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Índice de autores [C]

Camila Krohling Colnago
Universidade Metodista de São Paulo / Universidade de Mogi das Cruzes

Da Identidade Corporativa à Imagem Institucional: Um Desafio Organizacional [artigo em PDF]

Resumo: O cenário contemporâneo, cada vez mais volátil e inconstante, desmancha os limites entre a política, a sociedade, a cultura e a economia, e desnorteia os indivíduos, colocando em dúvida e/ou alterando seus papéis, tanto social quanto organizacionalmente. No vazio que se forma, as organizações podem certamente colaborar, através do sentimento de pertencimento e auto-expressão que criam em seus colaboradores, funções de sua identidade e de sua imagem, expressadas e viabilizadas através da comunicação organizacional, que representa um importante canal de troca de informações e relacionamento entre os ambientes interno e externo das empresas, viabilizando a construção da cultura organizacional e da identidade corporativa permitindo que as organizações gerem no ambiente externo uma imagem institucional coerente e competitiva.

Palavras-Chave: Identidade corporativa; imagem institucional; comunicação organizacional

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Carolina Frazon Terra

O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo objetiva entender como os usuários de mídias sociais veem a atuação das organizações nas mídias sociais, em que momentos se relacionam com estas, que boas práticas apontam e que finalidades de uso são as mais comuns, de acordo com os resultados da sondagem eletrônica exclusiva para o Abrapcorp 2011 feita entre os dias 26 e 31/01/2011. Também visa apresentar a percepção geral dos usuários de mídias sociais em relação à presença das organizações nestes ambientes. Toda a sondagem está embasada em autores que trabalham o tema das redes sociais on-line e da comunicação organizacional.

Palavras-Chave: usuários de mídia social, mídias sociais, redes sociais on-line, comunicação organizacional, relações públicas.

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Carolina Nalon Silveira
Raul Mourão Ruela

Universidade Federal de Juiz de Fora

Avaliação e mensuração na assessoria de comunicação: o clipping em xeque na Universidade Federal de Juiz de Fora [artigo em PDF]

Resumo: Avaliar os esforços em comunicação organizacional se tornou um desafio para os profissionais da área, que buscam modelos adaptáveis a rotina e aos aspectos subjetivos intrínsecos às atividades de comunicação nas empresas e instituições públicas. Através de uma revisão bibliográfica, este trabalho evidencia a importância do planejamento, da medição de resultados e, em última instância, da avaliação dos relacionamentos entre a organização e seus públicos. Dentre as formas de mensuração consideradas, decidiu-se colocar em discussão a eficiência dos tradicionais modelos de clipping largamente utilizados pelas assessorias de comunicação, elucidando como exemplo aquele adotado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Clipping; Avaliação; Assessoria; Universidade

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Célia M. Retz G. Santos
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru
Maria Eugênia Porém
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Unesp/Bauru e Faculdades Integradas de Bauru – FIB

Comunicação Pública e Política: Desafios Contemporâneos do Relações Públicas [artigo em PDF]

Resumo: O estudo teve como problemática inicial o resultado apresentado na última eleição para deputados federal e estadual em Bauru, visto que a cidade não conseguiu eleger representantes para a região, mesmo tendo 250 mil eleitores. O foco foi discutir a atuação das Relações Públicas na manutenção da rede de relacionamentos dos envolvidos numa campanha de comunicação elaborada para tentar influir - pelos canais e redes de comunicação – nesta situação multicultural que são as eleições a deputados. O desafio foi ampliar a participação dos diferentes segmentos no processo eleitoral revitalizando o interesse publico e garantindo que as necessidades coletivas não estivessem atreladas a interesses particularistas, utilizando-se de consultas junto aos eleitores.

Palavras-chave: Comunicação; eleição; opinião pública; voto; relações públicas

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Celsi Brönstrup Silvestrin
Universidade Federal do Paraná
Denise Werneck
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Relações Públicas no Setor Cultural [artigo em PDF]

Resumo: O principal objetivo deste artigo é contribuir com dados e reflexões sobre a atuação de relações públicas na área da cultura. Partimos de uma exposição sobre as formas como a cultura tem sido interpretada nos dias de hoje, enfatizando em seguida os principais aspectos do cenário da cultura no Brasil, avançando finalmente para algumas perspectivas de trabalho. As autoras entendem a discussão como um tema relevante, diante da importância da cultura para a sociedade e sua relação com a comunicação.

Palavras-Chave: Relações Públicas; Setor Cultural; Gestor Cultural.

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Chirles Virgínia A de Oliveira
ESPM / Uninove

O Discurso da Responsabilidade Social na Estratégia Corporativa e a Interatividade na Plataforma Digital Comunidade Banco do Planeta [artigo em PDF]

Resumo: O fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da responsabilidade social, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009).

Palavras-chave: comunicação e consumo; cibercultura; responsabilidade social; marca institucional.

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Claudia Nociolini Rebechi
Universidade de São Paulo

A gênese da atividade de comunicação em organizações brasileiras: um estudo a partir do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) [artigo em PDF]

Resumo: O propósito principal deste artigo é apresentar apontamentos sobre nossa investigação de doutorado quanto à constituição da atividade de comunicação em organizações a partir de documentação produzida pelo Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) no período das décadas de 1930 a 1960 no Brasil. O IDORT, no contexto histórico sobre o desenvolvimento da atividade de comunicação em organizações brasileiras, aparece como expressivo agente interessado em comunicação nas relações de trabalho.

Palavras-chave: comunicação; organização; trabalho; IDORT.

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Claudio Cardoso
Universidade Federal da Bahia / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional
Márcio Polidoro
Odebrecht S.A. / ABERJE Associação Brasileira de Comunicação Organizacional

Gestão do Risco da Imagem Institucional [artigo em PDF]

Resumo: Este ensaio analisa alguns aspectos que motivam organizações habituadas com abordagens preventivas de gestão de risco a não adotarem, de forma sistemática, medidas para gerenciar riscos com a imagem institucional. Pretende-se lançar luz sobre uma antiga questão que confronta profissionais de comunicação corporativa e executivos responsáveis pela liberação de recursos em torno dos argumentos de investimento versus custos com a comunicação. Argumenta-se a necessidade do desenvolvimento de uma metodologia capaz de sistematizar a gestão do risco da imagem, acompanhada de uma série de mudanças de paradigmas adotados nas atuais práticas de comunicação nas organizações.

Palavras-chave: Imagem institucional, gestão de risco, reputação, confiança, comunicação organizacional.

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Criselli Montipó
Suzana Rozendo
Universidade Federal de Santa Catarina

Jornal Boca de Rua - cidadania e transformação social a partir da comunicação comunitária
[artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo a comunicação comunitária produzida a partir do street paper Boca de Rua, de Porto Alegre. Busca-se analisar a transformação social e a afirmação da cidadania conquistada por meio do trabalho realizado por pessoas em situação de rua. Também pretende-se refletir sobre a humanização no relato que é produzido por este grupo social que divulga sua realidade com suas próprias vozes e olhares.

Palavras-chave: Cidadania; Comunicação Comunitária; Transformação Social; Jornal Boca de Rua

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Cristiane Brum Bernardes
Antonio Teixeira de Barros

Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados

Usos do conteúdo do Jornal da Câmara pelas prefeituras, câmaras municipais e assembléias legislativas [artigo em PDF]

Resumo: Analisa o uso do conteúdo informativo do Jornal da Câmara (JORCD), periódico da Câmara dos Deputados, pelas instituições políticas que constituem os públicos externos preferenciais do veículo: as câmaras municipais, as prefeituras e as assembléias legislativas estaduais/distrital. O estudo é baseado em dados obtidos por meio de pesquisa com amostragem de 10% das 5.560 câmaras e prefeituras e a totalidade das 27 assembléias. A coleta de dados foi realizada por telefone, no período de 5 de abril a 30 de junho de 2010, pelo Serviço 0800 da Câmara dos Deputados. Foi utilizada amostra probabilística aleatória simples com reposição. Uma das questões centrais da pesquisa é se as notícias que o Jornal da Câmara publica têm utilidade para o trabalho legislativo da instituição.

Palavras-chave: Mídias legislativas; instituições políticas; públicos do Jornal da Câmara; Parlamento; opinião pública.

 

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