GT3



Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações
Coordenação:
Profª Dra. Elisabeth Corrêa Saad - bethsaad@usp.br ECA/USP
1ª sessão de comunicações científicas
Data: 28 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 304

Internet, Relações Públicas e estratégias de legitimação institucional

Daiana Stasiak - daiastasiak@gmail.com
Eugenia Mariano da Rocha Barichello - eugeniabarichello@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria -UFSM


A evolução das tecnologias de comunicação e informação traz a necessidade de reflexões e atualizações teóricas sobre as práticas de Relações Públicas. Este artigo objetiva discutir a utilização do ambiente proporcionado pela Internet como um espaço de fluxos de comunicação pertinente para o uso de ações estratégias com vistas à legitimidade institucional. A primeira parte do artigo apresenta um breve panorama das práticas da profissão; a segunda salienta a importância da Internet como mídia representativa das transformações sociotécnicas contemporâneas e a terceira aborda a ambiência da Internet e suas possibilidades de uso na comunicação institucional. As considerações finais apontam para um uso político e estratégico dos fluxos comunicativos da Internet nas interações entre as entidades e seus públicos com vistas à legitimação institucional.

Palavras-chave:
relações públicas; estratégias de comunicação; internet; legitimação institucional.

Relações Públicas e o uso do personagem virtual como estratégia de aproximação com os públicos de interesse institucional

Carla Schneider -carlaonline@terra.com.br
Fundação Getulio Vargas -FGV

Este artigo investiga a possibilidade de uso do personagem virtual como uma estratégia de aproximação da organização com os públicos de interesse institucional. Para tal, recorre à pesquisa documental de seis portais institucionais que contém um personagem virtual, além da análise de conteúdo considerando as categorias interação, relacionamento e públicos que se referem aos estudos de Alex Primo, Margarida Kunsch e Fábio França, respectivamente.

Palavras-chave:
relações públicas; públicos; personagens virtuais; mídia digital; interação.

Blogs de empresas: a bola da vez da comunicação corporativa digital?

Carolina Frazon Terra -carolinaterra@uol.com.br
Escola de Comunicações e Artes -ECA-USP

Os blogs, no contexto da comunicação digital, se apresentam como ferramentas de comunicação organizacional e relações públicas que atendem aos padrões de bidirecionalidade, instantaneidade e desintermediação. Também podem destacar a vulnerabilidade das organizações frente a esse instrumento. Por fim, apresentamos a pesquisa de campo, a metodologia adotada e os resultados obtidos. Questionamos se os blogs empresariais são modismos ou tendência na comunicação corporativa digital da atualidade.

Palavras-chave:
blogs; comunicação digital, relações públicas; comunicação organizacional.

2ª sessão de comunicações científicas
Data: 29 de abril de 2008
Horário: 15h00 às 18h00
Local: prédio 14, sala 304


Conteúdo na web: desafios na construção de site para organização pública municipal


Sonia Virgínia Moreira -soniavm@terra.com.br
Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ / Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro
Maria das Graças Costa Cruz Louzada -gcostacruz@gmail.com
Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro / IplanRio

Montar a estrutura de um site na internet é o menor dos desafios que um profissional da área enfrentará no processo de criação. O maior deles será sempre o conteúdo e a freqüência de sua inserção na página, pois a web é por natureza dinâmica e viva. Uma página desatualizada, sem novidades, é o maior desestímulo a qualquer internauta. Com um clique se entra, mas também com um clique se deixa um site (até em definitivo, dependendo do caso). Recursos tecnológicos são ferramentas. Já conteúdo é informação que pode ser expediente efetivo quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, para agregar valor. Este texto trata do conteúdo como recurso estratégico em uma organização pública.

Palavras-chave:
blogs; internet; conteúdo; informação; conhecimento; site organizacional.

E-administração e Relações Públicas: tecnologias da comunicação ao serviço dos cidadãos

Ana Almansa Martinez -anaalmansa@uma.es
Universidad de Málaga -UMA

As administrações públicas são instituições que baseiam sua existência na gestão dos interesses dos cidadãos. Essa comunicação administração/cidadão se realizou por meios tradicionais, mas com a chegada das tecnologias da informação, estes processos ganharam interatividade, sobretudo nos anos noventa em que graças ao uso da Internet. Nesta comunicação, analisamos a e-administração na maior comunidade autônoma de Espanha: Andaluzia. Estudamos o caso da Junta de Andaluzia, dos oito estados andaluzes e das prefeituras capitais de província; ao todo, 31 instituições públicas. Para realizar o estudo estudamos o website das administrações públicas, detendo-nos na informação que oferece e, muito especialmente, na que se dirige à cidadania, se oferece a possibilidade de fazer gestões on-line, se existe resolução de dúvidas e outras questões semelhantes.

Palavras-chave:
relações públicas, e-administração, comunicação.