Apresentação    Programação    Mesas Temáticas    Iniciação Científica    Informações Gerais    Como Citar    Fotos    Contato

Índice de autores [P]

Patrícia Brito Teixeira
Faculdade Cásper Líbero

Sociedade do Risco na Sociedade da Informação: Gestão e Gerenciamento de crise nas redes sociais [artigo em PDF]

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise de como se constroi a gestão e gerenciamento de crise em redes sociais. Trata-se de uma abordagem que se insere no campo de estudos da comunicação organizacional, com destaque para os impasses vivenciados pelas organizações inseridas na sociedade da informação e do risco. Os riscos, somados às incertezas geradas pela globalização e pela velocidade de difusão das informações podem gerar crises de grande proporção, ameaçando a imagem e a reputação de empresas que atualmente se configuram também por meio da comunicação online. Este artigo mostra a importância da elaboração de um plano de gestão e gerenciamento de crise para a Web e a adoção de uma comunicação digital, alinhada ao plano de comunicação corporativa global.

Palavras-chaves: comunicação organizacional; gestão e gerenciamento de crises, comunicação digital; sociedade do risco; sociedade da informação.

......................................................................................................................................................

Paulo Nassar
Rodrigo Silveira Cogo

Universidade de São Paulo

Comunicação e memória organizacional: o poder da contação de histórias [artigo em PDF]

Resumo: Contar e ouvir contar histórias vêm sendo, desde a Antigüidade e numa vasta abrangência de tipos de público e situações, um dos mais efetivos meios de garantir atratividade, compreensão e retenção de conteúdos. Em tempo de atenção difusa, dada a variedade de fontes emissoras e a própria sobrecarga informativa decorrente, além do próprio caráter multitarefa dos indivíduos, é importante para as organizações encontrarem formatos atualizados e geradores de confiança para intercambiar mensagens com seus interlocutores. Como potencializador desta opção estratégica, postula-se aqui o emprego do storytelling.

Palavras-chave: comunicação organizacional; relações públicas; memória organizacional; narrativa organizacional; storytelling


 

Índice de autores

A | B | C | D | E | F
G | H | I | J | K | L | M
N | O | P | Q | R | S
T | U | V | X | W | Y | Z