GT5



Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social.

Coordenação:
Márcio Simeone Henriques - simeone@fafich.ufmg.br (UFMG)
1ª sessão de comunicações científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 308


Desafios na comunicação da ação social privada

Suzel Garcia de Lima Figueiredo - suzel.figueiredo@ideafix.com.br
Fundação Armando Álvares Penteado -FAAP
Paulo Roberto Nassar de Oliveira -paulonassar@usp.br
Escola de Comunicações e Artes -ECA-USP


Esta pesquisa é fruto da parceria entre o GIFE - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas e o DATABERJE, responsável pela condução de pesquisas da ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. O estudo, que teve como fonte de informação instituições associadas ao GIFE, investiga conceitos relacionados ao Investimento Social Privado (ISP) e Responsabilidade Social Empresarial (RSE), fontes de informação sobre o terceiro setor, zonas de conflito na comunicação da ação social, status da área de Comunicação nas empresas, institutos e fundações e a composição das equipes.

Palavras-chave:
ação social; comunicação; investimento social privado; responsabilidade social.

Imagem em projetos de investimento social privado: percepções sobre o espaço Criança Esperança de Belo Horizonte

Leonardo Leopoldo Costa Coelho - leonardo.coelho@pucminas.br
Ana Luisa de Castro Almeida -analuisa.puc@gmail.com
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -PUC Minas

O objetivo deste artigo foi analisar o alinhamento entre a imagem desejada pelo grupo gestor do Espaço Criança Esperança de Belo Horizonte (ECE-BH) e a imagem organizacional percebida pelos públicos de relacionamento do ECE-BH. Para se comparar as imagens, primeiro se obteve a imagem desejada pelo grupo gestor por meio de pesquisa qualitativa e documental. Para se aferir a percepção dos públicos, foi realizada uma pesquisa quantitativa com 1.233 entrevistados. Os resultados mostraram que existe um grande alinhamento positivo entre as imagens percebidas dos públicos de relacionamento do ECE-BH e a imagem desejada pelo grupo gestor, sendo a imagem dos funcionários a mais desalinhada em relação à imagem desejada.

Palavras-chave:
imagem organizacional; projetos de investimento social privado; terceiro setor; responsabilidade social

Avaliação de impacto, comunicação e sustentabilidade das organizações não governamentais

Esmeralda Roberta Arruda de Moura - esmeralda.moura@gmail.com
Escola Superior de Relações Públicas – Esurp

O impacto de um projeto social é mensurado pelo grau de bem estar econômico, social e político da comunidade; relacionamentos restaurados e igualitários dos seus membros entre si e com o meio ambiente; interdependência e relacionamentos com diferentes parceiros e a criação de uma cultura que transforme estruturas e sistemas pré-estabelecidos por meio da reflexão e do diálogo. Este texto sintetiza o trabalho de avaliação de impacto de um projeto de natureza social sob a perspectiva da comunicação e do crescimento sustentável de práticas sociais consistentes voltadas para a melhoria da qualidade de vida e construção de relacionamentos duradouros entre empresas, comunidades e organizações não governamentais. Projetos sociais devem ser avaliados à luz dos interesses, sentimentos e necessidades do público-alvo, visto que o seu julgamento e opinião são elementos fundamentais neste processo.

Palavras-chave:
terceiro setor; comunicação; parcerias; projetos sociais; sustentabilidade.

O papel da comunicação para a captação de recursos nas ONGs: reflexões a partir de uma de pesquisa de campo

Cristiane Maria Riffel - crisriffel@univali.br
Débora Aline Klann -klann@univali.br
Universidade do Vale do Itajaí -Univali

O estudo apresenta uma reflexão sobre o papel da comunicação na captação de recursos nas organizações não governamentais. A escolha do tema foi motivada pela discussão atual sobre a sustentabilidade das ONGs, pois o crescimento do número de entidades nos últimos anos e os questionamentos sobre a falta de transparência vêm exigindo destas um investimento cada vez maior em comunicação. O trabalho envolveu uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo com o objetivo de analisar as estratégias de comunicação utilizadas pelas ONGs do município de Brusque/SC que atuam com pessoas portadoras de deficiência física-mental. Constatou-se que as organizações dependem integralmente dos recursos captados e, no entanto, não possuem ações planejadas de captação de recursos e de comunicação. Conclui-se que a comunicação na captação precisa ser visto como essencial para a sustentabilidade das ONGs.

Palavras-chave:
ONGs; Brusque/SC; captação de recursos; comunicação.


2ª sessão de comunicações científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 308



Relações Públicas nos movimentos sociais e “comunidades”: princípios, estratégias e atividades


Cicilia Maria Krohling Peruzzo - kperuzzo@uol.com.br
Universidade Metodista de São Paulo -Umesp

Este texto faz uma aproximação entre comunicação comunitária e relações públicas objetivando analisar em que elas podem contribuir para o avanço do movimento social. Baseado em pesquisa bibliográfica, além de conceitos, enfatizam-se os princípios da comunicação comunitária e a participação ativa do cidadão como parâmetros de uma práxis capaz de efetivar o exercício da cidadania como um direito humano. Por fim, são discutidas as especificidades das Relações Públicas e as atividades que podem exercer no contexto dos movimentos sociais, organizações comunitárias e similares, no seu processo de mobilização e relacionamento público.

Palavras-chave:
relações públicas; movimentos sociais; comunicação comunitária; participação.

Projeto "Empregabilidade": proposição e gestão de um projeto social sob os pressupostos da comunicação comunitária

Maristela Romagnole de Araujo Jurkevicz - jurkevic@uel.br
Regina Celia Escudero César -rc.cesar@uol.com.br
Rozinaldo Antonio Miani -ramiani@uol.com.br
Universidade Estadual de Londrina -UEL

Este artigo apresenta uma reflexão preliminar sobre a experiência desenvolvida pelo projeto de extensão intitulado "Empregabilidade: uma questão de cidadania", da Universidade Estadual de Londrina, realizado junto à população do bairro Jardim União da Vitória, na periferia da cidade de Londrina/PR. A análise incide, particularmente, sobre as condições e os procedimentos de proposição e gestão do referido projeto, bem como sobre a caracterização do mesmo como uma experiência em comunicação comunitária.

Palavras-chave:
comunicação comunitária; organização popular; Jardim União da Vitória; desemprego.

Fatores que afetam a participação da comunidade no desenvolvimento do turismo em Maria da Fé – Minas Gerais

Gabriela do Couto e Silva Dias Duarte - g.duarte@uol.com.br
Faculdade Metropolitana de Belo Horizonte

O objetivo deste artigo é apresentar como possíveis fatores que afetam a participação da comunidade no desenvolvimento do turismo em Maria da Fé (MG) elementos da cultura e da identidade local, a visão de turismo e do papel do Estado, o processo de participação e a ação de agentes externos, distinguindo pessoas e grupos que se responsabilizam pelo desenvolvimento do turismo local e continuam a atuar dos que deixaram de fazê-lo. Através de entrevistas em profundidade, foi levantada a percepção de pessoas que participaram de um Projeto Piloto de Turismo Rural, desenvolvido pelo Sebrae Minas no município e de outras que atualmente desenvolvem a atividade turística. Uma das principais conclusões é a de que fatores culturais e identitários acabam sendo trabalhados de forma subjacente no processo de participação, com o risco de não aprofundamento desta ao nível da co-responsabilidade.

Palavras-chave:
participação; turismo sustentável; cultura; identidade

Práticas organizacionais: responsabilidade social ou marketing para causas sociais

Margareth de Oliveira Michel - margareth.michel@gmail.com
Universidade Católica de Pelotas -UCPEL

A Responsabilidade Social consiste no engajamento e esforço das empresas em adotar políticas de comportamento ético, seja na tratamento e qualidade de trabalho e de vida oferecidas aos funcionários e familiares, seja na manipulação e fabricação de seus produtos ou serviços, ou através da contribuição para o desenvolvimento econômico da comunidade em que está inserida e da sociedade como um todo, enquanto o Marketing para Causas Sociais (MCS) pode ser definido como uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Este trabalho busca refletir sobre as semelhanças e diferenças entre esses dois conceitos e sua aplicação.

Palavras-chave:
responsabilidade social; marketing para causas sociais; empresa-cidadã, práticas organizacionais.