Apresentação    Programação    Mesas Temáticas    Iniciação Científica    Informações Gerais    Como Citar    Fotos    Contato

Apresentação

A Abrapcorp, na organização do seu V Congresso Científico Brasileiro de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, traz para o mundo acadêmico e profissional a discussão sobre as redes sociais e suas interferências nas práticas da comunicação organizacional e das relações públicas. Esse tema ocupa lugar privilegiado nas reflexões do campo considerando sua atualidade, sua potência e seus impactos. Nesse sentido, importa fortalecer o campo de estudos mediante a promoção de espaços para ampliar essas discussões, dar visibilidade a pesquisas e seus resultados, aproximar pesquisadores e demais interessados no tema e fomentar novas investigações de modo a seguirmos em nosso processo de construção de conhecimento.

É com esse espírito que a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas realiza, em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e a Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação, o Abrapcorp 2011 com o tema “Redes Sociais, Comunicação, Organizações”.

Ao propor esse tema, aponta para um corpo crescente de pesquisas acadêmicas desenvolvidas nos programas de Pós-graduação e cursos de Graduação da área de Comunicação, que procuram mapear e analisar as práticas comunicacionais na perspectiva das redes sociais, das novas sociabilidades e suas implicações sobre as questões de empoderamento dos públicos, formação de opinião pública e construção e desconstrução de identidades e imagens.

As possibilidades advindas do desenvolvimento sociotécnico complexificam os processos comunicacionais. A comunicação não deve mais voltar-se para a perspectiva informacional, distanciando o emissor e o receptor, mas sim ser entendida como processo multifacetado e multireferencial, no qual várias vozes estão presentes. Assim, a polarização entre emissor e receptor se desfaz, uma vez que o fenômeno comunicacional é representado na sua globalidade de circulação de mensagens, onde os atores sociais se apresentam como autores. As organizações, que antes representavam o polo emissor, deixam esse lugar de supremacia, dividindo-o com outros interlocutores.

A potencialidade das redes sociais altera as práticas tradicionais da comunicação organizacional, pois sua lógica está ancorada nas relações interacionais e modifica a negociação/articulação entre organizações e sociedade, redimensionando relações de poder, níveis e estratégias de visibilidade, circulação de informações e suas implicações na formação de opinião pública e imagem-conceito. As redes sociais representam um avanço do ponto de vista tecnocomunicacional, mas ao mesmo tempo oferecem ameaças às práticas da comunicação e evidenciam a impossibilidade de controle da comunicação organizacional, potencializando os níveis de incerteza. O diálogo é o ponto chave da matriz de interatividade, o que substancialmente pode vir a incitar novos desafios para os pesquisadores.

O debate proposto pelo tema “Redes sociais, comunicação, organizações” abrange diversos campos de conhecimento, bem como práticas sociais e profissionais diversificadas. Assim, buscamos trazer pesquisadores que pudessem discutir conceitualmente as interações no espaço organizacional a partir de outros saberes. Os processos de comunicação das organizações estão hoje perpassados pela lógica das mídias, na qual podem ser identificadas inúmeras possibilidades interativas e fluxos comunicacionais, proporcionados pelo uso das redes sociais.

Na esperança de proporcionar interlocução com outros países, ampliando os pontos de vista e as correntes teóricas dos nossos pesquisadores, a entidade investiu na vinda de pesquisadores internacionais. O professor João Pizarra Esteves da Universidade Nova de Lisboa falará sobre “Opinião Pública e Mídias Sociais” e o professor Peter Monge da University of Southern California realizará a conferência “Comunicação, redes e mídias sociais: desafio para as organizações”. A professora Janet Fulk, também da University of Southern California, participará do painel “Interação, redes sociais e sociabilidade”, juntamente com as professoras Maria Beatriz Almeida Sathler Bretas (UFMG) e Suely Fragoso (UFRGS). Dentro da parceria estabelecida, serão realizados no Pré-congresso cursos de 15 horas ministrados pelos professores internacionais.

Dando continuidade aos painéis, estarão conosco os professores Massimo di Felici (USP), Alex Primo (UFRGS) e Rogério Costa (PUC/SP) para apresentar e discutir as implicações das mídias sociais sobre a identidade das organizações e suas interações com a sociedade. Como um dos propósitos da Abrapcorp é criar espaços para o diálogo entre a academia e o mercado, teremos um painel no qual serão apresentadas experiências organizacionais com o uso das mídias sociais. Participarão desse painel os profissionais Carlos Ximenez (Diretor de Comunicação Corporativa da Google do Brasil), Thiane Loureiro (Diretora Regional da Edelman Digital para a América Latina) e Gilberto Puig Maldonado (Gerente de Comunicação Institucional/Relacionamento da Petrobras e responsável pelo blog “Fatos e Dados” – Petrobras)

Nesta edição, o V Congresso da ABRAPCORP inova na apresentação de trabalhos, criando as Mesas Temáticas com objetivo de incentivar relatos científicos de pesquisa e discussão sobre diversos temas relevantes para a área. Assim, busca promover reflexões junto à comunidade acadêmica na busca de avanços científicos do campo. Contará com apresentações de trabalhos de pesquisadores, professores e alunos de pós-graduação nas mesas temáticas, além de contemplar sessões voltadas para alunos de graduação com as oficinas e o Espaço de Iniciação Científica, destinado à apresentação dos resultados de trabalhos monográficos e de pesquisas de iniciação científica.

A Abrapcorp, ao convidar para o Congresso pesquisadores, professores de reconhecimento nacional e internacional para apresentar suas reflexões sobre o tema, consolida sua trajetória de liderança e provoca discussões sobre questões atuais que interferem nas relações entre as organizações e seus públicos, contribuindo significativamente para o avanço das ciências da comunicação, em especial para o campo da comunicação organizacional e relações públicas.

Para nós é motivo de orgulho contar com a parceria da tradicional ECA-USP, escola onde foi criada a nossa entidade, pioneira na criação de linhas de pesquisa sobre comunicação organizacional e as relações públicas em Programas de Pós-Graduação e a FAPCOM, faculdade recente, mas que já se destaca no mundo acadêmico.

Agradecemos às agências de fomento: Capes, CNPq e Fapesp; aos nossos patrocinadores: Vale, Odebrecht, Alcatel-Lucent, GMB, Maxpress-Boxnet; e o apoio institucional da Aberje, Abracom, ABRP-SP, Arcellor Mitall, Conferp, Conrep 3ª R, Nestlé, Nós da Comunicação e Vivo. Sem esses patrocínios e apoios, com certeza, não poderíamos proporcionar este importante momento acadêmico de intercâmbio de ideias e experiências para professores, pesquisadores, profissionais, alunos de pós-graduação e de graduação do Brasil.

O congresso da Abrapcorp já representa um espaço significativo e verdadeiro de troca de experiências e de oportunidade de conhecer a produção científica do campo.

Sejam bem-vindos!

Ivone de Lourdes Oliveira
Presidente da Abrapcorp