Apresentação    Programação    Mesas Temáticas    Iniciação Científica    Informações Gerais    Como Citar    Fotos    Contato

Índice de autores [V]

Vanessa Bueno Mol

Midiatização Empresarial: visibilidade x controle nas redes sociais na Internet [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo propõe-se a refletir sobre a midiatização, a partir de um contexto específico, o das organizações. Da mesma maneira que a sociedade tem sido influenciada pelos padrões midiáticos, as organizações têm sucumbido à lógica da mídia, interessadas especialmente em obter visibilidade para se legitimarem. Dessa combinação, surge a chamada midiatização empresarial. Apresentado por Lima (2009) como resultado de uma simbiose, esse fenômeno também ostenta conflitos quando se considera um dos traços mais característicos do campo organizacional: a busca pela gestão/controle. Alguns desses conflitos têm se materializado nas chamadas redes sociais na Internet, conforme exemplos apresentados neste trabalho.

Palavras-Chave: Midiatização. Organizações. Redes sociais.

......................................................................................................................................................

Vanessa Matos dos Santos
Sonia Aparecida Cabestré
Erika de Moraes

A comunicação na era das Redes Sociais: aproximações teóricas [artigo em PDF]

Resumo: O progresso da tecnologia digital trouxe modificações que repercutem em todos os campos da vida cotidiana e na organização das atividades humanas. Neste início de século, o homem tem explorado cada vez mais a Internet, que põe em cheque diferentes perspectivas, tais como a noção de comunidade, identidade e cultura. Mesmo levando em consideração esse contexto, a aprendizagem com a utilização das possibilidades das redes sociais ainda é muito tímida. O propósito deste artigo é retomar a discussão sobre as tecnologias digitais sob a perspectiva das redes sociais. Não se pode negar o papel representado pelas tecnologias interativas, uma vez que através de sua utilização disponibilizam informações de e para diferentes áreas e setores nas organizações. Ressalta-se, que uma das principais características das TIC é a de diminuírem a "distância" entre o ser humano e aquilo que lhe pode ser extremamente valioso: a informação. Isto posto, são abordados os fundamentos referentes à globalização, tecnologias interativas, redes sociais e a comunicação nesse contexto.

Palavras-chave: Comunicação. Redes Sociais. Internet. Educação.

 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z