Apresentação    Programação    Mesas Temáticas    Iniciação Científica    Informações Gerais    Como Citar    Fotos    Contato

Índice de autores [J]

Jamile Miriã Fernandes Paiva
Josilene Ribeiro de Oliveira

Universidade Federal da Paraíba

Mídias digitais aplicadas ao ensino de Relações Públicas: contribuição de uma comunidade virtual de aprendizagem [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho discute a contribuição de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) na formação de Relações Públicas, a partir de um estudo de caso sobre o "Laboratório de práticas em Relações Públicas", projeto criado por professores da habilitação Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Busca-se entender como a interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) contribui para o aprendizado e em que medida influi sobre o desempenho individual dos discentes de relações públicas, além de saber como eles avaliam as atividades realizadas dentro da CVA. O embasamento teórico contempla conceitos e filosofias norteadoras da formação de comunidades de aprendizagem on-line, a legislação e as diretrizes do ensino de relações públicas no Brasil. As pesquisas quantitativa e qualitativa, realizadas ao longo do ano letivo de 2010, com os alunos participantes do projeto, apontam uma contribuição relevante das mídias digitais na formação do profissional gestor da comunicação organizacional.

Palavras-chave: Mídias digitais; Ensino; Relações Públicas; Pesquisa; Comunidade virtual de aprendizagem.

......................................................................................................................................................

Janaina Visibeli Barros
Universidade do Estado de Minas Gerais

A Comunicação Social no Embate das Práticas de Responsabilidade Socioambiental [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo faz a reflexão sobre as práticas de comunicação nas ações de responsabilidade socioambiental das empresas. Com base em pesquisa realizada na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais, com os públicos que dialogam com as ações empreendidas nesta área por uma corporação multinacional, que tem uma unidade no município, discutir-se-á se as práticas comunicativas de responsabilidade socioambiental empreendidas por empresas junto a trabalhadores e comunidades geram transformação ou manutenção do status quo.

Palavras-chave: Comunicação, responsabilidade socioambiental; hegemonia.

......................................................................................................................................................

Jaqueline Morelo
Isaura Mourão

Centro Universitário Newton Paiva

A Construção de Parcerias através do Diálogo Social: uma análise da relação Veracel Celulose e comunidades autóctones do Sul da Bahia [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho objetiva compreender o relacionamento entre a Veracel Celulose e comunidades autóctones do Sul da Bahia, a partir da instalação da indústria na região, em 2005. Para isso, investiga como ocorre a comunicação entre os diferentes atores sociais, considerando-se a diversidade cultural e os diferentes interesses envolvidos. O estudo de caso utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação participante e entrevistas semi-estruturadas com lideranças empresariais e comunitárias. Conclui que, somente a partir do diálogo efetivo, pode-se compreender e respeitar a diversidade e construir um modelo de relacionamento que contribua para o desenvolvimento social das comunidades.

Palavras-chave: comunicação organizacional; diálogo social; redes sociais.

......................................................................................................................................................

Josilene Ribeiro de Oliveira
Jamile Miriã Fernandes Paiva
Universidade Federal da Paraíba

Mídias digitais aplicadas ao ensino de Relações Públicas: contribuição de uma comunidade virtual de aprendizagem [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho discute a contribuição de comunidades virtuais de aprendizagem (CVA) na formação de Relações Públicas, a partir de um estudo de caso sobre o "Laboratório de práticas em Relações Públicas", projeto criado por professores da habilitação Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Busca-se entender como a interação em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) contribui para o aprendizado e em que medida influi sobre o desempenho individual dos discentes de relações públicas, além de saber como eles avaliam as atividades realizadas dentro da CVA. O embasamento teórico contempla conceitos e filosofias norteadoras da formação de comunidades de aprendizagem on-line, a legislação e as diretrizes do ensino de relações públicas no Brasil. As pesquisas quantitativa e qualitativa, realizadas ao longo do ano letivo de 2010, com os alunos participantes do projeto, apontam uma contribuição relevante das mídias digitais na formação do profissional gestor da comunicação organizacional.

Palavras-chave: Mídias digitais; Ensino; Relações Públicas; Pesquisa; Comunidade virtual de aprendizagem.

......................................................................................................................................................

Joyce Assis Peixoto Britto Rêgo
Universidade de São Paulo

A Reputação do Brasil [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho consiste em um estudo bibliográfico sobre a reputação do Brasil no cenário internacional. Perpassando pelo imaginário criado sobre o país pelos estrangeiros e a perpetuação da sua imagem relacionada aos estereótipos da natureza, do futebol e do samba. Além disso, trabalha-se com os conceitos de identidade, imagem, marketing de lugar e identidade competitiva. Maneira encontrada para estudar sobre a superação dos estereótipos do Brasil e possibilitar que o país seja percebido como uma nação competitiva no mercado global. Assim, chegou-se a conclusão que há muita expectativa sobre o futuro do Brasil, sendo que a sua reputação não pode se limitar à esfera do turismo nem aos seus pilares da natureza, alegria, exotismo, beleza e esporte, mas sim transcender a estes atributos de forma a diferenciar o país competitivamente no mercado global.

Palavras-Chave: Brasil; imagem; identidade; reputação.

......................................................................................................................................................

Juliana Fedak Sabbatini
Universidade de São Paulo

Comunicação organizacional e governança corporativa: uma intersecção possível? [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da tese de doutorado, que investigou uma possível correlação entre as áreas de comunicação organizacional e governança corporativa, tendo como pano de fundo um cenário de profundas transformações do final do século XX. Este estudo buscou defender duas hipóteses principais, sendo elas: (1) que existe uma correlação positiva entre essas duas áreas no universo empresarial, defendendo que processos de comunicação mais transparentes, colaborativos e integrados são determinantes na construção de boas práticas de governança corporativa e (2) que tal intersecção permite uma maior adaptação das empresas às profundas transformações, podendo resultar inclusive numa melhor performance das mesmas.

Palavras-Chave: Comunicação Organizacional; governança corporativa; empresas; reputação

......................................................................................................................................................

Juliana Picoral Solano
Karla Maria Müller

PPGCOM/ FABICO/ UFRGS

Contribuições das Relações Públicas nos Processos de Fusão e Aquisição Empresarial
[artigo em PDF]

Resumo: Ao identificar as principais dificuldades e desafios enfrentados no processo de Concentração Empresarial, traçamos um paralelo entre as atividades tidas como essenciais para o sucesso da integração entre organizações de diferentes culturas e a função estratégica das Relações Públicas dentro destas instituições. À luz da teoria, o paper traz para discussão possíveis contribuições desta área da comunicação nas Fusões e Aquisições, processo que vem dominando o cenário econômico mundial e nacional nos últimos anos.

Palavras-chave: Relações Públicas - Concentração de Empresas - Fusões e Aquisições - Cultura Organizacional


 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z