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Índice de autores [F]

Fábia Pereira Lima
Universidade de São Paulo / PUC Minas
Rodrigo César S. Neiva
PUC Minas / Centro Universitário UNA
Fernanda de Oliveira Silva Bastos

PUC Minas / Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte

A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional
[artigo em PDF]

Resumo: A internet e as redes sociais vem alterando a forma do fazer comunicacional no contexto das organizações, possibilitando aos envolvidos no processo comunicativo produzir mensagens colaborativamente e compartilhar conteúdos. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de analisar a comunicação no contexto contemporâneo, considerando a introdução das redes sociais e das ferramentas da Web 2.0, tendo como base de análise o paradigma relacional. Além disso, visa apresentar os desafios e as possibilidades que se colocam para as organizações com a utilização cada vez maior destas novas tecnologias, bem como refletir acerca do surgimento de novas formas de relacionamento que desafiam teóricos e profissionais da comunicação no contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação no contexto organizacional; Web 2.0; Paradigma relacional.

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Fábia Pereira Lima
Ivone de Lourdes Oliveira

Luisa da Silva Monteiro

Mediação do comunicador organizacional com comunidades: um olhar ampliado sob o exercício profissional [artigo em PDF]

Resumo: O artigo traz reflexões sobre a mediação promovida pelo profissional de comunicação de uma organização, quando atua na relação com comunidades. A partir da análise de dados de pesquisa empírica realizada com financiamento do CNPq, o texto aponta os limites impostos pela dinâmica de seu trabalho, bem como defende uma abordagem em que são valorizados aspectos subjetivos que podem reconfigurar sua atuação.

Palavras-chave: mediação, profissional de comunicação, organização, análise crítica do discurso.

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Fernanda de Oliveira Silva Bastos
PUC Minas / Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Fábia Pereira Lima
Universidade de São Paulo / PUC Minas
Rodrigo César S. Neiva
PUC Minas / Centro Universitário UNA

A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional
[artigo em PDF]

Resumo: A internet e as redes sociais vem alterando a forma do fazer comunicacional no contexto das organizações, possibilitando aos envolvidos no processo comunicativo produzir mensagens colaborativamente e compartilhar conteúdos. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de analisar a comunicação no contexto contemporâneo, considerando a introdução das redes sociais e das ferramentas da Web 2.0, tendo como base de análise o paradigma relacional. Além disso, visa apresentar os desafios e as possibilidades que se colocam para as organizações com a utilização cada vez maior destas novas tecnologias, bem como refletir acerca do surgimento de novas formas de relacionamento que desafiam teóricos e profissionais da comunicação no contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação no contexto organizacional; Web 2.0; Paradigma relacional.

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Frederico da Cruz Vieira de Souza
Universidade Federal de Minas Gerais

Título: Públicos e Redes em Contextos de Mobilização Social [artigo em PDF]

Resumo: O artigo aborda as correlações entre as interações de públicos em rede com os movimentos de caráter mobilizador, privilegiando a análise do campo de ação da Comunicação, a partir da formação e articulação de relacionamentos entre sujeitos. Procura apontar caminhos de investigação do processo de coletivização de causas de interesse público no espaço virtual, com destaque para conceitos vinculados à Mobilização Social. Em particular, toma como exemplo o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, por meio da comunidade "Campanha Ficha Limpa", presente no Facebook; considerando a experiência vivida pelos integrantes dessa comunidade como um dos referenciais para reflexão sobre o tema.

Palavras-Chave: Públicos; Redes; Coletivização; Mobilização

 

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