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Comunicação pública, governamental e política

Coordenação:
Profª Dra. Maria Helena Weber - maria.weber@fafich.ufmg.br (UFRGS)
1ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 309


A comunicação do estado democrático de direito na mobilização para a sustentabilidade

Mariângela Furlan Haswani - haswani@usp.br
Escola de Comunicações e Artes – ECA-USP


O artigo discute o papel da comunicação estatal na disseminação das idéias e na formação de atitudes positivas de pessoas e organizações para as ações indispensáveis à garantia da sustentabilidade, nos aspectos em que seu sucesso depende da adesão espontânea dos atores econômicos, políticos e sociais, com foco na população e nas instituições brasileiras. Para tanto, traça recortes constitucionais do Estado democrático de direito, esboçando um cenário em que o desenvolvimento sustentável exige padrões de comunicação realmente capazes de envolver a sociedade e as instituições para o esforço conjunto das propostas da Agenda 21.

Palavras-chave:
Embrapa; estado democrático de direito; comunicação estatal; sustentabilidade; Agenda 21.

A comunicação pública no Brasil: conceito e prática em construção

Jaqueline Quincozes da Silva Kegler - jquincozes@hotmail.com
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Este artigo faz parte da dissertação intitulada “Comunicação Pública e Complexidade: uma perspectiva das Relações Públicas como sujeito comunicacional e estratégico no cenário da midiatização” defendida pela autora. O objetivo deste recorte é abordar a Comunicação Pública na sociedade contemporânea, midiatizada e complexa, como um campo de ação para Relações Públicas estratégicas. Para isso refletimos alguns conceitos da área no Brasil e seus princípios norteadores, de forma a encontrar subsídios para entender os desafios que se apresentam e pensar um possível “vir a ser” das Relações Públicas.

Palavras-chave:
comunicação pública; relações públicas; midiatização; complexidade.

Comunicação pública, eventos e hegemonia organizacional

Lucia Lamounier Sena - llsena@yahoo.com.br
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas

Este texto tem como objetivo central discutir a comunicação pública como um dos pilares da hegemonia identitária governamental, tendo como enfoque o evento de comemoração do centenário de Belo Horizonte ocorrido no ano de 1997. A discussão sobre este evento, suas intenções, formatos e sentidos disputados neste momento permanecem como indicativos da força simbólica dos eventos e, sobretudo, dos seus emissores, ou seja, daqueles que convidam para uma celebração. Ainda que 10 anos já tenham se passado, esta comemoração permanece como um momento não discutido e que, no entanto, mostra-se como uma riquíssima experiência de comunicação pública no Brasil, tendo em vista os governos cuja matriz política se afirmou como “governos populares”.

Palavras-chave:
identidade; hegemonia; poder público; comemoração.

2ª Sessão de Comunicações Científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: Prédio 14, sala 309


A comunicação na embrapa: do difusionismo à comunicação como inteligência organizacional


Wilson Corrêa da Fonseca Júnior - wilson.fonseca@embrapa.br
Edilson Pepino Fragalle - edilson.fragalle@embrapa.br
Heloiza Dias da Silva - dias.heloiza@gmail.com
Roberto de Camargo Penteado Filho - roberto.penteado@embrapa.br Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -Embrapa

Este trabalho objetiva apresentar um breve histórico sobre experiência da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa na área da Comunicação, em estreita sintonia com os ambientes político, social e econômico do Brasil. Trata-se de uma trajetória que se inicia em 1973, quando a criação da Empresa foi induzida pelo governo militar, visando o aumento da produção agrícola do país, e chega até os dias atuais, com o processo de redemocratização do Brasil e a inserção da Embrapa no mundo globalizado. Esse contexto vem condicionando os conceitos e as práticas de comunicação da Empresa, que vão desde o difusionismo, nas primeiras décadas de sua existência, passando pela criação de sua política de comunicação na década de 1990, até o momento atual, que requer da Embrapa uma comunicação glocal, ou seja, ao mesmo tempo global e local, amparada por um sistema de inteligência organizacional.

Palavras-chave:
Embrapa; comunicação organizacional; história; inteligência organizacional.

Práticas de comunicação governamental em Rio Verde (GO): a assessoria de imprensa

Adriana Souza Campos - asouza@faculdadeobjetivo.com.br
Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER

Este trabalho é parte de um capítulo da dissertação de mestrado desta autora, intitulada De Fábrica de Empregos à Fábrica de Ilusões: o Globo Repórter e a Comunicãção Governamental em Rio Verde (GO), cuja defesa foi realizada em 2007, na Universidade de Marília (SP), com orientação da Dra. Carly Batista de Aguiar. O capítulo traz um estudo das práticas de comunicação adotadas pela Prefeitura de Rio Verde em sua assessoria de imprensa. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, além de observação participante. A abordagem de experiências em comunicação governamental chama a atenção para a importância da reflexão sobre as assessorias de imprensa, principalmente as que trabalham com o poder público e devem informar o cidadão, sem que sejam instrumento para a promoção pessoal dos governantes.

Palavras-chave:
comunicação governamental; Rio Verde; assessoria de imprensa; comunicação pública.

Assessorias de comunicação para pequenos órgãos públicos do interior, tendo como cenário as cidades com menos de 50 mil habitantes da Zona da Mata de Minas Gerais.

Walace Nolasco de Almeida - walace.nolasco@bol.com.br
Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC

A comunicação regional vem conquistando grande atenção dos teóricos no que diz respeito ao estudo das características, principalmente das mídias, buscando entender suas peculiaridades e os melhores caminhos a ser seguidos.Enquanto surgem muitos estudos a cerca dos veículos de comunicação regionais, pouco se sabe sobre as assessorias de comunicação no interior do Brasil. Por isso, este trabalho, visa estudar este importante mercado, direcionando-se para órgãos públicos em cidades com até 50 mil habitantes de uma região específica (Zona da Mata de Minas Gerais). Assim, através dos estudos da mídia regional e dos depoimentos dos profissionais que atuam nestas cidades, procuramos descobrir como funcionam estas assessorias, suas particularidades e a realidade deste novo cenário.

Palavras-chave: assessoria de comunicação; mídia regional; jornalismo regional; cidades do interior.

O jingle no rádio como peça do marketing eleitoral na campanha de Lula em 2006

Cristiane Soraya Sales Moura - cristianesaless@bol.com.br
Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero - FACASPER

O presente texto tem como referência uma pesquisa com o objetivo de reunir alguns conceitos do uso do rádio na comunicação política e avaliar o impacto deste veículo na campanha eleitoral de Lula em 2006. Para compreender o clima que antecedeu o processo eleitoral o estudo descreve, brevemente, o cenário político do país e posteriormente, analisa os jingles mais representativos da campanha do presidente Lula, candidato à reeleição. O modelo utilizado na análise foi centrado na sintaxe, semântica e pragmática proposto por Charles Morris. Esta metodologia foi escolhida com o intuito de realizar um estudo mais detalhado das peças do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. O critério para selecionar os jingles mais representativos nos dois turnos da campanha esteve relacionado com a representatividade dos mesmos na estratégia da campanha eleitoral.

Palavras-chave:
mídia; rádio; marketing político-eleitoral; análise de jingles de rádio.