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Iniciação Científica

Coordenação: Celsi Bronstrup Silvestrin (UFPR)

Os objetivos do Espaço de Iniciação Científica são: incentivar a participação dos estudantes de Graduação dos Cursos de Comunicação Social, nas atividades realizadas pela Abrapcorp, potencializando-os como futuros associados; estimular os estudantes de Graduação a se engajarem em projetos de iniciação científica com a finalidade de contribuir com pesquisas nas áreas de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, e; contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes, promovendo o intercâmbio de experiências entre eles e as Instituições de Ensino Superior.

Dias 05 e 06.05.2011 – 13h30 às 15h – Local: FAPCOM

  Sessão 1 - Das 13h30min às 15h

Autora: Aline Luciani Hasckel
Orientadora: Profa. Ms. Cristiane Maria Riffel
Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

A prática do cerimonial público nas prefeituras dos cinco  maiores municípios de Santa Catarina [artigo em PDF]

Resumo: O artigo teve como tema a importância do cerimonial público nos cinco maiores municípios de Santa Catarina. O objetivo geral é analisar a prática do cerimonial público nas prefeituras dos cinco maiores municípios de Santa Catarina segundo o IBGE. Buscou-se identificar o perfil do profissional que atua na organização de solenidades e conhecer os procedimentos teóricos e práticos seguidos por eles, compreendendo por meio de pesquisa bibliográfica o papel do cerimonial público. Para a realização do estudo foram feitas entrevistas semiestruturadas com os responsáveis pelo cerimonial em cada prefeitura dos cinco maiores municípios. A partir dos dados coletados, observou-se que a maioria das prefeituras possui setor destinado a cuidar do cerimonial e do evento como um todo, percebeu-se que existe a preocupação por parte dos responsáveis em adaptar o cerimonial conforme o público-alvo, o evento e a cultura local.

Palavras-chave: Cerimonial Público; Eventos; Formalidade.

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Autoras: Alice Zeitune de Paula Silveira Dezan / Emmanuelle Hannah Kuntz Truss
Orientadora: Profa. Dra. Marlene Marchiori
Universidade Estadual de Londrina - UEL

O Discurso como Prática Social: Papel do Discurso no Processo de Interação das Organizações [artigo em PDF]

Resumo: A comunicação pode ser entendida como uma atividade social (MILLER, 2005). Nesse sentido, é preciso perceber o discurso como “recurso que permite constituir a própria comunicação como um processo social de significação e construção de sentido” (MARCHIORI, 2010) para que seja entendido como interação. Pretende-se analisar, nesse artigo, a atuação do discurso no processo de interação das organizações sob a perspectiva dos contextos sócio-históricos e tendo como ponto de partida o discurso como prática social. Assim, esse artigo contribui, através de análise e pesquisa, para o aprofundamento dos estudos sobre a participação do discurso nos processos de cultura, comunicação e interação organizacionais e para o Projeto de Pesquisa Faces e Interfaces da Cultura e da Comunicação Organizacional da Universidade Estadual de Londrina.

Palavras-chave: Discurso; Comunicação; Prática social; Contexto; Interação.

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Autora: Dariane Lima Arantes
Orientadora: Profa. Dra. Roseli Fígaro
Escola de Comunicações e Artes da ECA-USP

Discurso e persuasão no mundo do trabalho: o profissional da comunicação e suas práticas profissionais no âmbito do discurso [artigo em PDF]

Resumo: A proposta deste artigo é analisar de que forma se constroem as relações de comunicação no mundo do trabalho, por meio dos discursos que circulam nas organizações- o discurso oficial e os discursos não oficiais- para assim entender as estratégias persuasivas que compõem os discursos de comunicação dentro das empresas.O presente trabalho traz os resultados obtidos em nossa pesquisa de Iniciação Científica que tencionou refletir sobre os aspectos relativos a comunicação interna de duas empresas- Korin Agropecuária Ltda e DuPont Brasil, sobretudo a partir de entrevistas qualitativas feitas com profissionais responsáveis pela comunicação. O que nos evidenciou diferentes formas de se pensar a comunicação no que se refere às
práticas destinadas aos seus públicos internos.

Palavras-chave: Discurso;Comunicação; persuasão; mundo do trabalho; práticas profissionais.

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Autor: Jones Machado
Orientadora:  Profa. Dra. Eugenia Maria Mariano da Rocha Barichello            
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Relações Públicas na Ambiência da Internet: Estratégias de Comunicação Empreendidas pela Petrobras em seu Portal Institucional
[artigo em PDF]

Resumo: A ambiência da internet permite um incremento nas estratégias de comunicação em Relações Públicas no sentido de potencializar o diálogo efetivo, o relacionamento e a interação entre as organizações e seus públicos de interesse. Este artigo, que relata um trabalho monográfico, tem como tema as estratégias comunicacionais em Relações Públicas na ambiência da internet e está delimitado ao estudo do percurso das estratégias de comunicação empreendidas pela Petrobras, no período entre 1997 e 2010, em seu portal institucional. Para o estudo, optou-se pelo uso da metodologia desenvolvida por Stasiak e Barichello (2009), que propõe a análise de portais organizacionais conforme categorias que representam estratégias de comunicação consideradas norteadoras das práticas de Relações Públicas na web (WebRP).

Palavras-chave: Ambiência da Internet; Estratégias de Comunicação; Mídias Digitais; Relações Públicas; WebRP.

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Autora: Mábili de Almeida e Souza,
Orientador: Prof. Dr. Jean Cristtus Portela.
Universidade Estadual Paulista - UNESP

Relações Públicas nas Agências de Comunicação:Uma Análise dos Discursos do Mercado [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo, baseado no Trabalho de Conclusão de Curso da autora, trata da história das Relações Públicas e da polêmica em torno das definições da atividade, das características das agências de comunicação e os contextos ligados ao seu surgimento no Brasil. Além disso, é utilizada a Análise do Discurso Francesa para estudar textos de sites de três agências de comunicação do estado de São Paulo a fim de se perceber como as Relações Públicas estão presentes neles. Notou-se que nem sempre a participação de relações-públicas é destacada. O que os discursos enfatizam é a experiência profissional e o conhecimento de comunicação organizacional possuído por sua equipe de trabalho.

Palavras-chave: Relações Públicas; História das Relações Públicas; Agências de comunicação; Análise do Discurso Francesa.

  Sessão 2 - Das 13h30min às 15h

Autora:  Alessandra Giugliano  Russo
Orientadora: Profª Ms. Cíntia Dal Bello
Universidade Nove de Julho - UNINOVE

A empresa no Twitter: apontamentos sobre visibilidade mediática e estratégias de comunicação com o público [artigo em PDF]

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar as estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas para relacionar-se com seus públicos via Twitter, aumentando sua visibilidade mediática. Para tanto, busca compreender o conceito de “mídia social” (SANTAELLA; LEMOS, 2010), “visibilidade mediática” (TRIVINHO, 2010) e a relação entre reputação e popularidade (RECUERO, 2009) para analisar a atuação das empresas no Twitter conforme diagnosticado em reportagens, blogs e fóruns consultados entre agosto de 2010 e fevereiro de 2011. Como resultado, verificou-se que algumas estratégias de comunicação específicas nem sempre geram visibilidade positiva para a imagem institucional da empresa. Dentre as empresas mencionadas no estudo, destacam-se as ações de comunicação e promoção desenvolvidas pela Tecnisa e pelo Twix.

Palavras-chave: Visibilidade mediática; mídia social; Twitter.

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Autoras: Laís Marcolin Lucca / Larissa Lofrano Souza
Orientadora: Profª. Dra. Cleusa Maria Andrade Scroferneker
Faculdade de Comunicação Social da PUCRS

‘Ouvidorias’ virtuais em Instituições de Educação Superior: novos resultados [artigo em PDF]

Resumo: O artigo apresenta os resultados parciais das análises realizadas no ano de 2010 dos sites/portais de 69 Instituições de Educação Superior (IES), bem como das 88 Instituições filiadas ao Fórum Nacional de Ouvidores Universitários (FNOU) no que se refere à presença [ou não] de alguma modalidade de ouvidoria virtual, às nomenclaturas adotadas pelas IES e à acessibilidade às ‘ouvidorias’ virtuais. Trata-se de um recorte de um projeto mais amplo que tem como tema As Ouvidorias Virtuais em Instituições de Educação Superior e que tem como um dos seus principais objetivos a construção de um modelo de ‘ouvidoria’ virtual a partir da constituição de um banco de dados analítico.

Palavras-chave: ouvidoria’ virtual, Instituições de Educação Superior, comunicação organizacional.

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Autora: Nadia Garlet
Orientadora: Profa. Dra. Elisângela Carlosso Machado Mortari
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

O indivíduo, o espaço público e as redes sociais digitais: diálogos e problematizações [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho é um resumo de uma pesquisa monográfica e expõe a problemática do tensionamento entre o indivíduo e o espaço público nas redes sociais digitais a partir da exemplificação e de uma abordagem teórica. Para isso, usou-se como metodologia a revisão bibliográfica a fim de entender a relação dos indivíduos com as redes sociais digitais, a partir da forma como eles foram se fazendo presentes nessas redes; o estudo de caso, para verificar se o indivíduo perde a sua individualidade no espaço público das redes sociais digitais; a entrevista em profundidade, como forma de entender se os indivíduos representativos de uma organização podem dissociar-se da imagem dela nessas redes. A partir do estudo realizado pode-se ter uma pequena visão do modo como os indivíduos estão utilizando as redes sociais digitais e as consequências de seu uso inadequado.

Palavras-chave: indivíduo; redes sociais digitais; espaço público.

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Autora: Aline Fröhlich Wenzel
Orientadora: Profa. Dra. Mônica Elisa Dias Pons - UNISC
Universidade de Santa Cruz do Sul

Sustentabilidade: o lado “e” da moda [artigo em PDF]

Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar a forma como se relacionam os temas marcas, sustentabilidade e moda. A partir da técnica de estudo de caso, analisamos a maneira como a Osklen, empresa do ramo de moda vestuário, utiliza em sua comunicação o conceito de sustentabilidade. Para isso, nos baseamos em uma campanha específica, a Amazon Guardians, do ano de 2007. Toda essa campanha foi pautada por ações ecológica e socialmente corretas, como o uso de e-fabrics e o apoio a WWF, que representa uma forma criativa de unir termos concorrentes como moda e sustentabilidade de maneira eficiente e interessante, trazendo resultados positivos para a marca, valorizando-a.

Palavras-chave: moda; sustentabilidade; consumo; marcas; Osklen.

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Autora: Riziely Novato Herrera
Orientador:Tiago Mainieri
Universidade Federal de Goiás - UFG

Empreendedorismo e comunicação: o perfil empreendedor dos profissionais da comunicação em Goiânia [artigo em PDF]

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa de iniciação científica sobre “A formação de uma cultura empreendedora no âmbito da comunicação organizacional”. Esta pesquisa teve como finalidade a análise sobre o perfil empreendedor em profissionais de comunicação proprietários de suas agências de comunicação na área de comunicação organizacional e relações públicas da região Centro-Oeste, com destaque para a cidade de Goiânia. O artigo propõe portanto aprofundar e estimular esta linha de pesquisa no âmbito da comunicação organizacional.

Palavras-chave: empreendedorismo, comunicação, perfil empreendedor, agências de comunicação.