GT Abrapcorp 4 - Linguagem, retórica e análise dos discursos institucionais

Poder, Cultura e Comunicação Organizacional - Contribuições da Teoria Semiótica [Artigo em PDF]

Sidinéia Gomes de Freitas - Escola de Comunicações e Artes - ECA/USP
Maria José Guerra - Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL/SP

Resumo : O trabalho analisa a comunicação organizacional sob o ponto de vista da teoria semiótica e está dividido em cinco tópicos: por uma semiótica dos discursos institucionais; as organizações como objeto semiótico; as vozes da organização - a hierarquia de destinadores; a identidade coletiva - o retorno à pessoa; e considerações finais - a metamorfose. Trata-se uma contribuição para a análise da comunicação organizacional por meio de modelos voltados para o discurso.


Palavras-chave: organizações; comunicação organizacional; semiótica; discursos institucionais.

Moda e Elegância na Narrativa das Revistas Femininas [Artigo em PDF]

Monique Vandresen
Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/SC

Resumo : Descreve, utilizando elementos da Semiótica discursiva, a estratégia de construção e consolidação da idéia de moda no mercado brasileiro de publicações femininas, relatando os percursos do objeto moda no discurso da imprensa feminina brasileira entre 1970 e 2000. Discute o papel da comunicação na construção dos conceitos de moda e elegância no Brasil. Destaca-se a oposição entre a interação dos sujeitos com os valores de culturas européias e uma redefinição das noções de identidade e individualidade. Conclui que as revistas femininas brasileiras têm orientado o seu posicionamento como um filtro do saber acerca de moda e elegância.


Palavras-chave: semiótica discursiva; moda; imprensa

Comunicação e Discurso Institucional [Artigo em PDF]

Patricia Richetti
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS

Resumo : O presente trabalho tem por objetivo analisar a interdisciplinidade das reflexões semiológicas presentes nos discursos e cultura organizacionais. Tomando como alicerce dessa abordagem o reconhecimento da natureza simbólica das representações na realidade social. Propondo vínculos significativos nos estudos da comunicação institucional via Cultura Organizacional. Indicando as construções da Antropologia Cultural, Lingüística e análise de discursos como fios condutores para uma formação mais substancial dos profissionais de Relações Públicas, bem como, da relação de comunicação entre Instituição e Público.


Palavras-chave: Semiologia; Comunicação; Relações Públicas; Discurso; Cultura Organizacional.

As marcas de uma universidade comunitária na comunicação integrada : a UNISINOS [Artigo em PDF]

Ana Claudia Braun Endo
Universidade Metodista de São Paulo - UMESP/SP

Resumo : Esta pesquisa objetiva identificar quais as principais marcas comunitárias propagadas na Campanha Institucional da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A metodologia utilizada é o Estudo de Caso, complementado por alguns dos recursos da Semiótica na análise das peças. As conclusões demonstram que seus valores estão expressos em seus principais materiais comunicacionais, colaborando para a construção da imagem institucional desta universidade comunitária.


Palavras-chave: comunicação integrada; universidade comunitária; marca; imagem.

Pragmática lingüística: conexão com crises e conflitos na comunicação organizacional [Artigo em PDF]

Elena Godoi, Anely Ribeiro
Universidade Federal do Paraná - UFPR/PR

Resumo : O artigo desenvolve reflexões teóricas sobre a aplicação interdisciplinar dos estudos da pragmática lingüística nos estudos que englobam os fenômenos de crises e conflitos na comunicação organizacional. Ressaltamos as diferenças conceituais de crises e conflitos, possibilitando que tais fenômenos possam ser analisados sob os fundamentos da pragmática lingüística, que comportam os contextos e pistas metalingüísticas e extralingüísticas nas narrativas da comunicação organizacional com seus públicos estratégicos, em situações de crises e conflitos.


Palavras-chave: pragmática lingüística; crises; conflitos; contexto; comunicação organizacional.

A Gênese da Organização como Espaço Cultural Dialógico [Artigo em PDF]

Maria Ângela Coelho Mirault
Superintendência de Ciência e Tecnologia - Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia-MS

Resumo : O presente artigo aborda questões levantadas em tese de doutorado da autora, cuja pesquisa defende a relevância do ambiente cultural como interventor determinante dos resultados do processo de mediação da comunicação organizacional, a partir da consideração de ser neste ambiente que ocorre o multifacetado fenômeno da comunicação sistêmico-organizacional. A abordagem incide sobre a potencialidade do fenômeno comunicacional, no âmago do ambiente cultural preexistente em todo tipo de organização, sob a perspectiva da administração da comunicação dirigida frente às latentes e imanentes exigências desse ambiente ecológico-cultural existente dentro e fora de todo sistema organizacional.


Palavras-chave: comunicação - cultura - relações públicas - semiótica

O boato como expressão comunicacional do mercado financeiro [Artigo em PDF]

Valdir Martins
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Resumo : A civilização mediática tem como premissa uma organização baseada na intermediação da vida social através de instrumentos e ferramentas comunicacionais desenvolvidas pelas novas tecnologias, eclodindo com a predominância do mercado como único universal humano e seus desdobramentos através do mercado financeiro, e da análise do fenômeno do Boato como elemento vital para a dinâmica dos mercados.
O impacto causado pela velocidade enquanto violência, na esfera social e sobretudo no mundo corporativo, especificamente no mercado financeiro é abordado através da demonstração conceitual e crítica das diversas passagens históricas e as adaptações do capital no novo cenário infotécnico, com preponderância e atenção aos aspectos de fluidez, liqüidez e superficialidade da atualidade, sustentado pela disputa entre tempo e espaço.


Palavras-chave: Globalização - Boato - Comunicação - Mercado Financeiro

Proposta para uma análise do discurso no terceiro setor [Artigo em PDF]

Cleonice Furtado de Mendonça van Raij
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas/SP

Resumo : Este trabalho busca, com base na análise do discurso, ampliar o conhecimento científico sobre o terceiro setor ("qualquer organização que pretende representar o povo e trabalhar seu interesse à parte das estruturas de Estado"), ao retratar a estrutura destas instituições: Centro de Educação Especial Síndrome de Down - CEESD; Centro Comunitário Jardim Santa Lúcia e Associação de Assistência Social São João Vianney. A análise do discurso desempenha, pois, papel fundamental na realização deste trabalho, que tem a preocupação de entender como os entrevistados (denominados informantes) articulam sua realidade com a linguagem, uma vez que o discurso deve ser entendido como a construção de sentidos num dado momento da história e num contexto social determinado, o que propicia a análise da realidade estudada. Nesse sentido, a análise do corpus de nosso trabalho contemplará o lugar de onde os entrevistados falarão, pois é aí que se estabelece a "relação de forças" no discurso. Então, vários setores das instituições entrarão em jogo (direção, comunicação, voluntários, família, beneficiados), por considerarmos que a realidade com a qual o informante está em relação faz parte do seu discurso, legitimando-o.


Palavras-chave: análise do discurso; comunicação; terceiro setor.



 
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