GT1



Teorias, história e procedimentos metodológicos dos estudos em Comunicação Organizacional e Relações Públicas
Coordenação:
Profª Dra. Maria Aparecida Ferrari - maria.ferrari@metodista.br (ECA/USP e UMESP/SP)
1ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 - 18h00
Local: prédio 14, sala 301
As contribuições do paradigma relacional para o estudo da comunicação no contexto organizacional


Fábia Pereira Lima - fabialima@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC Minas


O presente artigo tece reflexões sobre as contribuições do paradigma relacional como fundamentação teórica e metodológica para análise da comunicação no contexto organizacional. Ao problematizar sobre o objeto de estudo da comunicação organizacional, propõe que este é conformado pelo quadro relacional que emerge pela imbricação das dimensões simbólica, da interação entre os sujeitos, e do contexto que, no contemporâneo, é profundamente marcado pela lógica da mídia e do consumo.

Palavras-chave:
paradigma relacional; comunicação; contexto organizacional


Sistemas autopiéticos de comunicación y la improbabilidad de comunicar: aportes conceptuales de Niklas Luhmann sobre las organizaciones.

María Angélica Salazar M. -asalazar@vtr.net
Universidad del Mar-Chile

Apenas se inicia una conversación comienza un sistema social. Esta idea formulada por el profesor alemán Niklas Luhmann (1927-1998) implica un enorme cambio en la teoría sociológica, que durante todo el siglo pasado consideró que el componente básico de lo social era la acción social. Más aún, él manifiesta que la comunicación no es simplemente un fenómeno más que ocurre en las organizaciones, la comunicación es la célula de que están hechos los sistemas sociales. Si no hay comunicación, no hay sistema social. El autor agrega que los sistemas sociales son sistemas que realizan sus autopoiesis en la comunicación y las organizaciones son sistemas autopoiéticos de comunicación. Pero la comunicación es improbable y para reducirla se debe enfrentar tres improbabilidades: la improbabilidad que se entienda lo que queremos decir, la improbabilidad de tener acceso a personas que no se encuentran presentes y la improbabilidad de que las personas acepten la comunicación recibida.

Palavras-chave:
teoria sociológica de Niklas Luhmann; sistemas autopoiéticos de comunicação; a improbabilidade de comunicar; autopoiesis.


Reflexões sobre uma nova proposta de classificação da Comunicação e de suas áreas

Maria Aparecida Ferrari -maria.ferrari@metodista.br
Fábio França -ffranca@uol.com.br
Universidade Metodista de São Paulo -UMESP

Este trabalho propõe uma nova classificação da comunicação e de suas áreas utilizando o exemplo clássico da árvore para distribuição e classificação de classe e subclasses. Procura por conceituação lógica, definir e subáreas. Pretende assim, definir com maior precisão a hierarquização da comunicação e de suas subcategorias, evitando a terminologia comumente empregada na área de comunicação

Palavras-chave:
comunicação organizacional; relações públicas; sistema de comunicação; opinião pública.

2ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 29 de abril de 2008 Horário: 15h00 -18h00
Local: prédio 14, sala 301


La organización de la enseñanza superior de Relaciones Públicas en Brasil y España en la primera década del siglo XXI


Antonio Castillo Esparcia -acastilloe@uma.es
Universidad de Málaga
Andreia Silveira Athyades -andreia.athaydes@ulbranet.com.br
Universidad Luterana do Brasil

Si bien las Relaciones Públicas existen desde hace más de un siglo en Estados Unidos, en los demás países su desarrollo ocurrió con más énfasis a partir de 1960, donde las universidades empezaran a organizar carreras universitarias que pudiesen proporcionar al mercado laboral un profesional con tales conocimientos. Por lo tanto, presentamos un examen de las Carreras Universitarias de Relaciones Públicas en Brasil y España en la primera década del siglo XXI, así como de los programas de postgrado, con el objetivo de conocer sus similitudes y sus diferencias, decurrentes de los cambios en la Enseñanza Superior de cada uno de estos países, tales como las Nuevas Directrices Curriculares, en Brasil, y el Espacio Europeo de Enseñanza Superior, en España.

Palavras-chave:
relações públicas; graduação; pós-graduação; Brasil; Espanha.

A pesquisa anual de serviços de publicidade: uma reflexão metodológica

Ricardo Zagallo Camargo -zagallo@espm.br
Denis de Lima Silva -denis@espm.br
Manolita Correia Lima -mclima@espm.br
Escola Superior de Propaganda e Marketing -SP -ESPM-SP

Este artigo em forma de ensaio desenvolve exercício interpretativo acerca dos dados relativos ao segmento Serviços de Publicidade, divulgados no relatório Pesquisa Anual de Serviço – Suplemento de Produtos e Serviços 2004 – 2005, publicado pelo IBGE. A reflexão proposta dedica especial atenção à nomenclatura, agrupamentos e âmbito da pesquisa. Sugerem-se, como principais aspectos que merecem ser considerados na metodologia das próximas edições do estudo: uma maior atenção ao modus operandi do setor, marcado por fragmentação empresarial e uso de profissionais free-lancers; e a aproximação entre as atividades que compõem grupamentos de Serviços de Publicidade e Serviços de Informação, uma vez que telecomunicações, atividades de informática e serviços audiovisuais fazem parte dos universos nos quais as empresas devem transitar para se comunicar com seus diferentes públicos.

Palavras-chave:
comunicação organizacional; publicidade; suplemento de produtos e serviços do IBGE; metodologia de pesquisa.

A inserção das tecnologias informacionais digitais no currículo de Relações Públicas

Marcello Raimundo Chamusca Pimentel -mchamusca@gmail.com Universidade Salvador -UNIFACS
Márcia Maria Carvalhal Britto Pimentel -geral@rp-bahia.com.br
Faculdade Isaac Newton

Este trabalho buscou a sistematização de informações a respeito da inserção de conteúdos relacionados aos fenômenos políticos, econômicos, tecnológicos culturais e sociais, que se formatam a partir das Tecnologias Informacionais Digitais, no currículo de relações públicas, a partir de pesquisa empírica nas instituições privadas que oferecem o curso na cidade de Salvador/BA. Através de uma abordagem qualitativa buscou a interlocução entre os atores envolvidos no contexto da pesquisa e a realização de reflexões que pudessem contribuir com o desenvolvimento de currículos mais adequados à realidade contemporânea das relações públicas no Brasil. Os principais aspectos conclusivos da pesquisa estão baseados na necessidade premente de que os educadores responsáveis pelos cursos da área precisam compreender a importãncia da inserção desses conteúdos no seu currículo.

Palavras-chave:
tecnologias informacionais digitais; currículo de relações públicas; ensino de relações públicas.