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Índice de autores [R]

Raquel Russel
Rosane Rosa

O Desafio das Organizações nas Redes Sociais: Um olhar no Ttwitter da Natura, da Vivo e do Submarino [artigo em PDF]

Resumo: As organizações estão aprendendo a utilizar as redes sociais. Nesta prática, muitas já perceberam que interagir de forma ética, transparente, responsável, estratégica e eficaz, agrega resultados positivos à imagem e ao relacionamento com os públicos. Além disso, uma administração estratégica desse "banco de dados" pode, por exemplo, identificar tendências, in/satisfações e prevenir conflitos, transformando ameaças em oportunidades de participação e inovação. Diante desta diversidade de experimentações, assertivas ou equivocadas, muitas reputações organizacionais estão sendo construídas e outras destruídas. A análise da comunicação organizacional nos Twitter da Natura, Submarino e Vivo evidenciou que estas organizações priorizam o uso para fins de propaganda e promoção, ou seja, um modelo de comunicação assimétrica e de mão única.

Palavras-chave: comunicação organizacional; redes sociais; twitter

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Raul Mourão Ruela
Carolina Nalon Silveira
Universidade Federal de Juiz de Fora

Avaliação e mensuração na assessoria de comunicação: o clipping em xeque na Universidade Federal de Juiz de Fora [artigo em PDF]

Resumo: Avaliar os esforços em comunicação organizacional se tornou um desafio para os profissionais da área, que buscam modelos adaptáveis a rotina e aos aspectos subjetivos intrínsecos às atividades de comunicação nas empresas e instituições públicas. Através de uma revisão bibliográfica, este trabalho evidencia a importância do planejamento, da medição de resultados e, em última instância, da avaliação dos relacionamentos entre a organização e seus públicos. Dentre as formas de mensuração consideradas, decidiu-se colocar em discussão a eficiência dos tradicionais modelos de clipping largamente utilizados pelas assessorias de comunicação, elucidando como exemplo aquele adotado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Palavras-chave: Clipping; Avaliação; Assessoria; Universidade

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Renato Rodrigues Martins
Universidade Estadual de Londrina

A Terceira Linguagem no Cross-cultural Marketing: em busca de uma linguagem mercadológica para o Século XXI [artigo em PDF]

Resumo: Apresenta a proposta da terceira linguagem em uma ótica transcultural, apoiada nas dimensões culturais de Hofstede, uma abordagem da comunicação mercadológica no século XXI. Nos novos e concorridos mercados internacionais as influências culturais determinam a gestão estratégica da comunicação. As organizações brasileiras que atuam nos mercados externos enfrentam a competição internacional que foca suas ações comunicacionais na produção de imagem e em produtos de valor. A terceira linguagem, ao incorporar a comunicação transcultural, pode ser utilizada como um diferencial competitivo das organizações brasileiras internacionais.

Palavras-chave: Terceira linguagem; Hofstede; transculturalidade; mercado; responsabilidade.

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Rodrigo César S. Neiva
PUC Minas / Centro Universitário UNA
Fernanda de Oliveira Silva Bastos

PUC Minas / Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte
Fábia Pereira Lima
Universidade de São Paulo / PUC Minas

A perspectiva relacional das redes sociais no contexto da comunicação organizacional
[artigo em PDF]

Resumo: A internet e as redes sociais vem alterando a forma do fazer comunicacional no contexto das organizações, possibilitando aos envolvidos no processo comunicativo produzir mensagens colaborativamente e compartilhar conteúdos. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de analisar a comunicação no contexto contemporâneo, considerando a introdução das redes sociais e das ferramentas da Web 2.0, tendo como base de análise o paradigma relacional. Além disso, visa apresentar os desafios e as possibilidades que se colocam para as organizações com a utilização cada vez maior destas novas tecnologias, bem como refletir acerca do surgimento de novas formas de relacionamento que desafiam teóricos e profissionais da comunicação no contexto organizacional.

Palavras-chave: Comunicação no contexto organizacional; Web 2.0; Paradigma relacional.

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Rodrigo Silveira Cogo
Paulo Nassar
Universidade de São Paulo

Comunicação e memória organizacional: o poder da contação de histórias [artigo em PDF]

Resumo: Contar e ouvir contar histórias vêm sendo, desde a Antigüidade e numa vasta abrangência de tipos de público e situações, um dos mais efetivos meios de garantir atratividade, compreensão e retenção de conteúdos. Em tempo de atenção difusa, dada a variedade de fontes emissoras e a própria sobrecarga informativa decorrente, além do próprio caráter multitarefa dos indivíduos, é importante para as organizações encontrarem formatos atualizados e geradores de confiança para intercambiar mensagens com seus interlocutores. Como potencializador desta opção estratégica, postula-se aqui o emprego do storytelling.

Palavras-chave: comunicação organizacional; relações públicas; memória organizacional; narrativa organizacional; storytelling

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Rosane Rosa
Raquel Russel

O Desafio das Organizações nas Redes Sociais: Um olhar no Ttwitter da Natura, da Vivo e do Submarino [artigo em PDF]

Resumo: As organizações estão aprendendo a utilizar as redes sociais. Nesta prática, muitas já perceberam que interagir de forma ética, transparente, responsável, estratégica e eficaz, agrega resultados positivos à imagem e ao relacionamento com os públicos. Além disso, uma administração estratégica desse "banco de dados" pode, por exemplo, identificar tendências, in/satisfações e prevenir conflitos, transformando ameaças em oportunidades de participação e inovação. Diante desta diversidade de experimentações, assertivas ou equivocadas, muitas reputações organizacionais estão sendo construídas e outras destruídas. A análise da comunicação organizacional nos Twitter da Natura, Submarino e Vivo evidenciou que estas organizações priorizam o uso para fins de propaganda e promoção, ou seja, um modelo de comunicação assimétrica e de mão única.

Palavras-chave: comunicação organizacional; redes sociais; twitter

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Rosângela Florczak
PUCRS

Redes sociais na internet: a imposição do diálogo e o horizonte da incomunicação nas organizações educacionais [artigo em PDF]

Resumo: As organizações educacionais, concebidas como espaços de educação formal e configuradas na modernidade a partir do modelo burocrático baseado na hierarquização e na autoridade instituída, enfrentam, com dificuldade, as mudanças impostas pelo tempo vivido. A comunicação com os principais sujeitos que protagonizam o processo educacional é uma das evidências de impasse. A organização desses sujeitos em redes sociais e a potencialização da expressão por meio das redes sociais na internet trazem à tona o confronto entre a necessidade de diálogo e o modelo comunicacional de transmissão unilateral que prevalece em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. O horizonte da incomunicação (WOLTON, 2006, 2010) produz impactos que pressionam pela mudança nos parâmetros comunicacionais.

Palavras-chave: comunicação; incomunicação; educação; escolas; universidades

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Rudimar Baldissera
Magno Vieira da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Organizações Comunicadas e Ethos Discursivo: Imagens de Si Ofertadas em Sites Institucionais [artigo em PDF]

Resumo: Neste trabalho, reflete-se sobre as imagens que as organizações dão de si – ethos discursivo (MAINGUENEAU, 2008) – na perspectiva da constituição de capital e poder simbólico. Considera-se, em particular, a ideia de organização comunicada (BALDISSERA, 2009b) para estudar o discurso das organizações materializado com o intuito de gerar visibilidade para aspectos de suas identidades. Suportado em elementos da análise do discurso, analisam-se um site de uma empresa (poder privado) e de uma prefeitura municipal (poder público).

Palavras-chave: comunicação organizacional; ethos discursivo; discurso organizacional; poder simbólico; organização comunicada.

 

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