
Universidade Estadual de Londrina
Wilma Vilaça

Centro Universitário de Belo Horizonte

Cultura Organizacional e Comunicação nas Organizações Contemporâneas: Temas Imbricados ou Desarticulados? [artigo em PDF]

Resumo: As organizações têm as interações sociais como fator preponderante para a formação de sua estrutura e desenvolvimento de seus processos. Os indivíduos tecem suas relações e a partir delas evidenciam entendimentos comuns para o grupo. Esse relacionamento é constituído por um processo de constante produção de significados (cultura) por meio da interação social (comunicação). Os relatos da pesquisa realizada em duas organizações do setor gráfico tiveram como objetivo entender a cultura e a comunicação presentes em cada um dos ambientes organizacionais estudados. A conclusão, sob a luz da construção teórica, destaca uma discrepância entre a discussão promovida na academia e o fazer organizacional, embora as organizações pesquisadas estejam em diferentes estágios na construção de seus processos comunicacionais.

Palavras-chave: comunicação; cultura; imbricamento entre cultura e comunicação.

 

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